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Inbound Marketing

Atraia clientes para o seu negócio com mais lucratividade

O que é o Inbound Marketing

Já pensou em usar uma estratégia que atraia, de forma voluntária, potenciais clientes para o site da sua empresa? Através da metodologia Inbound Marketing é possível captar mais visitantes, trazê-los para perto da sua marca e transformá-los em clientes.

O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração é o conjunto de estratégias realizadas para atração de clientes por meio de conteúdo relevante, sua metodologia segue uma sequencia de etapas que visam transformar esse visitante em um potencial cliente.

Entre os benefícios desta metodologia destaca-se a entrega de resultados mensuráveis, a otimização de gastos, segmentação de público, taxa de retorno sobre investimento (ROI) e geração de leads (potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço).

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Como funciona o Inbound Marketing

Para iniciar o processo do Inbound Marketing primeiramente é essencial que se defina uma persona para o seu negócio. Mas o que é isso?

A persona é a projeção do seu cliente ideal, baseada em dados reais sobre o comportamento e características dos seus clientes.

Definimos a persona para sabermos como abordar o cliente e quais materiais preparar para aquele cliente na orientação da sua compra, e assim entregarmos o produto certo para a pessoa certa.

Após a definição da persona damos segmento ao Marketing de atração aplicando as 5 etapas para a execução do plano, estas são: atração, conversão, relacionamento e vendas e análise. Essas etapas se complementam de forma inteligente e toda a sua estratégia deve passar pelas fases com maestria.

As Etapas do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing segue uma ordem de etapas pensadas e testadas para atrair e relacionar com inteligência com os usuários do seu site.

Para que a estratégia de Inbound Marketing seja aplicada com foco em resultados, é necessário passar pelas seguintes fases alinhadas e complementares: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Abaixo explicaremos cada uma delas para seu melhor entendimento.

Atrair

É simples entender essa etapa, um produto/serviço que não é visto, não é consumido, sem gerar esse consumo, sua empresa não gera lucro, e sem lucro suas estratégias são em vão, não é mesmo?

Na etapa de ATRAÇÃO, ao invés da sua empresa ir atrás de possíveis clientes, essa energia é gasta na construção de conteúdo relevante para trazer as pessoas ao seu negócio por espontânea vontade, o resultado disso é um público mais engajado e propício ao consumo.

Existem diversas formas de atrair esse potencial cliente até o seu negócio, vamos falar de alguns deles abaixo:

  • SEO (Otimização para mecanismos de busca “Google”)
  • Links Patrocinados (Google e Facebook Ads)
  • Marketing de Conteúdo (Conteúdos Originais com foco no cliente)
  • Criação de Sites (Sites otimizados para conversão)
  • E-mail Marketing (E-mails profissionais e segmentados)
  • Landing Pages (Páginas específicas e otimizadas para captura de informações de clientes)
  • Gestão de Redes Sociais (Gestão e monitoramento)
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Converter

A etapa da conversão é complementar a de atração, é quando o lead prosseguiu na estratégia. Nesse processo ele está próximo de realizar uma troca com sua empresa, ele provavelmente disponibilizará os dados dele em alguma de suas formas de captá-lo, (ação executada na etapa de atração) em troca de benefícios ou recompensa, como materiais ricos ou testes grátis de ferramentas que sua empresa oferece. Falaremos um pouco sobre como trabalhamos nessa etapa.

Criação de Ofertas: As ofertas ou materiais ricos são uma ótima estratégia para conversão de um usuário em lead. Esses materiais (e-books, planilhas, infográficos) são disponibilizados ao usuário com o objetivo de captar seus dados e assim ter uma abordagem mais efetiva pela equipe de vendas.

Formulários: Extremamente necessários com o objetivo de aumentar a captação de informações dos leads para possíveis interessados em seus serviços ou produtos.

Lading Pages: Páginas construídas para um objetivo específico (Solicitar informações dos usuários para iniciar um relacionamento) que é a conversão.

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Relacionar

Como estamos acostumados a lidar, nem todos que chegam até nosso negócio estão decididos a efetivar a aquisição de um produto/serviço. Para comprovar, Chet Holmes, escritor do livro “The Ultimate Sales Machine” diz que se você pudesse colocar todos os teus prospects (potenciais clientes do seu negócio), em um estádio de futebol (umas 10.000 pessoas) e tentasse fazer uma apresentação, tentando vender a eles o teu negócio apenas 3% deste número estaria preparado para realizar uma compra (imagem ao lado). Por isso, dentro da etapa RELACIONAMENTO encontramos pontos estratégicos que aceleram esse processo de compra e vamos descrever abaixo alguns para ampliar o entendimento.

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E-mail Marketing Segmentado

O Email Marketing não deve ser o canal do spam, onde as pessoas recebem grande fluxo de e-mails sem autorização. Com a metodologia Inbound todos os envios são pensados estrategicamente para a pessoa certa e na hora certa em cada etapa do funil.

“De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online utilizam email”.

É importante ressaltar que este tipo de abordagem é usada para uma base de lead captada na etapa de atração, assim a taxa de conversão é maior, pois o seu lead se interessou pelo seu produto/serviço na primeira etapa e agora ele está interagindo com suas ações, assim, a probabilidade desse lead se tornar um defensor da sua marca é alta.

Automação de Marketing

A Automação de Marketing está ligada ao seu relacionamento com o cliente, via e-mail. Com a automação é possível criar uma estrutura de nutrição de leads, que consiste em construir e manter relacionamento, mesmo que este não esteja preparado para a compra visando aumentar a credibilidade e autoridade no assunto.

Isso aí, estamos caminhando para a próxima etapa do funil do Inbound e a mais esperada por todo investidor não é mesmo?

Vamos falar agora sobre a etapa de vendas!

Vender

Independente do segmento e do propósito, qualquer empresa tem como objetivo final o lucro. Quando o seu lead chega nessa etapa, é sinal de que agora ele é um lead qualificado, ou seja, está propenso a fechar negócio com sua empresa. Portanto, este é o momento de transformá-lo em cliente. Como faremos isso? Continuaremos nos relacionando com ele, utilizando cases de sucesso da sua empresa, prêmios e diferenciais competitivos como cartas na manga para deixar claro que a sua empresa tem a solução para os problemas dele.

Lead Scoring – Por meio de uma pontuação de ações dos Leads, é possível identificar, de maneira mais eficiente, possíveis oportunidades de negócios. Através de 2 eixos principais, sendo um de perfil e outro de interesse, coletamos informações valiosas que ajudarão no processo de vendas da sua empresa. A vantagem de utilizar essa ferramenta é a chance de entrar em contato apenas com leads que realmente são potenciais compradores. Como resultado, seu time de vendas será mais assertivo e terá uma performance mais efetiva.

CRM – Essa sigla se refere à Customer Relationship Management e pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com os Clientes. O CRM nada mais é do que um software que permite organizar e armazenar todos os contatos e interações feitas entre seus vendedores e os clientes. Esse histórico, inclusive, é um dos grandes recursos dessa ferramenta para melhorar a abordagem e fechar mais vendas.

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Analisar

Uma das grandes vantagens de investir em Marketing Digital é justamente a possibilidade de mensurar toda e qualquer ação feita, assim como descobrir quais campanhas e posts foram mais assertivos que outros através do ROI – Retorno sobre o Investimento. Essa capacidade analítica rodeia todo a metodologia Inbound Marketing, permitindo fazer um trabalho muito mais inteligente e focando os esforços de marketing no que realmente dá resultado.

Web Analytics – Existem diversas ferramentas capazes de analisar o sucesso das campanhas de Inbound Marketing realizadas. O Google Analytics, ferramenta gratuita do Google, é uma delas. Essa ferramenta permite captar dados valiosos para identificar possíveis falhas e/ou oportunidades na sua estratégia de Inbound Marketing.

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Eu preciso do Inbound Marketing para alcançar o sucesso da minha empresa?

Se você ainda está se fazendo essa pergunta, precisamos conversar um pouco mais.

Já falamos que o Inbound Marketing irá atrair clientes para sua empresa, que os resultados são mensuráveis, que você verá o retorno do seu investimento, e citamos em cada etapa do processo exemplos de como executá-los. Daí você deve ter percebido que é uma metodologia planejada para te entregar resultados. Até aqui, ok?

Executar ações sem direcionamento e planejamento e sem métodos de mensuração se transforma em gasto de energia e investimento. Seus leads não serão atingidos a não ser que você procure um a um, e você vai concordar comigo que isso irá demandar um bom tempo, não é?

Bom, então agora não existem mais dúvidas do crescimento que o Inbound Marketing vai trazer para o seu negócio. Então chegou a hora de agendar um bate-papo com nossos especialistas e ter seus clientes mais próximos do seu negócio.

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Diferenciais da Tag2 Digital

Certificados em Inbound MarketingSomos certificados pela Resultados Digitais

Somos a única agência de Sete Lagoas parceira e certificada pela Resultados Digitais, a empresa referência em Inbound Marketing no país.

 

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Nosso objetivo é unir estratégias macro de Inbound Marketing para gerar resultados reais e mensuráveis e contribuir para o sucesso de nossos parceiros.

 

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Não é a ferramenta que garante os resultados. Nós traçamos um planejamento estratégico qualificado e consistente a fim de atrair clientes até o seu negócio.

 

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Enquanto você administra sua empresa, nossa equipe se mantêm antenada nas novidades e cuida de tudo que envolve o marketing do seu negócio.

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Dúvidas Frequentes

O Inbound Marketing é indicado para minha empresa?

Se a sua empresa vende soluções mais complexas e que exigem uma certa nutrição de informações para induzir o potencial cliente a compra, o Inbound Marketing é sim uma estratégia ideal pra sua empresa. Agora se você vende um produto que a compra ocorre por impulso, o Inbound pode não ser a melhor solução.

Mesmo se eu não tiver um site, eu posso utilizar o Inbound Marketing?

Infelizmente não. O Inbound Marketing trabalha de acordo com as ações que acontecem dentro do site da sua empresa. É no site que você comanda os próximos passos do consumidor, conduzindo-o a conversão. Dentro das redes sociais, por exemplo, esse controle é impossível.

Posso selecionar só alguns serviços e trabalhar com Inbound?

O Inbound Marketing é uma metodologia integrada e é essencial manter as etapas do funil de vendas de forma que a estratégia seja bem sucedida e traga o retorno esperado. No entanto, caso seja necessário, oferecemos soluções isoladas que podem atender seus objetivos.

Além de contratar o serviço, eu preciso contratar alguma ferramenta?

Contar com uma ferramenta da automação é essencial para criar e mecanizar uma estratégia de Inbound Marketing com inteligência, alinhando marketing e vendas. Caso queira, nós recomendamos a ferramenta RD Station.

E em quanto tempo verei os resultados do Inbound?

O Inbound é uma estratégia macro e por isso os resultados vêm em médio e longo prazo. Não dá para afirmar exatamente quando, mas entre o 9º e o 12º mês de atuação com a estratégia, os resultados mais expressivos já começam a aparecer.

Sem a ajuda de um profissional, eu consigo gerar resultados com o Inbound?

A estratégia abrange conteúdo, email marketing, redes sociais, SEO e outras várias soluções que demanda, no mínimo, um profissional multidisciplinar para executar. Além disso, o Inbound exige dedicação para obter resultados reais.

Que tal ler mais sobre isso?

Confira nossos artigos sobre Inbound Marketing e veja como essa estratégia pode ser extremamente poderosa para alavancar o seu negócio.