Top

Inbound marketing funciona? Descubra a verdade que omitiram de você

Inbound Marketing funciona?

Inbound marketing funciona? Descubra a verdade que omitiram de você

Você já deve ter ouvido falar sobre o Inbound Marketing, mas entendeu do que se trata? É normal que diante de tantas terminologias do mercado você não tenha entendido bem o conceito. O mais importante é saber que o Inbound Marketing funciona e que você precisa descobrir a verdade que omitiram de você a respeito disso.

O chamado Inbound Marketing é uma metodologia que combina técnicas de marketing de conteúdo, social media e SEO. Seu principal objetivo é fornecer conteúdo de qualidade para que o usuário seja conquistado enquanto navega pela internet.

A essência do Inbound Marketing está em “viajar” com o cliente. Como assim viajar? Basicamente, trata-se de entrar em contato com o cliente do início ao fim do processo de compra e acompanhá-lo através de um conteúdo apropriado em cada uma das etapas de maturação.

Esta viagem conjunta maximiza o número de pontos de contato entre a marca e o cliente. Desta forma, é criado um tipo de relacionamento entre ambos, que deve terminar na conversão e fidelização do usuário.

O que você não sabia sobre o Inbound Marketing?

Como você pode ver, essa abordagem sutil para o usuário é muito diferente da publicidade mais tradicional, que não traz os mesmos resultados. Geralmente, os empreendedores têm acesso apenas aos métodos antigos de marketing e desconhecem a gama de oportunidades oferecidas pelo Inbound Marketing.

Nele não é o conteúdo que ataca os usuários, mas sim os usuários que são atraídos para o conteúdo. O conceito do Inbound Marketing nasceu, em parte, para responder às mudanças no comportamento do consumidor, que nos últimos anos deixaram de ser passivos e começaram a interagir mais ativamente com as marcas.

Inbound marketing funciona?

Ok, tudo isso parece ótimo, mas você ainda pode estar se perguntando: O Inbound Marketing funciona mesmo? Sim, funciona! E para que não reste dúvidas, comentaremos brevemente suas vantagens.

A estratégia de Inbound Marketing sempre gira em torno do comprador. Com ele não precisamos adivinhar qual é o perfil do cliente. Isso é feito através de pesquisas bem elaboradas para saber exatamente o que seu cliente precisa.

É muito importante oferecer um conteúdo valioso que cubra as necessidades do usuário e guie-o na decisão da compra. Um bom marketing de conteúdo o ajudará a ganhar visibilidade nos motores de busca.

Além disso, o Inbound Marketing funciona devido ao poder de suas duas características principais: a segmentação e a análise.

Segmentação

Segmentação está relacionamento com a capacidade de selecionar o perfil do público que a sua estratégia irá atingir. O Inbound Marketing acompanha o usuário ao longo do processo de compra, de modo que o conteúdo oferecido depende do perfil do usuário e do tempo do processo em que esteja.

Análise

Sendo uma estratégia digital, o Inbound Marketing permite analisar todas as ações tomadas para ver se os resultados obtidos estão dentro do esperado. Analisar é essencial para otimizar a estratégia e aprimorá-la.

Como funciona o inbound marketing?

Bem, você já sabe o que é o Inbound Marketing. Agora, para ter uma ideia mais completa dessa metodologia, queremos dizer-lhe brevemente como funciona.

É muito importante que o usuário seja atraído pelos produtos ou serviços da empresa, depois de ter sido seduzido pelo conteúdo de qualidade que oferece. Todo esse processo baseia-se principalmente em quatro pilares: atrair, converter, fechar e fidelizar.

Atrair

Se o seu site não tem visitas, ele não gera leads. Se não gera leads, não há vendas. Por isso a Atração é a primeira fase do Inbound Marketing. Em vez de gastar os seus esforços e recursos para se comunicar com o público de massa, com o Inbound você fala com a sua audiência, atraindo os leads qualificados e propensos a consumir o seu produto ou serviço.

Converter

Quando falamos de conversão, estamos nos referindo às ações que os usuário realizam, deixando as informações de contato em troca de um benefício ou ao efetuar uma compra, por exemplo. Ter um site com muitos visitantes que não convertem indica que algo está errado e isso é extremamente prejudicial para os negócios. É a hora de pensar em refazer o seu planejamento de Inbound Marketing.

Fechar

Quando o seu lead chega nessa etapa, é sinal de que agora ele é um lead qualificado, ou seja, ele está propenso a fechar negócio com sua empresa, portanto o próximo passo é transformá-lo em cliente. Como fazer isso? Continue se relacionando com ele, utilizando cases de sucesso da sua empresa, prêmios e diferenciais competitivos como cartas na manga para deixar claro que a sua empresa tem a solução para os problemas dele.

Fidelizar

Aí vai uma dica de Inbound Marketing para você se lembrar sempre: não caia na besteira de abandonar o cliente depois que ele concluiu a compra! Continuar se relacionando com seus clientes e encantá-los é essencial. É nesse ponto que você ganha os fãs e defensores da sua marca e isso fará com que elas passem a te recomendar para os seus contatos. Tem propaganda melhor do que o marketing boca a boca?

Quais vantagens da metodologia Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem se tornado uma das metodologias queridinhas dos publicitários, marketeiros e empreendedores que entendem a importância de atrair clientes de forma agradável, valiosa e não intrusiva. Algumas vantagens de investir no Inbound são:

Mais organização dos canais de marketing digital

Muitas vezes você investiu recursos no marketing, mas sua empresa não sabia como fazer uma organização real e cada canal acabou agindo de forma independente, certo? O Inbound Marketing é uma metodologia que combina técnicas de Marketing de Conteúdo, Mídia Social e SEO, ou seja, coordena estrategicamente diferentes técnicas de marketing.

Fidelização dos seus clientes

No Inbound Marketing, o conteúdo certo é fornecido à pessoa certa no momento certo. Conhecer uma necessidade específica é uma das melhores maneiras de alcançar um dos principais objetivos do Inbound Marketing: tornar os usuários leais e promotores de nossa marca. Ter um cliente é ótimo, mas ter um cliente fiel é muito melhor.

Sua marca ganha visibilidade

Qual é um dos principais problemas que uma marca enfrenta? A visibilidade, certo? No imenso mundo da internet essa é uma tarefa complicada e pode se tornar uma verdadeira luta. Mas com uma estratégia integrada e conteúdos valiosos, certamente mais visitantes irão se relacionar com sua marca.

Se antes você não tinha sido apresentado ao Inbound Marketing para ter sucesso em seu negócio, agora já conhece e sabe de todos seus benefícios. Dessa forma poderá implantar uma estratégia que possa aumentar o número de visitas no seu site.

E o mais importante, sua marca ganhará visibilidade de forma natural, abordando os usuários de maneira gentil para oferecer conteúdo de qualidade que estará relacionado aos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

O que achou da metodologia Inbound Marketing? Será que ela serve para o tipo de produto/serviço que você comercializa? Marque com um de nossos consultores especialistas em Inbound Marketing para tomar um café e discutir como tirar o seu projeto do papel. Que tal?

Quer saber mais sobre o Inbound Marketing? Baixe o nosso ebook e domine essa metodologia essencial que é o Inbound Marketing!

No Comments

Publique um comentário.

20 + dezoito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.