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Google Ads ou Facebook Ads – 5 passos para criar uma estratégia de Mídia Paga infalível para o seu negócio

Dicas para criar uma Estratégia de Mídia Paga infalível

Google Ads ou Facebook Ads – 5 passos para criar uma estratégia de Mídia Paga infalível para o seu negócio

Segundo estudos, 93% das experiências de compra começam com uma pesquisa no Google. Para colocar sua marca na visão de clientes potenciais, você precisa desenvolver uma presença online que torne sua empresa conhecida nos mecanismos de busca da internet. E uma parte importante disso é a criação de uma estratégia de mídia paga eficiente.

Os dois principais mecanismos nesse sentido são os Google Ads (antigo Google Adwords) e o Facebook Ads. Para aqueles que estão começando a usar o Google Ads (anúncios do Google), daremos hoje algumas dicas que poderão ajudá-lo a alavancar suas campanhas de marketing. Por outro lado, se você preferir, ainda pode usar os anúncios do Facebook (Facebook Ads) para criar uma estratégia de mídia paga infalível para o seu negócio.

Com essas duas mídias você pode atingir uma variedade de objetivos: atrair mais visitantes para o seu site, gerar vendas, melhorar a imagem da empresa, ganhar mais visibilidade, divulgar um evento, etc.

Anúncios do Facebook vs. Google Adwords: qual você deve usar na estratégia de mídia paga?

Até recentemente, muitos empreendedores enxergavam o Google Adwords e o Facebook Ads como adversários. Dessa forma, era preciso tomar uma decisão sobre qual plataforma usar para atender suas necessidades. 

Embora as duas sejam frequentemente vistas como concorrentes, isso não é verdade. Empresas de diversos segmentos têm aproveitado o bom desempenho da publicidade em ambas para obter visibilidade máxima, atrair mais leads e ampliar as vendas. (Entende-se por lead aquele usuário que demonstrou interesse na sua solução ou empresa ao ponto de deixar suas informações de contato)

E com tal estratégia de mídia paga, conseguem alcançar novos clientes por meio de estratégias alinhadas as funções de cada plataforma. Além disso, consegue-se obter um ótimo retorno de seus gastos com publicidade, que é um fator extremamente importante quando se fala em investimento em publicidade e marketing. Portanto, sugerimos considerar o uso de ambas como parte de suas táticas de mídia paga.

Benefícios de criar e investir numa estratégia de mídia paga

A principal vantagem da estratégia de mídia paga é o retorno sobre o investimento (ROI). Com os dados obtidos com os resultados das campanhas, é possível aproveitar a análise de informações para nortear estratégias de marketing e comunicação em tempo real, de maneira mais assertiva. 

Essa inteligência de negócios também ajuda a quantificar seus resultados no que se refere ao alcance dos seus objetivos. Isso leva a um maior alinhamento da campanha, direcionamento e até mesmo engajamento.

5 passos para criar uma estratégia de mídia paga para o seu negócio

via GIPHY

1. Tenha um objetivo em mente

Antes de começar sua estratégia de mídia paga, você deve responder a estas perguntas: o que você deseja que seus anúncios façam? Você quer mais seguidores? Mais vendas? Mais engajamento? Seja qual for o seu objetivo, ambas as mídias têm o poder de trazer todos esses resultados para sua empresa. Mas, antes de criar um anúncio você precisa saber o que quer para então criar uma campanha focada nisso.

2. Segmentação precisa

Com as muitas opções de segmentação do Google e do Facebook, é possível garantir uma estratégia de mídia paga infalível. Inclusive,m direcionando os anúncios apenas para clientes em potencial. Dessa forma, é possível filtrar o público com base na localização geográfica, idade, palavras-chave e muito mais. 

Além disso, você também pode escolher a hora do dia em que seus anúncios serão exibidos. Um exemplo comum que muitas empresas usam é exibir anúncios apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Isso ocorre devido ao fato das empresas estarem fechadas nos finais de semana. 

Tanto o Google Adwords como o Facebook Ads permitem que as empresas acompanhem o desempenho dos anúncios. Isso significa que, na sua estratégia de mídia paga, é possível acompanhar o número de usuários que visualizaram e clicaram em seu anúncio com facilidade.

3. Conteúdo de qualidade

O desenvolvimento de conteúdos relevantes é fundamental para qualquer estratégia, tanto de marketing digital quanto sua estratégia de mídia paga. Essa é uma tática valiosa para ampliar o alcance de uma marca.

No Google Adwords, que é um serviço de pagamento por clique, seus anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa do Google. Portanto, devem conter as palavras-chave certas para alcançar seu público-alvo. Assim, em todo o conteúdo de suas páginas na internet devem prevalecer os termos principais relacionados ao seu nicho de mercado.

Ao criar um anúncio no Facebook, é importante que nele haja uma imagem e uma mensagem curta para fazer com que as pessoas cliquem no botão ‘curtir’ ou realizem alguma ação. Para isso, use linguagem positiva e seja direto com sua mensagem. 

Uma estratégia de mídia paga nessa plataforma deve incluir três elementos: um captador de atenção, uma frase ou sentença para agregar valor e uma frase de chamariz. Se a primeira frase não despertar o interesse do leitor, ele deixará de ler.

4. Controle de seus custos de publicidade

Aqui está algo realmente incrível da estratégia de mídia paga. Você pode definir um custo máximo por dia para sua campanha. Mas como isso ajuda minha empresa? Isso permite que você conduza sua campanha sem se preocupar em ultrapassar seu orçamento. 

Funciona assim: s anúncios começam a diminuir à medida que seu orçamento também diminui. No entanto, você pode aumentar seu orçamento no momento que desejar. Essa escalabilidade é uma boa opção se você quiser muitos leads em um curto período de tempo.

5. Página de destino

Nesse momento da sua estratégia de mídia paga, seu cliente em potencial achou seu anúncio atraente em relação a todas as outras opções. Ele clicou para saber mais e chegou ao seu site. E agora? Bem, se você é como muitos anunciantes de primeira viagem, sua perspectiva agora está na sua página inicial. Mas, o anúncio geralmente tem uma promessa que a página inicial não consegue cumprir, certa?

Isso porque sua página inicial não é uma página de destino de publicidade. As páginas iniciais explicam tudo o que sua empresa faz, suas soluções e diferentes clientes que ela atende. Em outras palavras, sua página inicial nunca poderia ser 100% relevante para a palavra-chave pesquisada e o anúncio clicado. Não cometa esse erro.

Em vez disso, crie uma página de destino que corresponda à palavra-chave e ao anúncio. O objetivo é tornar todo o processo de vendas coerente para que sua perspectiva seja continuamente assegurada de que está seguindo o caminho certo.

O componente mais importante da sua página de destino é o seu título, que é a primeira coisa que o seu potencial cliente vai ler. Seu título deve chamar atenção, reiterar a oferta feita no anúncio e manter a pessoa lendo o restante da página.

Agora fica fácil criar e executar uma estratégia de mídia paga infalível, não é mesmo? Basta seguir nossas dicas e pensar no que o seu potencial cliente precisa que sua empresa pode oferecer para que a mensagem seja entregue de forma efetiva.

Se você está pensando em criar uma estratégia de mídia paga e investir em Facebook Ads ou Google Ads, mas ainda não se sente preparado para isso. Conte com a ajuda de um profissional ou agência especializada em performance. Certamente será o caminho mais vantajoso e assertivo para alcançar seus objetivos.

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