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Automação de Marketing – Entenda o que é e como aplicar em sua estratégia digital

O que é e como aplicar a Automação de Marketing

Automação de Marketing – Entenda o que é e como aplicar em sua estratégia digital

Automação de Marketing: você já ouviu falar sobre as vantagens de aplicar tal estratégia nas empresas? Considerada indispensável nos dias atuais, pode ser usada para automatizar suas campanhas de educação e nutrição de leads bem como para apresentar seus produtos e serviços. Conheça agora os benefícios da automação e como aplicar no seu negócio.

Um dos grandes diferenciais da automação de marketing é poder ajudar na qualificar leads, influenciar a decisão de compra, impulsionar campanhas de marketing e muito mais. Essa estratégia está indo além da abordagem de compra para englobar estrategicamente toda a experiência do cliente. 

E seus benefícios não se restringem a isso. A automação de marketing é também uma boa maneira de rastrear e monitorar o retorno sobre o seu investimento (ROI).

Pense além das campanhas

Obviamente, para otimizar o ROI de qualquer campanha de marketing, você precisa converter o visitante em lead, o lead em potencial cliente e depois em comprador e retê-lo pelo menor custo possível. E a automação de marketing é uma maneira de fazer isso sem gastos absurdos.

A automação de marketing, quando usada de maneira inteligente, pode ajudar a otimizar a experiência do cliente. É possível organizar e enviar um série de conteúdos de acordo com etapa do funil que o usuário se encontra. O funil de vendas mais simples trabalha com 3 etapas: atração (topo de funil), conversão (meio de funil) e fechamento (fundo de funil). Para tal, uma estratégia de automação de marketing deve estar alinhada com o funil de vendas, de forma o conduzir o usuário por cada uma das etapas até a venda.

Além disso, pode reativar clientes e aumentar o volume de vendas. Todas as suas campanhas devem estar “conectadas” umas às outras, de uma forma lógica que possa evoluir e responder positivamente. Portanto, use a automação de marketing para rastrear os clientes ao longo do tempo e obter informações preciosas para conseguir fornecer conteúdos e ofertas cada vez mais relevantes e personalizadas.

Integre seus leads a análise do seu site

Essa tática consiste em integrar seus leads ao programa de análise do seu site, como o Google Analytics. Ao vincular sua análise da web a sua base de leads, você poderá acompanhar o comportamento de seus clientes em seu site. Isso permite que, entre outras coisas, seja personalizado seu conteúdo de e-mail para assinantes específicos, de acordo com as páginas que ele está navegando em seu site. 

Comece com um simples e-mail de boas-vindas

O objetivo primordial do e-mail marketing é desenvolver um relacionamento mais profundo com seus visitantes e clientes. Aderindo a automação de marketing, é possível enviar centenas de e-mails para diversos contatos ao mesmo tempo e ainda sim, conseguir personalizar a mensagem.

Você pode utilizar esse recurso para enviar um email de boas vindas para todos os seus novos clientes. Também pode criar uma newsletter com as novidades do seu blog e conteúdos relevantes para a persona.

Mostre ao público o que ele pode esperar ao receber seus e-mails. Um exemplo seria descontos ou ofertas dadas apenas para assinantes da newsletter do seu site. Dessa forma, é possível tornar clara sua proposta de valor.

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Saiba quem são seus clientes

É fundamental saber o perfil de seus clientes em potencial. E a vantagem de utilizar a automação de marketing é que ela entrega informações valiosas sobre o seu leitor. Como quais foram os emails que ele abriu, quais conteúdos ele se interessou ao ponto de clicar no link, etc.

Com base nessas informações, é possível enviar (e devem ser enviados) e-mails específicos para os assinantes com base em fatores que você identificou. No processo de automação de marketing são usadas regras para orientar os envios. As regras funcionam de acordo com certas condições, por exemplo: “se isso, depois aquilo”.  

Usando esse mesmo método, você também pode identificar seus assinantes inativos e movê-los para uma lista de “não engajados”, salvando sua taxa de entrega. Dessa forma poderá criar facilmente uma campanha de reengajamento.

Sempre haverá pessoas cujo interesse em sua empresa diminui. Será preciso trabalhar para reativá-los novamente com sua marca. O conteúdo dinâmico também pode ser útil nesse caso, onde você pode lembrar os assinantes da última interação que tiveram com sua empresa. 

Verifique a pontuação de leads

A pontuação de leads é particularmente importante na automação de marketing. Esse é um processo pelo qual um assinante é classificado com base em seu aparente interesse no produto ou serviço de sua empresa, baseado em seu comportamento no seu site e com os conteúdos que interage. Na jornada do cliente, cada ação realizada pelo usuário é pontuada de acordo com as regras definidas. 

Essa pontuação é feita de forma automática em plataformas de automação de marketing, como o RD Station. Portanto, se alguém faz o download de um conteúdo específico que você identificou como importante, plataforma de automação de marketing atribui a essa pessoa certa pontuação. Quando a pontuação de um assinante está acima do limite que você identificou como “lead quente”, você pode passar as informações o departamento de vendas. 

Por que você precisa da automação de marketing?

Para resolver essa questão, responda as seguintes perguntas abaixo. Isso lhe dará uma melhor compreensão da importância desse investimento.

  • – Você é capaz de identificar, rastrear e envolver clientes individuais online?
  • – Você é capaz de priorizar cada cliente conhecendo as probabilidades de compra?
  • – Você é capaz de filtrar leads e clientes com base no nível de engajamento e interesse em sua marca?
  • – Você é capaz de medir o ROI de cada campanha de marketing que você realizou?
  • – Você é capaz de fazer tudo isso sem perder a paciência?

Respondeu não a qualquer uma dessas perguntas? Então você deve considerar a possibilidade de aderir a estratégia de automação de marketing.

O que a automação de marketing pode fazer por você

Como a Automação de Marketing pode ajudar

Automatizar suas tarefas de marketing pode tornar sua equipe de trabalho mais eficiente em seus esforços e mais produtiva, mas a verdadeira recompensa aqui é o ROI. Isto é, fechando a lacuna entre marketing e vendas. Como você faz isso? A resposta está no assunto deste post: automação de marketing

Você não acha que a equipe de marketing e vendas se beneficiaria em saber em que estágio do processo de compra o comprador está? Ou qual conteúdo eles mais gostam no seu site? De acordo com pesquisas, 70% das equipes de vendas normalmente têm o endereço de e-mail e número de telefone do cliente potencial. No entanto, apenas 48% têm seu histórico de interação específico antes de entrar em contato.

Não contar com uma automação de marketing eficiente pode fazer sua empresa perder muitas oportunidades de negócios. Um bom exemplo seria um lead que não está preocupado com o preço, mas quer apenas informações gerais sobre o produto ou serviço. A equipe de vendas poderia perder o cliente se concentrando demais nas informações de preços. Além, claro, de desperdiçar tempo e recurso com quem ainda não está pronto para comprar. 

Quanto mais informações a empresa tiver sobre um lead, mais fácil será ampliar as vendas. Com a automação de marketing adequada, suas equipes terão mais facilidade para entender a mentalidade dos clientes e suas prioridades.

Conteúdos Complementares

Ahh, e antes de você ir, que tal se aprofundar mais no assunto? Confira o artigo Automação de Marketing – o segredo para escalar sua produtividade e as vendas e baixe gratuitamente o eBook Guia Definitivo da Automação de Marketing. Certamente esses dois materiais serão muito úteis para seu conhecimento desse assunto.

E aí, ficou alguma dúvida? Deixe-nos uma mensagem abaixo. Nós estamos a disposição para ajudá-lo a entender melhor esse recurso tão poderoso que é a automação de marketing.

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