6 passos para escrever bons textos para a web.

Agora que você já possui um site responsivo e já inseriu sua empresa nas redes sociais em que seu público está, vem a dúvida: como escrever bons textos para publicar nesses canais? Hoje trouxemos dicas para que você se sinta mais seguro na hora de escrever, e para que saiba avaliar os textos que escrevem para você, de maneira mais crítica, visando sempre melhorias.

Como-Escrever-Textos-para-internet

1 – Seja interessante na hora de escrever bons textos para a web

O primeiro passo para que um texto seja considerado bom é fazer com que ele seja interessante. Isso significa falar o que o público espera que você fale. Para isso, você precisa conhecer bem seus clientes, parceiros, fornecedores e funcionários. Entender o que eles fazem e o que eles leem. Frequentar os mesmos ambientes – virtuais ou físicos – que eles costumam frequentar e captar a essência que os cativa. Feito isso, é hora de repassar essa essência para o texto.

2 – Seja direto ao ponto

As pesquisas mostram que você precisa ser direto se pretende conquistar a atenção do leitor. Comece já no primeiro parágrafo a responder à pergunta que você propôs no título. Se você começa a enrolar demais, enfeitar demais, seu texto fica desinteressante e pode ser facilmente desprezado. Evite utilizar palavras da moda, clichês e termos repetitivos. Encontre esses termos dentro do seu segmento e evite-os. Evite também as palavras “mas, porém, no entanto” e, se possível, não abuse de advérbios e pontos de exclamação.

3 – Seja gentil

Só porque o texto é seu, ele não precisa ser totalmente sobre você. Acrescente informações interessantes extraídas de pesquisas ou de outros textos que tratam sobre o mesmo tema que você. Além de passar uma imagem amigável, ao fazer isso você contribui para que seu texto seja encontrado pelos buscadores. O Google, por exemplo, valoriza textos com hiperlinks para outros websites.

4 – Seja adequado

Provavelmente você já leu alguns guias para escrever na web, falando sobre o tamanho ideal do texto para cada tipo de rede social. Não que esses guias estejam errados, mas precisam ser avaliados com cuidado. O que já foi provado – e é, por diversas vezes – é que o texto atrai a leitura quando vai direto no ponto de interesse daquele público. E isso independe do tamanho. O tema, a forma de estruturá-lo e a maneira de abordá-lo, escolhendo as palavras certas, são o que fazem com que o seu conteúdo seja lido. Um exemplo bem interessante é o perfil do Mentor Neto, no Facebook. Ele sempre publica textos grandes, mas tem mais de 20 mil seguidores que leem o que ele escreve e interagem com seus posts. Gostam tanto de seus textos que ele resolveu lançar um livro. E, antes do lançamento, o livro já promete ser um sucesso.

5 – Seja assertivo em seus textos

Errar é algo comum. É difícil escrever bons textos para a web completamente livre de erros. O problema está em publicar um texto com esses erros. Quando você faz isso, causa impressão de: falta de organização, falta de interesse, falta de conhecimento. O planejamento é um aliado dos textos bem escritos. A releitura e a revisão, também. O ideal é que você conte com um profissional para ajudar nessa revisão. É menos arriscado e mais eficaz.

6 – Aprenda a fazer uma boa curadoria

Por mais escasso que seu tempo seja, nunca pare de ler. A curadoria consiste em ler sempre sobre a área em questão. Você pode começar seguindo perfis e blogs de grandes ícones do mercado em questão. Avaliar o que eles publicam, o que compartilham. Outra dica é acompanhar grupos e fóruns onde seus clientes estão, para verificar quais são as dúvidas mais comuns que eles possuem a respeito do setor de atuação da sua empresa, do mercado e dos produtos ou serviços que você oferece.

Ao acompanhar as tendências e necessidades do público, você consegue pensar em ótimos temas para escrever. E isso vai de encontro ao interesse e às necessidades deles.

Concluindo:

Você lê o que lhe interessa. Lembre-se disso quando for escrever para o seu público. Eles também gostam de ler o que lhes interessam, principalmente quando o texto é conciso, coerente, bem escrito e bem trabalhado. Lembre-se o conteúdo é Rei!

Você costuma tomar cuidado com o que escreve em seu website ou nas redes sociais? Se você tem alguma dica adicional, deixe o seu comentário abaixo. Também aproveite para compartilhar esse texto com os seus amigos, para que eles também possam tomar esses cuidados e assim escrever bons textos para a web.

Tags

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

top