Aparecer no Google: 5 fatores que colocam seu site na primeira página de buscas

Aparecer no Google e ficar bem posicionado na primeira página dos resultados é um dos maiores desejos de quem trabalhar com marketing digital. Isso porque antes de comprar qualquer produto, os consumidores estão mais seletivos e buscam informações no Google e nas redes sociais, seja para tirar dúvidas sobre os produto, seja para encontrar o melhor preço ou até mesmo efetuar a compra online.

Mas você já teve a curiosidade de saber de que forma é definido qual site aparece em qual posição? Será que é só criar um site que ele vai aparecer no Google para todos os usuários que procurarem por ele? Na verdade não.

Imagine que a internet é um universo enorme de informações que nos é apresentado como sites. Quando um novo site é criado, ele fica “perdido” em meio a outros incontáveis sites que já existem e portanto ninguém consegue encontrá-lo, a menos que busca diretamente pela sua url.

Então se você acabou de estrear o seu site ou se já tem um site mas ele não aparece nos resultados de busca do Google, certamente ele precisa ser indexado para aparecer no Google. Mas o que é indexação, afinal?

Dicas para aparecer no Google

O que é e como funciona a indexação de um site?

Quando um site é indexado quer dizer que ele entrou para a lista do Google, ou seja, o seu site pode ser encontrado pelos ‘robôs’ do Google, que são mecanismos que procuram sites em toda a web para adicioná-los ao banco de dados.

Só após a análise de um desses ‘robôs’ é que seu site irá aparecer no Google e poderá ser encontrado quando alguém procurar por algo relacionado a ele.

Para indexar um site há duas alternativas:

Inscrever o site através do Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que o Google fornece para ajudar você a monitorar e manter a presença do seu site com um bom desempenho nos resultados de pesquisa. Este é o procedimento que o Google recomenda para fazer a inscrição do site e fazer ele aparecer no Google.

Link apontando para o site

Indexação de site para aparecer no GooglePara quem não vê a hora de ver seu site fazendo sucesso na internet, existe uma forma mais rápida de conseguir a indexação pelo Google: você precisa ter um site que já esteja indexado apontando para o seu.

A indexação ocorre no “crawling” realizado pelo Googlebot e funciona da seguinte maneira: ele busca informações nas páginas e cadastra os links encontrados. É nesse processo que o Googlebot (robô do Google) encontra outras páginas e mantêm a sua base de dados sempre atualizada.

Depois dessa etapa o seu site já estará na lista do Google, mas isso não é o suficiente para que ele aparecer no Google logo na primeira página. Existem muitos outros sites que tratam dos mesmos assuntos que você, portanto você ainda precisa trabalhar bastante para o seu site apareça entre os primeiros resultados de uma busca.

Para fazer o seu site aparecer no Google na primeira página é preciso muito investimento em otimização de sites (SEO) e em trabalho, afinal este é um trabalho de formiguinha.

O que é otimização de sites (SEO)?

O SEO é a sigla para “Search Engine Optimization“, que significa otimização dos mecanismos de pesquisa. O SEO nada mais é do que um conjunto de ações que ajudam o seu site a ser encontrado com mais facilidade pelas pessoas que procuram pelo assunto que o seu site trata.

Como provavelmente alguns dos seus concorrentes estão com os sites já indexados, o que vai contar aqui é um SEO muito bem feito para se destacar em meio a todos eles.

Como fazer meu site aparecer no Google?

Se você quer reservar seu lugar na primeira página dos resultados de busca, fique atento a esses fatores que influenciam no ranqueamento do seu site para você aparecer no Google:

#1. Bons links apontando para seu site

Não adianta ter 20 sites apontando para o seu se eles não forem bem vistos pelo Google. O que importa aqui é qualidade e não quantidade! Preze sempre pela qualidade dos links que fazem referência para o seu site.

O Google avalia a qualidade de quem está citando você, se ele avalia o site como ruim, pode interpretar o seu como ruim também.

Mas como você pode controlar isso? Uma dica é fazer guest post, que nada mais é do que publicar posts como convidado em outros blogs. Além de conseguir bons links de sites fortes, sua empresa alcançar uma nova audiência.

#2. Otimização on-page (conteúdo)

SEO On Page para aparecer no Google

Você precisa ficar atento para identificar se as palavras-chaves para as quais você quer aparecer no Google aparecem nos conteúdos do seu site. Afinal é isso que os usuários que entrarem no seu site estão procurando. Portanto, facilite o acesso mostrando logo de cara que seu site possui o que ele procura – caso contrário ele sairá do site no mesmo minuto e sua taxa de rejeição só vai aumentar.

Uma url personalizada também conta bastante (a palavra-chave do seu conteúdo deve aparecer na url). Além disso, seguir a ordem hierárquica do H1 é importantíssimo para que o Google consiga identificar a estrutura do seu texto.

Utilize a palavra-chave nas tags alt e title ao inserir imagens. Isso facilita a leitura e interpretação do usuário, além de influenciar positivamente para seu site aparecer no Google bem posicionado.

#3. O conteúdo é rei

Para aparecer no Google, não adianta fazer a otimização do seu site se não tiver, lá dentro, um conteúdo interessante.  

De acordo com os hábitos de acesso dos usuários, o Google consegue identificar se o seu site é relevante ou não. Este também é um dos fatores de influenciam no ranqueamento.

Uma das maneiras ideais de aparecer no Google com a produção de conteúdo é seguir com as regras de SEO que citamos acima e tome o cuidado de inserir durante todo o texto a palavra-chave pela qual você quer ser encontrado, assim como algumas de suas variações.

Para entender melhor o que estamos falando, leia nosso post 7 Técnicas de SEO para melhorar os seus textos.

#4. Experiência do Usuário (UX)

A experiência do usuário está focado em facilitar o acesso no seu site e conseguir encontrar aquilo o que está sendo procurado.

Produza textos ricos em informação e tenha um site com fácil navegação, acessível e usual. Isso permite que os usuários passem mais tempo dentro do seu site, sendo visto como um ponto positivo pelo Google.

#5. Use e abuse das Redes Sociais

Ter engajamento nas redes sociais é uma forma simples e barata de expor a sua marca ao seu público. Esta é também uma maneira interessante de atrair tráfego para o seu site e o Google identifica isso como positivo, melhorando sua indexação.

Agora que você já sabe como fazer seu site aparecer no Google é só colocar as mãos na massa. Invista tempo e trabalho para angariar os melhores resultados nos buscadores e trazer retornos reais para o seu negócio.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo. Se precisar de uma mãozinha, ligue ou nos faça uma visita para entendermos o seu negócio e apresentamos nossas soluções para sua empresa aparecer no Google e obter resultados incríveis.

 

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