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Jornada de Compra: saiba quais são as 4 etapas do processo de compras do cliente

Etapas da Jornada de Compra do Cliente

Jornada de Compra: saiba quais são as 4 etapas do processo de compras do cliente

Você sabia que mesmo inconscientemente existe uma jornada em que a sua persona necessariamente precisa passar para que ele torne de fato o seu cliente? Fique comigo que irei te explicar nesse post.

[Se preferir, assista ao vídeo desse conteúdo]

Segundo Chet Holmes, uma das maiores referências de marketing e vendas americano,

apenas 3% das pessoas estão prontas para realizar uma compra em um determinado momento.

De todos os conceitos de marketing que surgiram nos últimos anos, nada gera mais impacto do que a pirâmide de compradores apresentadas pelo autor. Mas afinal, o que tudo isso significa?

O estudo apresentado por Chet Holmes, muda radicalmente a visão que temos de Marketing (seja ele online ou offline) e mais, como você empreendedor deve proceder para alavancar as vendas e expandir os negócios em um cenário cada vez mais desafiador.

Se você já realizou alguma ação de marketing, provavelmente percebeu que de todas as pessoas impactadas pela sua ação, apenas uma pequena parcela optou em saber mais sobre seu produto e posteriormente efetivou a compra. Mas por que isso acontece?

Isso acontece porque 97% das pessoas precisam ser educadas. Sem um relacionamento efetivo, você infelizmente não conseguirá converte-las em vendas. Afinal, ninguém compra de quem não conhece!

E como proceder diante de um número alarmante como esse? É aqui que eu apresento para você a Jornada de Compra do Cliente.

O que é a Jornada de Compra do Cliente?

A jornada de compra do cliente ou do consumidor é um processo com base em um caminho definido, no qual um potencial cliente percorre antes de efetivar ou realizar uma compra.

Ela é constituída de 4 etapas fundamentais:

1 – Aprendizado e Descoberta
2 – Reconhecimento do Problema
3 – Consideração da Solução
4 – Decisão de Compra

Na prática, toda a jornada de compra é baseada em conteúdos produzidos e publicados em seus canais digitais. Toda a estratégia de conteúdo deve necessariamente abordar cada uma das etapas mencionadas, com objetivo de educar e sanar todas as objeções dos seus consumidores.

1 – Aprendizado e Descoberta

No “Aprendizado e Descoberta”, primeira etapa da jornada, seu potencial cliente não sabe (ou não tem a convicção) que tem um problema ou necessidade e talvez nem saiba que você existe. Este é o momento de impactá-lo e capturar a sua atenção.

2 – Reconhecimento do Problema

No “Reconhecimento do problema”, o consumidor já aprofundou um pouco mais sobre o assunto e percebe que tem um problema. É neste momento que você se posiciona contribuindo com o objetivo de sanar a dor do seu cliente.

3 – Consideração da Solução

Na penúltima etapa da jornada, a “Consideração da Solução”, o consumidor assume definitivamente que possui uma necessidade, já avaliou algumas empresas e está por tomar a decisão. É aí que você se posiciona como autoridade.

4 – Consideração da Solução

Por fim, na etapa de “Decisão de Compra” é onde acontece o xeque mate! É o momento da tomada de decisão, da venda! É nessa etapa que você apresenta os diferenciais da sua empresa em relação aos seus concorrentes e convence-o de que o seu produto é a melhor escolha.

Essa é a jornada de compra do cliente. Que tal começar a definir a sua? Siga nossas dicas acima e, se surgir alguma dúvida, mande-nos uma mensagem no campo de comentários abaixo.

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