6 passos de como fazer um bom planejamento de marketing digital

Você sabe como fazer um bom planejamento de marketing digital? Está época é a melhor para se aprender. Afinal, início de ano é uma fase para estipular os seus objetivos de olho no mercado e nas tendências que estão por vir, evitando perder oportunidades e deixar passar alguns detalhes essenciais para o funcionamento de qualquer negócio.

Se você ainda não sabe por onde começar então encontrou o artigo ideal! Listamos abaixo 6 passos de como fazer um bom planejamento de marketing digital para te auxiliar nessa tarefa e fazer com que o ano de 2016 seja não somente promissor como também um ano de resultados.

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Passos importantes para o planejamento de marketing digital. Confira:

1 – Análise o seu público

O primeiro passo para uma boa estratégia de marketing digital é conhecer bem o seu target. Afinal, é ele quem você deseja alcançar! Faça um estudo de perfil, idade, sexo, gênero, interesses, hábitos e também das ferramentas e redes sociais das quais ele costuma utilizar.

Com base nesses dados você irá realizar todo o seu planejamento com mais segurança. Já pensou produzir uma campanha no Pinterest para um público que nem sequer sabe que a rede existe? Ou pior: até sabe, mas detesta ou não possui o hábito de utiliza-la? Dinheiro jogado fora!

2 – Análise o seu concorrente

Ficar de olho no que o concorrente está realizando é ótimo tanto para aprender com os erros quanto par aprender com os acertos. Obviamente, copiar estratégias não é a melhor solução pois acredite, o target acaba não sendo influenciado da mesma forma. Além disso, é preciso que a sua empresa possua uma identidade, um diferencial que faça com que o usuário opte por você e não o seu concorrente.

Invista algumas horas analisando e liste tudo o que for de positivo, negativo e também o que achar de interessante. Faça comentários para lembrar-se depois!

3 – Estipule as suas metas e objetivos

Agora é hora de colocar no papel as suas metas e objetivos. Estabeleça tudo o que você quer alcançar neste ano para que você possa esmiuçar e ter uma noção mais clara do que é preciso fazer para alcança-los. Mas, é preciso ter pés no chão! Não adianta colocar metas e objetivos extraordinários sem ter o feeling e indicativos que será possível. Não crie um planejamento falso!

4 – Defina as estratégias

Agora que você já sabe o que quer é hora de definir como irá fazer para chegar lá! Faça uma pesquisa profunda das melhores técnicas e escolha se irá optar por SEO, SEM, Marketing de Conteúdo, E-mail marketing, entre outros recursos que farão parte da sua estratégia.

Nessa hora é preciso levar em consideração todo o levantamento que foi feito anteriormente!

5 – Escolha as ferramentas

Lembre-se de escolher as ferramentas essenciais para dar continuidade e colocar o seu plano em prática. Mas, quais seriam as ferramentas ideais? Veja as estratégias que definiu e estipule ferramentas para cada uma delas: equipe qualificada, verba, plataformas, etc. Coloque tudo isso no seu planejamento, afinal, nenhuma estratégia sai do lugar sem as ferramentas necessárias!

6 – Dê prazos e monitore

Por último, estipule prazos e lembre-se de monitorar estratégia por estratégia para saber se ela realmente está te levando a alcançar os seus objetivos. Obviamente, no meio do caminho você poderá ter que trocar de ideia, mudar algum detalhe, mas o importante é ter uma base do que você quer fazer e de como deve fazer.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda no seu planejamento? Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário!

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