8 dicas de atuação para a sua empresa no Facebook.

Você usa o Facebook, vê diariamente o potencial dessa rede social e resolveu divulgar seu negócio, mas ainda não sabe por onde começar? Neste artigo, vamos dar algumas dicas essenciais que todos precisam conhecer – e praticar – para que consigam atingir bons resultados.

Conheça 8 dicas de sucesso para sua empresa no Facebook

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1. Você precisa saber o que é o EdgeRank

Para conseguir bons resultados em uma plataforma digital, o primeiro passo é entender como ela funciona. No caso do Facebook, existe um algoritmo denominado EdgeRank, que domina e seleciona todo o conteúdo publicado ali. Basicamente, seu funcionamento consiste em promover – ou dar destaque – os posts que mais lhe parecem interessantes e informativos. Por outro lado, os posts exclusivamente promocionais são severamente punidos. De que forma eles punem? Simples. Sua página pode ter milhares de fãs, mas o conteúdo considerado inapropriado pelo EdgeRank não chegará a nem 1% desses fãs.

O algoritmo do Facebook valoriza o conteúdo que o público valoriza. Então, se você deseja obter sucesso, crie conteúdo relevante para que os fãs da sua página se sintam atraídos não só para clicar e ler, mas também para compartilhar e, consequentemente, aumentar seu ranking junto ao EdgeRank.

2. Evite posts-iscas

Post-isca é aquele que tenta enganar o público ou o Facebook, de alguma forma. Seja através do título, da descrição do post ou da imagem utilizada. Esse tipo de postagem geralmente atrai diversos cliques, mas acaba frustrando o leitor que se depara com um conteúdo diferente do que costumava encontrar. O Facebook consegue identificar esse tipo de post e também pune severamente que tem esse costume. Mas a pior punição é dos fãs, que se irritam com a tentativa de enganá-los e criam uma imagem negativa da sua empresa. Então, muito cuidado.

3. Saiba quem está falando e compartilhando da sua empresa no Facebook

É muito bom receber likes em uma postagem. Se ela for compartilhada então, melhor ainda. Mas não deixe a euforia te dominar a ponto de deixar de ler o que as pessoas estão falando sobre sua empresa no Facebook. Acompanhe sempre os comentários abaixo do post, e também os compartilhamentos. Quem está falando sobre a sua marca e por quê?

Mais que observar esses comentários, é preciso estar sempre a postos para responder seus seguidores da maneira mais rápida e eficiente possível. Seja nos posts, seja nas mensagens privadas que eles enviam.

Por falar em mensagens, o Facebook está lançando um novo recurso de classificação que mostra ao público o quão rápido aquela marca responde aos seus usuários. Esse recurso está sendo implementado aos poucos, mas ao que tudo indica todas as fan pages terão essa classificação de maneira bem visível. Assim, os seus respectivos fãs saberão que tipo de expectativa poderão ter, em relação às respostas da empresa/marca. Seja rápido nas respostas, mas responda de maneira sensata.

4. Use todos os recursos multimídia disponíveis

Tente não focar seu post em apenas um tipo de publicação. Utilize imagens/fotos, links que geram miniatura e resumo de conteúdo e vídeos. No caso dos vídeos, certifique-se de que, sempre que possível, eles tenham uma legenda. Isso porque o recurso de auto play do Facebook incentiva as pessoas – principalmente as que estão no trabalho – a desativarem o som. As legendas ajudam a captar o interesse desses usuários.

5. Planeje e seja consistente

Se você resolveu colocar aderir o Facebook como estratégia de marketing para a sua empresa, faça isso de maneira adequada. Planeje como se dará essa atuação. Que tipo de post será publicado ali? Quantas vezes por semana/dia? Criar uma linha editorial e trabalhar a linguagem certa para seu público é importante. Você mostra que sua empresa não é amadora e ainda conquista atenção e respeito. Vale reforçar: crie conteúdos exclusivos e interessantes. Esse é o melhor caminho para o sucesso da sua empresa no Facebook.

6. Descubra os melhores horários

O Facebook Insights oferece ótimas ferramentas para você acompanhar o desempenho da sua página. Dá para saber a evolução dos fãs, o perfil dele, o alcance das postagens, o nível de engajamento do público e também os melhores horários para publicar seu conteúdo.

Esqueça os artigos que ditam uma regra de “melhores horários para publicar seu conteúdo no Facebook”. Cada empresa tem um público, cada público um comportamento e é isso, o comportamento do público, que deve pautar seus horários de publicação dos posts.

Para acessar as informações citadas acima e, principalmente, os melhores horários para publicar, clique na aba “Informações” acima da capa da página. Dentro do ambiente de informações, clique em “Publicações” e espere até que o gráfico seja carregado. Para ter acesso a essas informações, você precisa ser o administrador (ou moderador) da página.

7. Mensure os dados

De nada adianta a dedicação se você não sabe os resultados que ela traz. Por isso, fazer relatórios periódicos sobre a atuação da sua empresa no Facebook é importante. Através desses relatórios você descobrirá os pontos fracos e fortes, e terá em mãos uma excelente ferramenta para ajudá-lo a gerir seu negócio, com base no feedback do seu público.

8. Faça um trabalho profissional

Steve Jobs tem uma frase que faz muito sentido para o que vamos falar aqui: “Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto”. Ninguém melhor que você conhece o seu negócio. No entanto, para atuar nas redes sociais, é preciso mais que isso. O recomendável é que você contrate uma pessoa formada na área de comunicação ou marketing, ou uma agência especializada para te ajudar no planejamento, execução, gerenciamento e mensuração de dados. Esses profissionais auxiliarão você a transmitir a mensagem de maneira adequada para o canal, obtendo o melhor resultado possível. Além disso, quando você delega essa responsabilidade, sobra mais tempo para se dedicar ao que você domina e mais gosta.

Conheça o Empreenda com o Facebook

Para que você não esqueça as sacadas adquiridas aqui, que tal colocar em prática os seus conhecimentos com o Empreenda com o Facebook. Um treinamento gratuito do Sebrae com parceria com o Facebook super interativo para você aprender de vez a ter sucesso na ferramenta. Clique na imagem abaixo para iniciar a jornada.

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Concluindo:

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e esperamos também que a sua empresa descubra os benefícios de fazer um bom trabalho nas redes sociais. Em tempos difíceis, com a economia brasileira tão instável, é preciso encontrar alternativas assertivas para que sua marca apareça e faça bons negócios. No que precisar, conte com a Tag2 Comunicação. Estamos sempre à sua disposição.

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