Top

Google Analytics: 5 métricas importantes para você analisar o desempenho do seu site

Google Analytics

Google Analytics: 5 métricas importantes para você analisar o desempenho do seu site

Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que permite acompanhar e medir os resultados das ações estratégias de marketing digital. Além disso, permite entender melhor o seu público e identificar de que forma esses usuários acessam seu site.

Se você chegou aqui por mera curiosidade e não faz nem ideia do que é o Google Analytics, eu tenho duas notícias pra você: uma boa e uma ruim.

A ruim é que você está deixando de conhecer informações úteis para gerir melhor o seu site e, por isso, está perdendo muitas oportunidades de alavancar o seu negócio na web.

Em compensação, a boa notícia é que você vai sair daqui conhecendo bem a importância do Google Analytics para implementá-la com eficiência em sua estratégia digital. Vem ver!

Afinal, o que é o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento gratuita que acompanha tudo que tenha relação com o tráfego do seu site, blog ou loja virtual.

O monitoramento é indispensável para quaisquer atividade na web, afinal com base nas informações levantadas pela ferramenta é possível analisar o comportamento do consumidor em resposta às suas ações de marketing digital.

O Google Analytics gera dados estatísticos, geográficos e demográficos como:

  • Quantas visitas seu site recebeu, quantos são visitantes únicos e quantos retornam ao seu site.
  • Qual a origem do tráfego desses usuários, se eles vieram por meio Google, Redes Sociais, Campanhas, E-mail, etc.
  • Quais são as páginas do seu site que os visitantes mais acessam.
  • Quais metas que você traçou que foram atingidas.
  • Qual ação ou campanha de marketing digital que trouxe mais acesso ou proporcionou o melhor resultado.

Com mais de 500 métricas destinadas a monitorar ações diferentes, os relatórios e gráficos do Google Analytics oferecem insights importantes sobre a formação do seu site e sobre seu conteúdo.

05 métricas do Google Analytics que você não pode deixar de analisar

O que é Google Analytics

O Google Analytics fornece informações completas e dados bastante seguros, independente da necessidade de cada negócio. Sendo assim, separamos algumas das métricas básicas, mas muito importantes, para te auxiliar na tomada de decisões.

Métrica 01: Visitas e visitantes

O número de visitantes se refere ao número de pessoas que visitaram o seu site, independente de quantas vezes ele visitou. Já o número de visitas mostra a quantidade de vezes que o seu site foi acessado.

Para facilitar o entendimento: se você visitou o site da Tag2 5 vezes durante o dia de hoje, o Google Analytics vai aprontar que nosso site teve 1 visitante e 5 visitas. Ficou claro?

Métrica 02: Taxa de Rejeição (Bounce Rate)

O Google Analytics mostra a porcentagem de pessoas que visitaram o seu site mas abandonaram logo em seguida. Ou seja, não fizeram nenhuma ação na página em que eles entraram nem continuaram a navegação.

Fique de olho na taxa de rejeição das páginas mais importantes, como as páginas de produtos e serviços. Isso é sinal que o seu conteúdo não está sendo atraente o bastante ou não responde de forma clara as necessidades dos visitantes.

Métrica 03: Taxa de Saída

Já a taxa de saída mostra a porcentagem de usuários que navegaram pelo seu site e saíram. Porém aqui a taxa de saída não considera se esta é a primeira página que o usuário visitou ou não.

Nesse relatório do Google Analytics são comparados a taxa de rejeição e a de saída para que você possa analisar quais conteúdo não tem uma boa perfomance para evitar conteúdos parecidos.

Métrica 04: Origens do Tráfego

Os visitantes podem chegar ao seu site por diferentes fontes de tráfego e existem diferentes análises que podem ser feitas dentro do Google Analytics para cada fonte. São elas:

Tráfego Direto: os visitantes do tráfego direto são aqueles que digitaram o endereço do site da sua empresa no navegador.

Links: essa fonte de tráfego se refere a todos os sites de terceiros que trouxeram visitantes para o seu site. Aqui o Google Analytics mostra também as redes sociais que trouxeram tráfego.

Busca Orgânica: indica todas as palavras-chave que encaminhou visitantes para o seu site através dos mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

Campanhas: aqui o Google Analytics mostra todas as palavras-chave que encaminhou visitantes para o seu site através de anúncios do Google AdWords.

Métrica 05: Performance para Mobile

Como as pessoas têm usado os smartphones e dispositivos móveis para acessar a internet, é preciso acompanhar se seu site está otimizado para estes dispositivos. O Google Analytics mostra quais são os fatores que você precisa melhorar para oferecer a melhor experiência para o usuário.

Integrando o Google Analytics em 4 passos

Métricas do Google Analytics

Para integrar o Google Analytics ao seu site é simples! A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site do Google Analytics e se inscrever (clique aqui para acessar).

Feito isso, você deve preencher os campos disponíveis com o nome da conta, nome do website, url (endereço do site na web), categoria do setor e fuso horário.

Agora é só adicionar o Código de Acompanhamento do Google Analytics no seu site. Se você utiliza a plataforma WordPress, basta abrir o Editor de Temas que fica dentro do menu Aparência e adicionar o Código de Acompanhamento na aba “footer.php”. O Código de Acompanhamento disponibilizado pelo Google Analytics deve ser incluído bem em cima da tag </body>.

É muito que o código seja corretamente instalado para que não aconteça nenhum erro quando a ferramenta analisar seu site.

Onde analisar as métricas do Google Analytics

Para acompanhar os relatórios e as métricas é acessar o site do Google Analytics. Os principais relatórios ficam na dashboard da ferramenta. Mas pode mexer à vontade para descobrir tudo que a ferramenta tem a oferecer. Nada que você fizer lá, irá atrapalhar seu site.

O Google Analytics é uma forma poderosa de analisar os dados para você tomar decisões estratégicas e assertivas. Comece a experimentar a ferramenta incrível e veja na prática tudo que o Google Analytics pode fazer pelo seu negócio.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário nesse post ou envie-nos uma mensagem. Nós estamos a disposição para auxilia-lo a melhorar a performance da sua empresa na web.

Aproveite para ler o conteúdo O que é web analytics e por que ele é tão importante? para entender a importância de coletar, monitorar e analisar dados de navegação dos usuários na internet.

No Comments

Publique um comentário.

5 × 2 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.