4 tendências do Marketing Digital em 2016

Um novo ano chegou e com ele, novidades que prometem mexer com o mundo do marketing digital. Apesar da crise econômica que vai continuar assombrando o Brasil, em 2016 as empresas continuarão investindo e destinando esforços para o marketing digital.

Além disso, o constante crescimento do número de internautas no país – principalmente via mobile, vai continuar fazendo com que os profissionais de marketing digital usem estratégias cada vez mais sofisticadas para atrair sua atenção e converte-los em clientes.

Tendências-do-Marketing-Digital-em-2016

Por outro lado, marketing digital continua tendo presença fundamental nas estratégias das grandes empresas, mas são nas de menor porte que ele promete se destacar em 2016. Isso porque acredita- se que as pequenas e médias empresas, se renderão às novas tendências e adotarão o marketing digital definitivamente.

Apesar de não ser possível fazer previsões, existem algumas tendências já consolidadas, que prometem ser fundamentais para o sucesso nas estratégias de marketing digital em 2016. Continue lendo e veja o que será tendência nesse novo ano.

Confira abaixo as 4 principais tendências do marketing digital que serão destaque em 2016!

1 – Inbound Marketing

Também chamado de “O Novo Marketing” o Inbound Marketing continua com força total em 2016. O conjunto de técnicas destinadas a conquistar o cliente ao invés de simplesmente empurrar- lhe um produto ou serviço será ainda mais importante, já que o consumidor estará mais exigente e saturado pelo excesso de anúncios.

Exatamente por isso, será preciso criar e compartilhar conteúdos que não só despertem a atenção do público, mas que também faça com que ele mesmo aprenda a procurar a sua marca. Procure ser sempre inovador, original e relevante. Além disso, o Inbound Marketing custa em torno de 60% a menos do que criar anúncios pagos.

2 – Conteúdo acima de tudo

Além de ser a peça chave para qualquer estratégia bem sucedida de Inbound Marketing, o marketing de conteúdo representa muito mais que isso. Apontado em 100% dos artigos de sites especializados como a principal tendência de marketing para 2016, ele está com cada vez mais força.

A exigência do público e o aumento do seu engajamento fará com que a demanda por conteúdo cresça e, por isso, as empresas de qualquer tamanho ou ramo de atuação deverão fazer dele a sua principal estratégia de marketing.

O marketing de conteúdo também gera resultados reais. As empresas que têm um blog, ou que estão pensando em criar um blog de sucesso, geram cerca de 70% a mais de oportunidades de venda do que as que não tem. Ao que tudo indica, essa porcentagem deverá crescer ainda mais em 2016. Lembre-se conversão é tudo no digital marketing!

Outra tendência importante para este novo ano é que acredita-se que a produção de conteúdo de qualidade será a principal responsável pela melhora do posicionamento digital (presença digital), atraindo mais usuários, aumentando o tráfego no site e a sua confiança na marca.

3 – SEO x Conteúdo Visual

O Google faz constantes atualizações nos seus algoritmos, e em 2016 a prioridade será o conteúdo de qualidade. Por isso, a tendência é que o conteúdo visual tenha mais importância do que a otimização de palavras chave.

O tempo que o usuário fica no seu site e o número de cliques que ele faz servirá de parâmetro para avaliar a qualidade do seu conteúdo. Conteúdos visuais como imagens, vídeos e infográficos são mais atrativos, por isso eles farão com que os usuários passem mais tempo e façam mais cliques em seu site, fazendo com que o seu posicionamento no Google seja melhor.

Portanto, em 2016 será imprescindível adotar o conteúdo visual nas suas estratégias de SEO.

4 – Redes Sociais ainda mais influentes

Uma tendência crescente nos últimos anos é o aumento da influência das redes sociais na decisão de compra dos brasileiros. Em 2016 elas prometem estar ainda mais presentes devido ao aumento da quantidade de smartphones e da qualidade da internet móvel.

O Facebook, cujos 70% dos acessos são feitos via mobile, já anunciou novidades como novos botões de interação e o lançamento do botão comprar. Além disso, a rede de Mark Zuckerberg entra de vez na concorrência com o Google como mecanismo de busca.

Além dele, o Twitter também lançará o botão comprar e o Instagram está melhorando cada vez mais a sua ferramenta de anúncios. Por isso, as redes sociais merecerão ainda mais atenção em 2016.

E você, como pretende aproveitar as tendências mencionadas acima em sua empresa? Está com dúvidas? Consulte a um dos especialistas da Tag2 Agência de Marketing Digital. Teremos o prazer em ajudá-lo.

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