4 passos revelam o comportamento do consumidor digital.

O mundo evoluiu, os meios de comunicação também. As pessoas, cada vez mais conectadas por meio de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, usam esses aparelhos não só para comunicar-se entre si, mas também para obter informações sobre produtos e serviços do seu interesse. O Google divulgou recentemente uma lista com as quatro principais tendências no comportamento do novo perfil do consumidor digital. Um dos pontos observados é que as pesquisas realizadas em dispositivos móveis já estão ultrapassando as pesquisas feitas em computadores.

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Nesses momentos, em que os consumidores realizam pesquisas em seus dispositivos móveis, é que as principais decisões de compras são tomadas. Por isso, trouxemos esses quatro pontos principais, para que você, empreendedor, se atualize e continue descobrindo a importância dos trabalhos de Inbound Marketing junto a esses públicos.

1. O consumidor digital está em busca de conhecimento.

E relação a 2013, houve um crescimento de 65% no número de usuários que buscam informações online. Dos que usam smartphones, 66% fazem buscas sobre um produto ou serviço que viram em um comercial na TV, no exato momento em que eles o estão assistindo.

Por causa de índices assim, o Google atualizou recentemente a forma como seus algoritmos privilegiam os conteúdos na web. Os sites responsivos, ou seja, os que se adaptam facilmente a qualquer dispositivo, são os que os motores de buscam valorizam. Por isso, não tenha dúvida. Se sua empresa tem um site não responsivo e o seu concorrente tem, ele vai aparecer mais que você quando seu cliente fizer uma pesquisa.

2. O consumidor digital está em busca de novas experiências.

Há também uma tendência à experimentação de novos produtos e serviços. Os estudos do Google mostraram que o número de pessoas que buscam por “locais próximos a mim”, neste ano, já dobrou em relação a 2014. Mostrou também que quando há mais de cinco serviços próximos disponíveis, o consumidor faz uma pesquisa mais apurada para descobrir qual deles possui classificações melhores.

Já ouviu falar sobre a importância do Google Business e de como é essencial cadastrar sua empresa no site de buscas? Muitos clientes podem escolher o seu concorrente pelo simples fato de você ainda não ter feito esse cadastro.

3. O novo consumidor também está em busca de ações.

Mais de 91% dos usuários de smartphones utilizam os aparelhos para anotar e compartilhar suas ideias. Os últimos dados analisados no primeiro semestre de 2015 apontaram que mais de 100 milhões de horas foram gastas com vídeos do YouTube do tipo tutorial e “como fazer”.

4. Por último, porém não menos importante, ele está em busca de boas compras.

No momento em que estão nas lojas, fazendo compras, 82% dos usuários de smartphones utilizam os dispositivos para  fazer pesquisas que contribuirão para suas decisões. Em 2014, o número de conversões móveis era 29% menor que os números atuais. Aqui também fica evidente a necessidade de possuir um modelo responsivo de site. Você certamente não vai querer perder seu cliente no momento em que ele está pesquisando sobre o seu produto, dentro da sua loja. Vai?

Concluindo

Mais do que fazer marketing digital e estar no ambiente online, é preciso acompanhar os hábitos de consumo do seu público e entender as oportunidades que esse comportamento pode proporcionar. Comece adaptando seu site, produzindo conteúdos relevantes e estudando os feedbacks que o próprio público lhe dá. Se precisar de ajuda, conte com a gente.

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