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10 ferramentas de Marketing Digital que você precisa conhecer

Ferramentas de Marketing Digital

10 ferramentas de Marketing Digital que você precisa conhecer

Muitas empresas têm apostado no marketing digital para conquistar mais clientes e aumentar o faturamento da empresa. Nessa etapa, várias são as ferramentas de marketing digital – gratuitas ou não – disponíveis para economizar tempo, aumentar a produtividade e otimizar os resultados das ações estratégias na web.

Claro que existem algumas ferramentas de marketing digital mais complexas que as outras e que exigem uma certa expertise pra utilizá-las da maneira correta, mas com um pouquinho de esforço é possível alcançar bons resultados com a sua estratégia de marketing digital.

10 ferramentas de marketing digital que você deve conhecer para otimizar os resultados da sua empresa na web

Descubra quais são as principais ferramentas de marketing digital que podem ajudá-lo a ganhar tempo e escala no planejamento, execução e mensuração dos resultados da sua estratégia de marketing online. Veja!

#1. Google Analytics

O Google Analytics é uma plataforma de análise gratuita fundamental que mede o tráfego dos visitantes em seu site ou blog. Ele analisa o comportamento dos usuários quando visitam o seu conteúdo e converte estas informações de tráfego em relatórios precisos.

Essa ferramenta de marketing digital possui mais de 500 métricas destinadas ao monitoramento de ações de marketing diferentes. Os relatórios e gráficos gerados oferecem insights que o ajudam a entender e melhorar o desempenho do seu site.

Se deseja utilizar essa ferramenta, basta criar uma conta para obter um código de rastreamento que será instalado em sua página. Nós explicamos como fazer isso no artigo: Google Analytics: Tudo que você precisa saber sobre a ferramenta.

#2. Mailchimp

Essa é uma das ferramentas de marketing digital essenciais pra qualquer empresa que deseja manter um relacionamento mais próximo dos clientes e potenciais clientes. O Mailchimp uma plataforma de envio de email marketing, facilitando a personalização de e-mails e recursos que incluem análise, testes, orientação geográfica e diagnóstico de spams.

Essa ferramenta é gratuita e muito democrática, simples e fácil de navegar. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento possível de internet consegue criar e enviar uma campanha de e-mail marketing pelo Mailchimp com facilidade.

#3. Hootsuite

O Hootsuite é uma das ferramentas de marketing digital mais conhecida quando o assunto é gestão de redes sociais. Com essa ferramenta, é possível gerenciar contas do Twitter, perfis e grupos do LinkedIn, contas do Instagram e páginas do Facebook e pode programar o conteúdo com facilidade.

É possível criar uma conta gratuita no Hootsuite com algumas limitações. A ferramenta conta ainda com outros recursos, como o menu analítico, onde é possível visualizar e baixar relatórios sobre a interação nas suas redes sociais.

#4. Buffer

O Buffer é outra das opções de ferramentas de marketing digital que permite gerenciar redes sociais a partir de um único painel de controle. Ele tem uma interface diferente do Hootsuite porque está mais focado no compartilhamento e na programação de publicações.

Na sua versão gratuita, o Buffer permite gerenciar até quatro perfis, podendo ser postadas até 10 publicações por perfil. Se deseja mais que isso, é necessário obter uma conta “pro”.

O Buffer possui uma funcionalidade de dados e estatísticas que mostra as métricas de cada publicação, por exemplo: o que foi retuitado, os post favoritos e públicos alcançados ou impactos gerados.

#5. Google Adwords Keyword Planner

Entre as ferramentas de marketing digital citadas, a mais importante para quem trabalhar com SEO é o Google Adwords Keyword Planner. Isso porque esta ferramenta ajuda a selecionar as melhores palavras-chave a serem inseridas em seu site ou blog. Serve também como fonte para encontrar manchetes para suas postagens, mensagens e vídeos.

Basicamente, esta ferramenta informa quais foram as pesquisas mensais de cada palavra-chave que você indica e lhe dá alternativas de palavras-chave e a quantidade de pesquisas realizadas. É possível filtrar por países e idiomas visando encontrar com facilidade sobre o que os seus clientes e potenciais clientes estão pesquisando para ser mais assertivo na sua produção de conteúdo.

#6. Survey Monkey

Com o Survey Monkey, pode-se criar todos os tipos de pesquisas com seus clientes visando entender seus gostos e preferências, (com diferentes números de perguntas, possibilidade de personalização, etc.).

Assim você vai obter resultados concretos e detalhados de todas as pesquisas que realizou. O Survey Monkey irá ajudá-lo a entender o que seus clientes precisam.

#7. Google Trends

Google Trends é uma ferramenta de acesso livre e aberto fornecida pelo Google. Nela dá pra comparar a popularidade de várias palavras ou frases. Desta forma, conhece o nível de pesquisa de um determinado termo durante um período de tempo. Isso permite que você identifique as diferenças nas buscas numa escala de 0 a 100.

Se uma pessoa quer abrir um novo negócio dentro de um setor, esta ferramenta pode ajudá-lo a conhecer os produtos mais procurados dentro de uma categoria, quais são as novas tendências e o que os usuários exigem mais. 

#8. Slideshare

Essa é uma das melhores ferramentas de marketing digital que existe pra encontrar conteúdo, pois é possível achar informações muito úteis sobre diferentes tópicos. O Slideshare oferece a possibilidade dos usuários fazerem o upload e compartilharem suas apresentações de forma pública ou privada e você também pode baixar as publicações em PDF.

É também uma ferramenta de SEO gratuita que pode ajudá-lo a posicionar seu conteúdo na Internet, uma vez que o Google mostra as publicações em seus resultados de pesquisa. Por este motivo, é aconselhável usar o Slideshare pra capturar visitantes qualificados em seu site.

#9. HubSpot

O HubSpot é uma plataforma de automação de marketing que ajuda as empresas a atraírem visitantes, convertê-los em leads e, finalmente, clientes. É uma das mais importantes ferramentas de marketing digital e vendas do mundo. 

O software HubSpot também serve para criar blogs, páginas de destino, chamadas para ações, e-mails customizados, vídeos, e-books e páginas web personalizadas. Entre as suas funcionalidades tem o gerenciamento de relações com o cliente ou CRM, que permite um monitoramento dos usuários.

#10. BuzzSumo

O BuzzSumo é uma das ferramentas de marketing digital que permite pesquisar o conteúdo mais relevante que foi compartilhado nas redes sociais e o autor deles; ou seja, o conteúdo que gerou maior engajamentoAlém disso, o BuzzSumo permite que você saiba qual conteúdo do seu site ou de seus concorrentes tiveram maior impacto nas redes sociais. 

Com o BuzzSumo também dá pra saber, através de palavras-chave, o que tem sido mais relevante em seu setor nas últimas 24 horas. Desta forma, é possível adaptar sua estratégia de marketing de conteúdo para as últimas tendências e coletar dados em torno desse conteúdo.

#Extra: RD Station

Esta é uma das ferramentas de marketing digital essenciais para empresas que desejam captar, converter e fidelizar clientes. O RD Station é um software completo de gestão e automação de marketing e vendas que possui 7 funcionalidades principais:

  • Planejamento estratégico e análise;
  • Geração, nutrição, segmentação e acompanhamento de Leads;
  • Compartilhamento e agendamento de postagens em mídias sociais;
  • Otimização de conteúdos com estratégia de SEO;
  • E-mail marketing inteligente + modelos de email personalizáveis;
  • Automação de Marketing;
  • Criação de Landing Pages (página de conversão);

Esse software completo une 12 ferramentas de marketing digital em 1 que executa perfeitamente o que promete. Além disso, o RD Station oferece todo o suporte necessário para utilizar a ferramenta sem dificuldades.

E aí, o que achou das nossas dicas? Essas 10 ferramentas de marketing digital podem contribuir – e muito! – para agilizar as ações online da sua empresa e facilitar a sua vida.

Tem alguma ferramenta que você utiliza (e ama!) que nós não citamos e gostaria de ver nessa lista? Deixe um comentário, aposto que todo mundo vai adorar novas ferramentas pra otimizar as estratégias de seus negócios.

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