fbpx
Top

5 curiosidades que você precisa saber sobre as redes sociais mais usadas no Brasil

Curiosidades sobre as redes sociais mais usadas no Brasil

5 curiosidades que você precisa saber sobre as redes sociais mais usadas no Brasil

Você sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil? Não é preciso pensar muito para concluir que a rede social mais usada pelos brasileiros é o WhatsApp, mas as outras redes sociais não ficam de fora. Atualmente, 47% dos brasileiros possuem conta em redes sociais, passando uma média diária de 3h43 online nesse tipo de site/aplicativo.

A maioria desses milhões de pessoas está conectada enquanto trabalha, estuda ou faz qualquer outra atividade. E se você quer se conectar com seus clientes e potenciais clientes nos canais em que eles estão, é preciso conhecer quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e suas principais características e curiosidades.

É exatamente sobre isso que vamos falar hoje. Confira:

As 5 redes sociais mais usadas no Brasil

Um levantamento realizado em junho de 2017 pela Conecta, uma plataforma web do grupo IBOPE Inteligência, mostrou quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e nós trouxemos as principais características e curiosidades das 5 redes sociais principais que você precisa saber. Veja!

#1. WhatsApp

O WhatsApp ocupa o primeiro lugar entre as redes sociais mais usadas no Brasil. Esta rede social é uma plataforma de mensagens instantâneas extremamente popular. É gratuito e atualizado com as tendências mundiais, podendo ser instalado em smartphones de qualquer sistema operacional.

O WhatsApp permite que você envie mensagens de texto, gifs, vídeos, imagens, compartilhe documentos, áudios, emojis, etc. Outra funcionalidade foi implantada em 2017, o WhatsApp também entrou na moda dos stories e criou o “WhatsApp Status”.

Muitas empresas tem usado o WhatsApp para criar um canal de comunicação direta com seus clientes e divulgar informações importantes. É também uma ótima maneira de personalizar o serviço e atrair o cliente até a marca.

#2. Facebook

A essência do Facebook é muito simples: é uma rede que conecta pessoas-pessoas e pessoas-empresa. O Facebook é a rede social mais popular do planeta e ocupa a segunda posição entre as redes sociais mais usadas no Brasil, comportando mais de 2 bilhões de usuários, sendo que 139 milhões destes são brasileiros. Por falar nisso, o Brasil é terceiro principal país com maior número de usuários na rede social, atrás somente de Índia e Estados Unidos.

O Facebook possui diversas funcionalidades em um só lugar e por isso tem se tornado muito interessante atrair clientes e gerar negócios. As marcas tem ganhado um peso importante através de páginas no Facebook e ações de marketing digital nas redes sociais.

As características mais importantes dessa rede é a possibilidade de usar diferentes formatos de mídia para se comunicar com seus fã: fotos, links, vídeos, textos, enquetes, etc.

Baixe nosso material gratuito e descubra como utilizar o Facebook em sua estratégia de marketing digital: O Guia do Marketing no Facebook

#3. Instagram

O Instagram foi uma das redes sociais mais usadas no Brasil em 2017, principalmente pelo público jovem. Se trata de uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos focando no acesso via celular – embora atualmente possa ser visualizada no desktop, seu formato ainda é voltado aos dispositivos móveis. Além do compartilhamento de fotos, o Instagram possui, como funcionalidade, a aplicação de filtros e outras edições.

Depois que o Facebook comprou o Instagram em 2012, vários recursos foram adicionados à rede social, como novas proporções de imagens, vídeos com duração maior, stories e o perfil comercial que permite criar anúncios e vender mais facilmente pela rede social.

Ter uma conta no Instagram é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual, humanizar a marca, mostrar os bastidores e vender mais.

#4. Facebook Messenger

O Messenger também está entre as redes sociais mais usadas no Brasil e se trata de uma plataforma de mensagens instantâneas do Facebook. Depois que foi separada do Facebook em 2016, ter o Messenger instalado no smartphone se tornou praticamente obrigatório se você deseja enviar e responder as mensagens aos usuários do Facebook, já que no aplicativo do Facebook isso não é possível.

O Messenger também possui a função stories e, para empresas, existem alguns recursos a mais, como bots e respostas inteligentes.

#5. Twitter

O Twitter não tem tanta popularidade quanto o Facebook, mas se tornou um novo meio de comunicação onde a velocidade de resposta e transmissão é incrível. O Twitter ocupa a quinta posição entre as redes sociais mais usadas no Brasil, tendo 328 milhões de seguidores.

Atualmente, o Twitter é mais usado como uma segunda tela, no qual os usuários rebatem e comentam sobre o que estão vendo na TV, como reality shows, através das hashtags. Além disso, o Twitter foi uma das mídias que consagrou o novo SAC 2.0, permitindo que clientes insatisfeitos entrem em contato com a marca facilmente.

Principais curiosidades sobre as redes sociais mais usadas no Brasil

1. Brasileiros planejam viagens nas redes sociais

Segundo pesquisas, os brasileiros gostam de utilizar as redes sociais para traçar planos de viagem. A preferência é o Facebook, tendo 87% de adesão, na sequência vem o WhatsApp e o Instagram.

2. As redes sociais fazem parte da vida dos jovens

Para os jovens, as redes sociais são uma parte fundamental de suas vidas. O Facebook, Instagram e Youtube oferecem uma variedade de distrações, contatos, informações e entretenimento, tornando o ambiente virtual indispensável. Hoje, 42% dos adolescentes deixam na web opiniões sobre o que eles consomem.

3. Crianças brasileiras são as que entram mais jovens em redes sociais

Jogar sempre foi o passatempo favorito das crianças. Mas agora, elas parecem ter descoberto um universo muito bom para os jogos: o das redes sociais. Segundo pesquisas, 72% das crianças brasileiras jogam nas redes sociais.

Embora seja preciso ser maior de 18 anos pra entrar nessas redes sociais, o primeiro contato com este ambiente digital ocorre cada vez mais cedo. As crianças brasileiras começam a ter um perfil em uma rede social aos 6 anos, em média.

4. O acesso aumenta à noite

A noite é o período preferido para os brasileiros acessarem as redes sociais. Em torno de 77% costumam estar conectados em suas redes sociais à noite. 61% acessam à tarde e 57% conectam-se pela manhã. Além disso, 22% utilizam a madrugada para postar, curtir, comentar ou compartilhar publicações.

5. Publicações que contêm fotos ou vídeo são as mais vistas

Um fato interessante é que publicações que contêm fotos e vídeos ocupam mais da metade do total das postagens no Facebook. Esse tipo de post gera quase 85% de participação dos usuários. Isso demonstra o quanto as pessoas são visuais e se sentem mais atraídas por imagens.

Publicar perguntas também aumenta o engajamento dos usuários nas postagens. Em torno de 20% das publicações desse ano incluíram perguntas, o que gerou em torno de 210 mil ações.

E aí, agora está com todas as características e curiosidades das redes sociais mais usadas no Brasil na ponta da língua? E sua empresa, está usando quais redes sociais? Conte pra gente nos comentários.

Aproveite pra descobrir como se sair bem nas redes sociais com nosso artigo Checklist de Redes Sociais: como colocar no ar uma estratégia de redes sociais efetiva.

No Comments

Publique um comentário.

17 − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.