5 passos para um bom planejamento de marketing digital.

Um bom planejamento de marketing digital é uma ferramenta importante e essencial para quem busca conseguir resultados sólidos com o marketing. Através dele, você consegue organizar as ideias e visualizar o cenário de maneira completa, sabendo exatamente o passo a passo para alcançar as metas.

Conrado Adolpho elaborou um método de planejamento denominado 8 P’s: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão. Ao destrinchar cada um desses itens, você conseguirá informações valiosas e precisas sobre o caminho que deve seguir para conquistar seu público através do marketing digital.

planejamento_marketing_digital

Trouxemos hoje dicas para complementar esse entendimento e contribuir para que você faça um bom planejamento de marketing digital completo e eficiente. Preparado? Vamos lá.

1° Passo: Pesquisa de mercado

Já falamos aqui que para conversar com seu cliente é necessário, antes de tudo, conhecê-lo. E os seus concorrentes? Você os conhece?

O planejamento é importante para entender como está o mercado, como seus concorrentes estão trabalhando. Portanto, verifique se eles tem um bom planejamento de marketing e se está produzindo efeito. Descubra também os erros para evitá-los. Aproveite as brechas para se destacar.

2° Passo: Identificação da persona

Qual a identidade da sua empresa? Além de compreender seu público, é necessário compreender a si mesmo. Como a sua empresa é? Como ela deseja ser? Qual o estilo, as ideologias, a visão e os valores? Como você deseja impactar seus clientes? O que você oferece de fato? Quais são os diferenciais para que sua empresa seja escolhida, ao invés dos seus concorrentes?

Essas respostas farão com que você entenda o que exatamente seus clientes precisam saber sobre sua organização. Descubra e invista nisso.

3° Passo: Preparando o caminho; contratando profissionais especialistas em marketing digital.

Você já tem as informações necessárias para começar a fazer um bom planejamento de marketing digital. Ao identificar as redes sociais onde seus públicos estão, é hora de conhecê-las, descobrir as possibilidades, entender as ferramentas. Você precisa estar onde seu público está, caso contrário falará sozinho.

É importante também fazer o planejamento editorial, definindo o valor do investimento em cada uma das mídias e o tipo de conteúdo que vai ser publicado em cada uma delas. Defina também a periodicidade das publicações. Quantas vezes por dia/semana você vai publicar naquela rede social? Você vai precisar de um blog? Quem vai atualizá-lo para você? Quem produzirá as artes? Quem vai escrever as chamadas para o Facebook, interagir nos grupos do Linkedin, publicar no Twitter?

Nós, da Tag2 Comunicação, temos expertise e capacidade para ajudar sua empresa nisso. Se precisar, conte com a gente.

4° Passo: Fique por perto

Quando definir sua equipe de marketing e delegar as funções, pense também nas possibilidades.

As redes sociais são também canais de atendimento ao consumidor e, por isso, estão sujeitas a todo tipo de comentário. Não se assuste, é melhor que seu cliente reclame diretamente com você do que em outro canal, onde você não tenha oportunidade de responder. Por isso, pense nas mais variadas situações e decida quem deverá responder por elas.

Faça com que esses intermediadores fiquem sempre em contato com a equipe do marketing, para que as respostas, quando necessárias, sejam rápidas, contundentes, eficientes e cordiais.

Se você, proprietário(a) da empresa, se encarregue de responder a todas as questões, mantenha um e-mail e um número de telefone sempre atualizados para que a equipe possa entrar em contato nesses momentos. E jamais deixe para depois. Passe as orientações para que eles elaborem a resposta o quanto antes.

Oriente, mas deixe que os profissionais do marketing façam o trabalho de adaptar a linguagem ao canal. Com o tempo, esse trabalho fica redondo e a equipe fica treinada para responder de maneira autônoma às situações semelhantes, precisando do seu aval apenas em casos específicos.

5° Passo: Mensure os resultados.

Exija sempre relatórios didáticos e informativos sobre as campanhas e publicações realizadas nas redes. Entenda esses relatórios. Saiba o que o seu consumidor gosta e não gosta do trabalho que está sendo realizado.

Abra espaço para que esse planejamento seja modificado de acordo com os interesses do seu público. Somente relatórios didáticos e bem elaborados podem fazer com que essas informações sejam utilizadas no trabalho diário de maneira eficiente, com resultados expressivos.

Por último para você não errar na hora de construir um bom planejamento de marketing digital

Somente o verdadeiro interesse pelo seu público e a dedicação para realização de um bom trabalho podem gerar resultados efetivos. Preze sempre pela transparência nas ações, pois o marketing digital reflete o que a sua empresa é, de fato. Não adianta tentar passar uma impressão diferente.

Lembre-se que todos os custos com marketing digital são, na verdade, investimentos. Eles trarão retorno quando o trabalho for feito de maneira profissional. Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto, como bem disse Steve Jobs.

No entanto, não seja displicente com o seu negócio. Esteja sempre por perto para certificar-se de que o trabalho está sendo realizado da melhor maneira possível. Caso precise de ajuda para começar, nos envie uma mensagem e nós teremos o maior prazer em lhe orientar!

Tags

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

top