6 passos para planejar uma estratégia de marketing digital

Para quem deseja obter bons resultados através do marketing online é preciso ter em mente que sem uma boa estratégia de marketing digital isso não será possível. Simplesmente ir fazendo o que você leu e estudou por aí sem nenhum controle ou planejamento prévio, provavelmente, fará com que você se sinta frustrado por não obter os resultados desejados, ou até mesmo, resultará em alguns benefícios, mas não todos os que você poderia conseguir se estivesse trabalhando corretamente.

6 Passos para Planejar Estratégia de Marketing Digital

Visando a melhoria das suas atividades de marketing digital, listamos abaixo 6 passos para te orientar na hora de produzir o seu planejamento de estratégia de marketing digital.

6 Passos para uma boa Estratégia de Marketing Digital

#1. Pesquisando o mercado

O primeiro passo para uma estratégia de marketing digital assertiva é fazer uma pesquisa e análise minuciosa sobre o seu nicho e mercado. Entenda qual é o seu público, quais são os pontos fortes e fracos do seu produto ou serviço comparando aos dos seus concorrentes, entre outros.

Além disso, é preciso pesquisar o que está sendo feito em marketing digital pelos seus concorrentes, analisar o que é interessante, o que pode ser dispensado e evitado, etc. Isso será essencial para te nortear sobre como você pode evitar possíveis erros que já foram cometidos ou até mesmo facilitar alguns caminhos essenciais que você tenha que seguir.

#2. Definindo metas

Para que você possa montar uma boa estratégia de marketing digital é preciso saber o que você quer exatamente. Portanto, defina algumas metas para a sua marca/empresa, sejam elas a curto, médio ou a longo prazo. Faça também uma lista por ordem de importâncias para essas metas, entenda quais devem ser priorizadas, quais são as de urgência, etc.

É preciso pensar nessa etapa com calma e tentar pontuar todas as questões pertinentes para a empresa, afinal, essas metas irão guiar todo o seu trabalho. Por isso, é preciso que elas estejam alinhadas.

#3. Fazendo o planejamento

Agora é a hora de fazer o seu planejamento em cima das suas metas. Estabeleça as ações que deverão ser realizadas para atingir cada meta em especial e faça um cronograma de quando elas devem ser colocadas em prática e quais sãos os responsáveis pelo funcionamento de cada uma delas.

Estabeleça o prazo geral do projeto, por exemplo, um planejamento que deverá durar 3 meses, ou até mesmo um ano. Esse planejamento deve ser acompanhado periodicamente para assegurar que as ações estão dentro dos prazos.

É interessante discriminar todos os detalhes das ações, bem como os resultados que elas devem obter, associando cada uma delas a aquelas metas definidas anteriormente.

#4. Produzindo

Provavelmente, algumas dessas ações necessitarão de produção de conteúdo prévio, bem como de outros ajustes. Portanto, antes de seguir para a próxima etapa é preciso produzir todos esses detalhes e materiais que irão servir de base para a execução das suas ações.

Outro fator que entra nessa etapa é o contato com cada um dos colaboradores que estarão envolvidos nas ações, é preciso explicar exatamente quais são as atividades e responsabilidades de cada um, etc.

#5. Colocando em prática

Agora é a hora de colocar o seu planejamento em prática. Com a equipe alinhada e todos os pré-materiais finalizados você poderá começar a tocar as suas ações de acordo com o seu cronograma.

Nessa etapa é preciso estar preparado para eventuais confusões e algumas mudanças de plano podem ser necessários, portanto, sempre tenha um plano B para garantir o funcionamento da programação. Esteja alinhado também com o seu planejamento para garantir que o cronograma seja executado corretamente!

#6. Analise

Por último, é preciso analisar a sua estratégia de marketing digital. Mensure todos os dados obtidos e compare com os resultados esperados que foram listados previamente no planejamento. Se a soma for positiva, ótimo! Se não, analise o que deu de errado, quais foram os problemas enfrentados e repense a ação para fazê-la no próximo planejamento!

Ficou com alguma dúvida a respeito do tema? Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco. Somos especialistas em aumentar o potencial do seu negócio através de um planejamento bem estruturado de marketing digital. Nós ficaremos felizes em ajudá-lo!

Tags

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

top