Afinal, o que é marketing digital?

Com o advento da internet pudemos observar diversos fatores do cotidiano e da vida profissional se adaptando a novas ferramentas desse universo digital, e com o marketing não foi diferente. O marketing digital é o conjunto de estratégia, planejamento e ações que visam vender e propagar serviços ou produtos através de recursos digitais, através da internet e de dispositivos como computadores, tablets e celulares smartphones.

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Essas novas ferramentas são dotadas de um potencial indefinível para otimizar as ações e objetivos do marketing. Outra característica é a mutação continua desse meio, levando a necessidade da atualização de conhecimento e estudos constantes dos profissionais da área. De qualquer forma, já é possível identificar alguns características e vantagens principais da prática do marketing digital. Confira:

As vantagens do marketing digital

Segmentação

Uma das maiores vantagens oferecidas pelo marketing digital a possibilidade de segmentar com muita precisão o público que irá ser atingido através das suas ações. Algumas ferramentas oferecem recursos próprios para definir alguns fatores do target como idade, gênero, local onde mora, entre outros. Porém, é possível criar estratégias de segmentação através de outros dados como, por exemplo, estudando o público de determinado portal e percebendo se ele é ou não o público que você deseja atingir.

Maior alcance

A internet é a grande motivadora do mundo globalizado no qual vivemos hoje. A grande vantagem para empresas é a possibilidade de atingir um público muito maior do que o que poderia ser atingido através do marketing tradicional! Atualmente, através do Marketing Digital, é possível vender o seu produto ou serviço para diversas cidades, estados e até mesmo países, basta escolher as estratégias e ferramentas mais adequadas.

Mensuração de resultados

O marketing digital oferece também a possibilidade de mensurar os resultados com muito mais facilidade do que o marketing tradicional. Algumas ferramentas oferecem insights, relatórios e dados próprios para que o usuário possa analisar e entender melhor o andamento da sua campanha. Além disso, existem ferramentas especificas para realizar o acompanhamento e obter dados como o Google Analytics, Bit.ly, entre outros.

Baixo custo

Ao ser comparado com os recursos do marketing tradicional o markeing digital oferece um custo muito menor para a empresa. Se você quiser fazer um teste e entender na prática essa diferença de investimento, basta comparar os orçamentos para compra de mídia no meio digital e no meio off-line.

As principais ferramentas e recursos do marketing digital

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é a estratégia de otimização de websites e páginas da web para que elas apareçam nos primeiros resultados dos buscadores para determinadas palavras-chave. Esse recurso gera as chamadas visitas orgânicas para o seu site, ou seja, visitas que chegaram a sua página de forma espontânea através das buscas realizadas pelo usuário.

A grande vantagem é que você estará oferecendo ao usuário uma solução para o que ele busca no momento, portanto, as chances de conseguir novos clientes através dessas estratégias são grandes.

PUBLICIDADE PAGA

Existem diversas formas de realizar publicidade paga dentro do marketing digital. Pode ser através de anúncios no Facebook (Facebook Adsense), anúncios no Google (Google Adwords), anúncios negociados diretamente com blogueiros e donos de portais, etc. As formas de cobrança também variam bastante, podendo ser cobrado por clique (CPC) ou a cada mil visualizações (CPM), existe também a possibilidade de fechar um valor total para determinada campanha.

SOCIAL MEDIA

O social media consiste em trabalhar a imagem da empresa em diversas redes sociais como Facebook, Instagram, Google Plus, entre outras. É muito importante trabalhar alguns pilares como o conteúdo e interação dentro da estratégia de social media para conseguir obter os melhores resultados.

MARKETING DE CONTEÚDO

O marketing de conteúdo está sendo bastante trabalhado entre os profissionais de marketing digital. Isso é motivado pelo fato de que o marketing de conteúdo permite que você ofereça ao seu potencial cliente um determinado material que ele deseja (Ebook, Artigo sobre tema de interesse em blogs, etc). Esse tipo de ação, além de estreitar o relacionamento com o usuário, pode tornar a sua marca uma autoridade no assunto do seu nicho de mercado.

E-MAIL MARKETING

Por último, o já bastante conhecido E-mail Marketing. Muito comparado ao método de mala direta do marketing tradicional, o envio de E-mail marketing apresenta cada vez mais avanços, podendo agora ser programado para determinados horários, separando as listas de contato por características como interesse, idade, estágio de compra, entre outras. Para essa ferramenta é preciso estar atento ao envio de conteúdo relevante para pessoas que realmente estejam interessadas em recebe-lo!

Se você tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o marketing digital, basta entrar em contato conosco ou deixar o seu comentário!

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