Inbound Marketing: a solução que sua empresa precisa!

Se você acredita que em tempos de crise o investimento em marketing precisa ser restrito, temos algo a dizer: não vá por esse caminho. Em tempos assim, os clientes têm medo de comprar. Se sua empresa também seguir com medo de mostrar o produto ou serviço, a tendência é que o cenário só piore, concorda?

Talvez essa impressão de que o marketing é um custo – e não um investimento – seja causada pelo fato de sua empresa não utilizar as ferramentas corretas para chegar até os clientes. E talvez seja a hora de usar o Inbound Marketing. Entenda:

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Afinal, o que é esse tal de Inbound Marketing?

É um marketing não invasivo, que utiliza ferramentas simples – blogs, e-books, vídeos virais, SEO, webinar, feeds, links patrocinados etc. – para que os clientes vejam sua empresa no exato momento em que procuram pelo serviço ou produto que ela oferece.

O marketing tradicional como você o conhece (também chamado de outbound marketing) muitas vezes leva sua marca até o público, só que de maneira impositiva. Essas intervenções podem ser abruptas, forçadas e invasivas. Como aquele comercial de TV que aparece no melhor momento do filme; o pop-up brilhante que fica piscando e quase sobressai à tela do seu computador quando você acessa um portal; ou aquele merchandising chato, que toma o seu tempo durante seu programa predileto no rádio.

Em todos esses exemplos, são as empresas que estão em busca dos clientes. No Inbound Marketing acontece o contrário. O cliente encontra sua empresa de maneira natural, durante buscas pela web e/ou momentos de entretenimento, o que certamente traz muito mais resultados.

Os pilares do Inbound Marketing

O Inbound Marketing, para ser bem-sucedido, deve se pautar em três componentes:

Conteúdo de qualidade

É todo o trabalho feito com palavras, imagens e recursos utilizados em cada texto ou campanha para atrair os potenciais clientes para o seu negócio. Quanto mais bem escrito e segmentado, maiores as possibilidades de sucesso. Isso vale para a criação de posts em blogs, para estruturação das informações no seu site e para a criação de posts no Facebook, campanhas no AdWords etc.

SEO bem estruturado

Através da utilização de palavras-chave, links e recursos personalizados para o seu negócio, a técnica de SEO (Search Engine Optimization) ajuda a tornar seu conteúdo amigável para que o Google faça com que ele chegue aos seus futuros clientes. Um trabalho bem elaborado de SEO facilita o trabalho do Google.

Mídias Sociais

Ao traduzir o seu conteúdo para os canais de relacionamento, as mídias sociais, você o torna mais agradável, autêntico e mais fácil de ser assimilado pelos seus clientes em potencial. Mais do que estar nas redes sociais, é preciso saber como trabalhar dentro delas. E é esse o trabalho do Inbound Marketing.

Por que o Inbound Marketing pode ser um bom negócio para minha empresa? Porque ele custa menos!

O valor do investimento em Inbound Marketing, quando comparado aos custos do marketing tradicional, é bem menor. Basta analisar os preços de uma veiculação de anúncio em outdoor, na TV ou no rádio, e o valor de uma criação de um site, de um blog, do gerenciamento de uma fan page ou de uma consultoria em SEO e links patrocinados (AdWords).

Porque ele é segmentado e planejado

Ao contrário das mídias de massas, o Inbound Marketing prepara conteúdos e estratégias que vão atingir apenas o público que tem real interesse no que sua empresa tem a oferecer. Além disso, os relatórios para análise de ROI (Retorno Sobre o Investimento) são bem mais detalhados e assertivos. Trata-se de um investimento, não de uma empresa permanente.

Quando você investe em marketing de conteúdo, você conquista bons lugares nos buscadores sem precisar ficar pagando por clique. Sua empresa aparecerá entre as primeiras porque você criou conteúdo de qualidade e de interesse do seu público, e isso o atraiu até você.

Entenda em 5 tópicos por que o Inbound Marketing é fundamental para o seu negócio.

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1- “Confio mais no modelo tradicional”

O marketing tradicional não é mensurável. entre entender quantas vendas um outdoor ou uma propaganda de TV, por que não medir quantas vendas vieram por uma campanha de email ou anúncios em links patrocinados?

2 – “Não entendo por que estar na internet”

60% do processo de compra está feito antes do cliente final entrar em contato ou ir até a sua loja. Você precisa de uma estratégia digital consistente para garantir que alcançará o público nesse estágio.

3 – “Esse negócio de marketing digital é moda”

Isso não é verdade. Marketing digital vem sendo aplicado há alguns anos e já trouxe resultados de alto impacto em vendas, redução de custo de aquisição de clientes dentre outras métricas de negócio.

4 – “Não tenho dinheiro para investir”

As estratégias de Inbound Marketing trarão impacto positivo no seu negócio. Aumento de tráfego em seu site, oportunidades e vendas são um retorno sobre o seu investimento.

5 – “Estou cansado de ouvir promessas fantasiosas sem nenhum resultado”

Uma boa estratégia de Inbound Marketing pode ser feita com um plano claro e foco em resultados no curto, médio e longo prazo.

Concluindo:

Separar recursos para investir em marketing é fundamental para que sua empresa não seja esquecida pelo público. Ao investir em Inbound Marketing, você aproveitará melhor o investimento disponível e falará diretamente com aqueles que se interessam em fazer negócios com a sua empresa. Assim fica muito mais fácil fazer bons negócios.

Entre em contato com a nossa equipe de consultores e faça já um orçamento para começar agora.

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