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Automação de Marketing – O segredo para escalar sua produtividade e as vendas

Automação de Marketing – O segredo para escalar sua produtividade e as vendas

Automação de Marketing é um processo que pode mover montanhas para qualquer empresa, se executado corretamente. A finalidade por trás dessa tecnologia é supervisionar e atingir os objetivos comerciais sem ter que participar de tarefas repetitivas e demoradas.

Essa ferramenta cultiva relacionamentos com seu público, construindo a credibilidade e confiança de sua marca. Ao utilizar, de forma bem executada, uma estratégia de automação de marketing, você liberta sua empresa de atividades monótonas, podendo se concentrar no que mais importa: seus potenciais clientes.

Como funciona a Automação de Marketing?

A lógica é simples, se a automação de marketing te auxilia no relacionamento e educação do seu público, pode também gerar muitas vendas para sua empresa. O sistema envia a mensagem certa, para as pessoas certas e no momento certo. Como assim?

Na automação de marketing a informação não é apenas compartilhada. Ela é segmentação de acordo com os interesses da sua audiência. Vamos supor que você enviou vários e-mail para a sua base com diferentes temas, mas alguns usuários só clicaram no e-mail sobre determinado assunto.

Isso quer dizer que este é o assunto pelo qual ele se interessa. Portanto, você deve criar uma segmentação na sua estratégia de automação de marketing para estes usuários e criar conteúdos que eduquem e engajem estas pessoasQuanto mais os potenciais clientes recebem informações relevantes, mais propensos eles ficam a comprar. 

Conhecer o conteúdo que mais atrai e converte leads permite que um usuário de automação de marketing ajuste sua criação de conteúdo em torno do sucesso. O uso desses dados leva a uma estratégia informada e ao aumento das vendas.

Atraindo mais leads com Automação de Marketing

Softwares de automação de marketing, como o nosso parceiro RD Station Marketing, permite uma publicação rápida e automatizada em diversas plataformas digitais. Das redes sociais ao e-mail marketing, postagens em blogs, etc. Ou seja, a distribuição de conteúdo é simplificada com a automação de marketing. O diferencial dessa estratégia de publicação é que ela pode compartilhar automaticamente as informações entre as plataformas com base nos dados do cliente.

Por exemplo, se você tem uma startup e escreve artigos em um blog sobre os serviços da sua empresa, é possível compartilhar automaticamente o conteúdo em diversos canais de uma só vez. O resultado disso é um alcance muito maior do seu conteúdo.

Se você quer que apenas pessoas que tenham mostrado interesse em seus serviços recebam um e-mail, a automação de marketing permite fazer isso. Uma mulher que está pensando em ter um bebê pode receber mensagens diferentes daquela que já está na vigésima semana de gravidez. Essa personalização de conteúdo melhora as taxas de abertura e os cliques nos e-mails. Isso significa mais leads e, consequentemente, mais vendas através da automação de marketing.

Ganhando produtividade e ampliando as vendas com a Automação de Marketing

A automação de marketing rastreia o comportamento do cliente em seu site. Isso significa que você consegue identifica se ele está olhando a página de preços/orçamento ou se está apenas navegando. Com base neste comportamento, sua equipe de vendas irá saber se ele está pronto para receber um contato para finalizar a compra ou se está apenas conhecendo o produto ainda.

Como isso é feito? Simples! A própria automação de marketing qualifica seus leads de acordo com seu comportamento dentro do site, de modo que a equipe de vendas só converse com os leads que realmente estão interessados. Além disso, a automação de marketing pode “aquecer” leads que ainda não estão prontos para comprar através de conteúdos valiosos.

Pode não valer a pena perder tempo ligando ou enviando e-mails para todos os números telefônicos do seu banco de dados. É aí que a automação de marketing entra. Ela pode enviar uma série automatizada de e-mails personalizados. Se for a primeira vez de uma pessoa no seu site, você pode enviar uma lista de artigos úteis. Caso seja um visitante antigo, a automação de marketing pode perguntar se ele ainda está interessado no que sua empresa tem a oferecer.

Esses check-ins trazem os clientes de volta ao ciclo de compra. A mensagem automatizada também ajudará a eliminar as pessoas que estão apenas navegando daquelas que valem o tempo e o esforço de um vendedor.

Vale a pena investir em Automação de Marketing na sua empresa?

Veja alguns fatores importantes que você deve considerar para saber se sua empresa deve ou não implementar uma estratégia de automação de marketing:

1 – O produto ou serviço que você oferece é uma compra mais complexa?

Se o seu produto/serviço demanda uma certa educação do cliente para ele efetuar a compra, investir na automação de marketing é uma boa solução. Esta estratégia simplifica essa educação do potencial cliente, automatizando todo o processo e reduzindo o tempo de travessia do potencial cliente pela jornada de compra.

2 – Você possui uma estratégia de conteúdo eficientemente mapeada?

Se sim, a automação de marketing funciona muito bem quando você sabe o que enviar e quando enviar o conteúdo para manter um relacionamento próximo e valioso para a sua audiência.

3 – Você está gerando um fluxo constante de leads?

Se sim, ótimo! Você deve pensar em investir em automação de marketing para transformar estes interessados no que você a dizem em possíveis compradores da sua marca (leads qualificados).

4 – Você consegue rastrear a linguagem digital de seus clientes e os canais de marketing que eles mais utilizam?

Com a automação de marketing você consegue testar e identificar onde os clientes estão interagindo com você. Se é através do blog ou das redes sociais, por exemplo, e portanto saberá como atingir seus clientes em potencial. 

E aí, achou a automação de marketing interessante para o seu negócio? Nós da Tag2 somos apaixonados por essa estratégia devido sua metodologia escalável na nutrição e relacionamento com os leads e aumento da produtividade e, consequentemente, das vendas.

Para te ajudar a ter mais segurança na tomada de decisão, nós temos um eBook O Guia Definitivo da Automação de Marketing para você entender de uma vez por todas como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a se relacionar melhor com seus leads, ganhar produtividade e trazer resultados muito mais positivos.

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