Agência de Marketing Digital X Agência de Comunicação – Entenda as diferenças!

É comum que algumas confusões aconteçam na hora de definir o que faz uma agência de marketing digital e o que faz uma agência de comunicação, afinal, ambas trabalham no mesmo nicho de mercado com focos diferentes. Portanto, na hora de contratar alguma agência é preciso entender muito bem em qual desses dois papéis ela se enquadra para perceber se os serviços prestados por ela são os que você realmente procura.

Se a diferença entre a agência de marketing digital e a agência de comunicação ainda não está muito clara na sua cabeça, então esse artigo será de grande utilidade para você! Continue lendo:
Entenda-as-diferenças-entre-agência-online-e-offline

O que faz uma Agência de Marketing Digital

As agências de marketing digital são mais recentes dentro do mercado e são responsáveis por todas as estratégias de marketing da sua empresa dentro do ambiente online. Pode-se ter diversos objetivos com as práticas de marketing digital, porém, em um cenário geral, o resultado mais buscado pelas pequenas, médias e grandes empresas é o aumento de vendas e lucro a curto e médio prazo. Ao ser comparado com as formas de marketing tradicional o marketing digital se destaca por ter um custo mais baixo e conseguir alcançar metas em menos tempo.

Alguns dos principais serviços oferecidos por uma agência de marketing digital:

SEO – Consiste em trabalhar o posicionamento do website da empresa dentro dos buscadores do Google para as palavras-chave de interesse através de técnicas de programação e de produção de texto;

Produção de conteúdo – Produção de conteúdo sobre o nicho atuante da empresa em diversos formatos, para meios como blogs e redes sociais visando o engajamento do público já existente e também o alcance de potenciais clientes;

Gerenciamento de redes sociais – Gestão, planejamento e produção de conteúdo para redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, Snapchat, entre outros. Este tipo de serviço é ideal para aproximar os usuários da empresa e também propagar os produtos e serviços oferecidos.

Campanhas de anúncio online – Compra de mídia online e gestão de anúncios dentro de plataformas como Facebook Adsense e Google Adwords, por exemplo.

Construção de websites e landing pages – Com o uso de ferramentas de design e programação esse serviço constrói a página na web da empresa e também as landing pages, que são páginas de captura de E-mails ou de venda/comunicação de serviços e produtos específicos.

Envio de E-mail Marketing – Produção e disparo de E-mail marketing, podendo ter o foco em vendas ou somente em comunicação, para o mailing da empresa.

O que faz uma Agência de Comunicação

Já a agência de comunicação pode prestar também serviços de marketing digital, porém, não é especializada somente neste nicho. Os serviços prestados por uma agência de comunicação são ideais para quem precisa de propagandas institucionais, marketing e comunicação interna para empresas, construção de marca, assessoria em como a empresa ou profissional deve se comportar, assessoria de imprensa, etc.

Este tipo de agência também é indicado para produção de conteúdo para materiais impressos ou para releases, comunicados, entre outros tipos de texto que a sua empresa possa necessitar.

Entenda um pouco mais sobre alguns dos principais serviços oferecidos por uma agência de comunicação:

Assessoria de Imprensa – Este serviço objetiva colocar a empresa nos principais veículos de comunicação, gerando mídia espontânea. Além disso, atua como o representante da empresa para tais veículos.

Comunicação interna – Ideal para empresas que buscam o engajamento dos seus funcionários. Este tipo de serviço consiste na criação de campanhas e materiais para divulgação dentro da própria empresa.

Folders, Catálogos e outros materiais visuais – Produção textual e visual de materiais como folders, catálogos, panfletos, entre outros que possam ser necessários para campanhas.

Planejamento de mídia – Planejamento para a compra de espaço de mídia dentro de veículos de comunicação, além da possibilidade de produção e planejamento das campanhas que serão veiculadas.

Planejamento de comunicação – A agência de comunicação também pode ser contratada para fazer o plano de comunicação para médio ou curto prazo, incluindo metas, objetivos e estratégias para alcança-los.

Consultoria – Essa é uma ótima opção para empresas que possuem uma equipe interna de comunicação. É possível contratar uma agência de comunicação apenas para oferecer consultoria e apontar as melhores soluções em comunicação para as suas necessidades.

Ao ter esses dois conceitos bem estabelecidos em mente fica fácil entender qual tipo de agência você deve buscar quando precisar de algum dos serviços listados acima ou de semelhantes! Ficou com alguma dúvida? Quer entender melhor sobre algum dos temas citados nesse artigo? Entre em contato e teremos o prazer em ajudá-lo!

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