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Email Marketing – o que é e porque usar este poderoso canal

O que é e porque usar Email Marketing

Email Marketing – o que é e porque usar este poderoso canal

O email marketing é um dos principais canais de comunicação entre empresas e clientes. Além de ser uma maneira eficiente de entregar as mensagens necessárias ao público certo e no momento certo, é uma oportunidade de otimizar o crescimento do seu negócio.

Por mais que muito acreditem que o email marketing esteja morto, esta ferramenta continua muito poderosa e os números comprovam isso. Segundo a Pew Research, 92% dos adultos presentes na internet utilizam email e 61% deles acessam sua conta diariamente.

De acordo com as estatísticas apontadas pela MarketingSherpa, 72% dos consumidores acham que o email é o melhor canal para receber comunicação das empresas e marcas.

Mas, o que é exatamente o email marketing?

O que é Email MarketingO email marketing é uma das várias opções existentes dentro da publicidade online. É uma forma econômica de gerar tráfego para o seu site, assim como aumentar as vendas e manter um bom relacionamento com seus clientes e potenciais clientes.

O email marketing é uma ferramenta versátil capaz de sustentar uma comunicação direta com o público que se interessa pelos serviços e produtos que a sua empresa oferece. Você pode usar este canal para enviar promoções, newsletter, campanhas de datas comemorativas e muitas outras mensagens que considerar necessário.

Quais são as funções do email marketing?

Quando os usuários dão permissão para receber emails da sua empresa, quer dizer que ele está dando abertura para iniciar um relacionamento e você deve aproveitar isso para se comunicar com eles de forma eficiente. Os resultados disso podem ser incríveis!

Veja abaixo qual é o papel do email marketing nas suas estratégias de marketing digital:

Criar engajamento

O email marketing é uma alternativa poderosa para manter um relacionamento contínuo com sua base de contatos. Mas lembre-se, não adianta mandar um email quando der na telha, é preciso manter uma frequência constante – mas sem exagerar.

É importante que você utilize essa ferramenta para engajar os seus clientes e potenciais clientes e, dessa forma, aumentar as chances de que eles passem a comprar da sua empresa ou continuem comprando.

Promover os conteúdos

Ao criar conteúdos no seu blog, você pode promovê-los enviando um email marketing com as novidades para o seu público. Dessa forma, você consegue mais acesso e visibilidade para o seu blog, além de ser uma forma de educar o seu público. Por falar nisso …

Educar o seu público

Através do email marketing você consegue educar e nutrir o seu público, pois você pode enviar mensagens personalizadas para a pessoas certas e no momento certo, ou seja, enviar exatamente o que a pessoa precisa, no moment

o em que ela precisa.

Dessa forma, você pode transformar um potencial consumidor que se interessou em seus produtos ou serviços em um cliente fidelizado.

Converter vendas

Email MarketingVocê pode enviar ofertas para o seu público no email marketing estimulando as vendas. Criar ofertas exclusivas para os consumidores que assinaram sua newsletter, por exemplo, é excelente maneira de promover o seu produto e chamar a atenção de novos consumidores, possibilitando mais vendas futuramente.

Relacionar com os consumidores

Manter relacionamento quer dizer continuar se relacionando com ele mesmo depois da compra ter sido feita. Compradores que ficam satisfeitos voltam a comprar e trazem outros vários benefícios para o seu negócio.

3 motivos comprovados para você implementar o email marketing em suas estratégias

Se você coleta o endereço de email dos seus clientes e deseja que sua marca seja mais relevante para eles, usar o email marketing é uma ótimo opção. Entenda porque:

Alcance Previsível

Quando a empresa faz um post no Facebook, por exemplo, mesmo tendo uma grande quantidade de fãs, não são todos que visualizarão sua mensagem porque os algoritmos do Facebook vão determinar as mensagens que são mais relevantes para os usuários. Ou seja, ao fazer uma postagem no Facebook você não tem controle do alcance.

Com o email marketing é o oposto, pois neste canal você consegue prever o alcance. Se você enviar um email marketing para 50 pessoas, todas elas receberão (a menos que haja um problema técnico).

Flexibilidade no Formato

Porque usar Email Marketing

Um email pode ser feito com templates incluindo elementos gráfico, assim como pode conter somente texto. Você tem total liberdade de inserir quantos caracteres quiser, de incluir links que apontam para o seu site, de enviar fotos e gifs, ou seja, você pode enviar um email marketing para o seu cliente no formato que desejar.

Claro que você não vai enviar qualquer coisa para o seu cliente. Existem algumas práticas recomendadas para criar um email marketing eficiente que gere conversões.

Baixo investimento e alto retorno financeiro

Para começar, você só precisa de um email corporativo, uma ferramenta de email marketing (Mailchimp, RD Station, E-goi, etc.) e uma pessoa que vai ficar responsável por executar o trabalho.

Para quem vai dar os primeiros passos em campanhas de email marketing, o Mailchimp atende bem, pois é uma ferramenta completa e gratuita.

Independente da ferramenta escolhida, ao criar campanhas de email bem estruturadas, você gera mais renda e o retorno financeiro do investimento é muito maior.

Como começar?

O primeiro passo para começar a utilizar o email marketing em suas estratégias é coletar emails de clientes e potenciais clientes, adicionando um formulário no seu blog para que eles cadastrem o email a fim de receber suas comunicações.

Pode ser que você demore a construir uma base boa, mas não caia na tentação de comprar uma lista de emails. Ao comprar uma base de leads, você adquire endereços de email de pessoas não te deram permissão para enviar mensagens a elas e isso pode prejudicar a imagem da sua empresa.

Agora é só escolher o modelo ideal e a ferramenta de disparo de emails para começar a colher os frutos desse poderoso canal de comunicação.

O que achou do post de hoje? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo, será um prazer auxiliá-lo nesse prática eficiente que é o email marketing.

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