Top

Inbound Marketing – A metodologia por trás do sucesso nas vendas pela internet

Metodologia Inbound Marketing

Inbound Marketing – A metodologia por trás do sucesso nas vendas pela internet

Inbound Marketing é a união de estratégias usadas com o intuito de atrair pessoas ao site da sua empresa de forma voluntária. O Inbound se baseia no relacionamento, nutrição e educação dos clientes, utilizando os três pilares da metodologia: SEO, Marketing de Conteúdo e Redes Sociais.

A popularização da internet mudou o comportamento das pessoas em diferentes aspectos, inclusive, na maneira como elas adquirem produtos e serviços. E para acompanhar essas mudanças, quem vende teve que se adaptar. O inbound marketing se tornou então o principal aliado na hora de aumentar a conversão de vendas.

E se você ainda não se adaptou a nova maneira de fazer marketing sem interromper o consumidor, precisa entender o que é o inbound marketing, como funciona e quais as estratégias que envolvem a metodologia por trás do sucesso nas vendas pela internet.

Confira o que você vai ler neste artigo:

  • O que é inbound marketing;
  • Como funciona a metodologia;
  • Como colocar o inbound marketing em prática;
  • Como o inbound marketing contribui para aumentar as vendas;
  • Melhores estratégias de inbound marketing;

O que é Inbound Marketing

O inbound marketing é uma estratégia incrível, abrangente e que engloba diferentes estratégias de marketing digital. Basicamente, consiste em atrair o público de um produto ou serviço de forma voluntária, de forma que ele busque informações sobre uma determinada marca e não ao contrário, como o marketing tradicional.

Em vez de bombardear o consumidor com estratégias intrusivas, o inbound marketing reverte essa lógica oferecendo conteúdos relevantes que respondam às necessidades e problemas do consumidor, tornando-se mais eficiente já que é o público alvo quem vai atrás do produto.

Por isso é também chamado de marketing de atração, sendo que as suas ferramentas são as responsáveis por atrair consumidores em potencial.

Como funciona a metodologia do Inbound Marketing

Por mais que o inbound marketing possa ajudar a aumentar as suas vendas, ele também exige mais conhecimento a respeito da sua persona (público ideal da sua marca). Isso porque existe um caminho a seguir, o qual é orientado pelas características dos consumidores que a sua marca quer atingir. Para tanto, é preciso se guiar pelas seguintes etapas:

  • Atração
  • Conversão
  • Fechamento
  • Encantar

Dentro do inbound marketing, a atração consiste em atrair tráfego para o seu site, loja virtual ou outra plataforma que você usa para atrair futuros clientes, o que pode ser feito pelas redes sociais, blogs e outros.

A conversão é feita por meio de ferramentas que estimulam os internautas a se interessarem pelo seu produto e, posteriormente, realizarem a compra. Um exemplo são os formulários existentes nos sites para que os visitantes cadastrem o seu e-mail, assim, recebem informações da marca. Essa etapa do inbound marketing possibilita a criação de uma relação com o consumidor em potencial.

Já o fechamento acontece quando a venda é concluída. E, por fim, o encantamento é garantir a satisfação do cliente após adquirir a sua marca.

Para executar essas etapas do inbound marketing é de fundamental importância valer-se do SEO, do marketing de conteúdo e das estratégias nas redes sociais. As técnicas de SEO, otimização para os mecanismos de buscas, são diversas ações para tornar sites e e-commerce mais amigáveis aos buscadores.

O marketing de conteúdo é toda estratégia de conteúdo relevante que você publica em sites, blogs, redes sociais, etc., a fim de atrair sua persona. E as estratégias em redes sociais é usufruir de todos os seus recursos para se aproximar dos consumidores.

Como colocar o Inbound Marketing em prática

Colocar o inbound marketing em prática demanda esforço e dedicação, ainda mais se você está começando sua atuação no mercado. Pode ser que você já faz algumas ações sem saber, porém para ter resultados efetivos é necessário planejamento, conhecimento aprofundado da sua persona e muito trabalho.

Além disso, há um grande número de possibilidade e, conforme o seu mercado de atuação, algumas são mais eficazes do que outras.  Entre elas, estão:

  • Publicar posts relevantes no seu blog;
  • Usar e abusar de infográficos, vídeos, imagens e outros;
  • Presentear sua persona com e-books;
  • Promover fóruns online e webinars;
  • Enviar e-mail marketing e utilizar a automação de marketing;
  • Criar e atualizar perfil nas redes sociais.

Mas não adianta fazer uma ou outra ação de forma isolada. Para funcionar, o inbound marketing precisa ser pensado de forma estratégica, aliando os esforços para chamar a atenção, educar, nutrir e se relacionar com seus potenciais clientes de forma a caminhar pela jornada de compra.

Como o inbound marketing contribui para aumentar as vendas

Ao aplicar o inbound marketing na sua empresa, você estudou o perfil dos seus potenciais clientes e entendeu seus problemas e necessidades. Com estas informações em mente, é possível criar uma ação que vise atrair essa persona, através de um ebook, por exemplo. Se esse usuário acha seu conteúdo relevante, ele vai se inscrever e passa a ser um lead.

A partir disso, aplicando outras estratégias de inbound marketing e a automação de marketing (confira o artigo Automação de Marketing – O segredo para escalar sua produtividade e as vendas para entender como funciona) de acordo com sua etapa no funil de vendas, mais conteúdos deverão ser enviados visando educar e nutrir esse lead sobre a solução que você oferece.

A próxima etapa é transformar o lead, em lead qualificado. Agora ele está mais propenso a prosseguir pela jornada de compra, virando uma oportunidade de negócio. Mas como saber que eles estão prontos para comprar?

Os próprios leads irão te falar isso. A lógica do inbound marketing é o seguinte: se o potencial cliente entrou no seu site 5 vezes e consumiu somente conteúdos mais básicos, ele ainda está na fase de educação e nutrição, não sendo indicado para o time de vendas entrar em contato.

Caso contrário, se o potencial cliente entrou 3 vezes e da última visitou a página de orçamento, quer dizer que ele está disposto a fazer negócio. É aí que sua equipe de vendas deve entrar em ação. A mesma lógica serve se você utilizar um software de automação de marketing.

O que o inbound marketing consegue levar para o time de vendas:

  • Leads qualificados, evitando perda de tempo e recursos para trabalhar um lead que não está pronto para comprar;
  • Consequente aumento da produtividade do time de vendas;
  • As chances de conversão em venda são muito maiores.

Melhores estratégias de inbound marketing para aplicar no seu negócio

Em meio a tantas possibilidades oferecidas pelo inbound marketing – a metodologia por trás do sucesso nas vendas pela internet – é preciso saber quais são as mais adequadas para o seu negócio. Nessa hora, é preciso levar em consideração tanto o produto ou serviço que você vende quanto o perfil da sua persona.

Afinal, ninguém melhor do que você que é o promotor da marca para saber quem são seus consumidores e, junto com um especialista em inbound marketing, identificar quais são os caminhos mais eficientes para atrair e conquistar os seus consumidores em potencial. Para te ajudar a identificar e criar uma estratégia eficiente, descubra os 10 cuidados que você precisa ter ao criar uma estratégia de inbound marketing infalível.

Ficou com alguma dúvida sobre a estratégia e como aplicar em seu negócio? A Tag2 Digital é uma agência de marketing digital especialista e certificada em inbound marketing e podemos ajudá-lo. Deixe seu comentário abaixo que responderemos o mais breve possível.

No Comments

Publique um comentário.

8 − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.