Instagram – Estratégias para uma campanha de sucesso.

O Instagram é uma rede social que está se mostrando cada vez mais efetiva quando o assunto é marketing digital. Grandes sites e empresas que apostam as suas fichas nessa rede social estão sentindo a diferença nos números, tanto em tráfego quanto em vendas.

Para quem não sabe como aplicar uma estratégia de sucesso no Instagram, a ferramenta pode parecer um pouco limitada, porém, existe inúmeras maneiras de fazer com que a sua marca ganhe destaque e saia na frente da concorrência. Basta saber como utilizá-la corretamente!

Um dos indícios da força do Instagram nos resultados para empresas são as últimas atualizações que permitem que as empresas façam anúncios para os seus usuários e criem um perfil comercial (“contas para negócios”). Além disso, segundo os números divulgados em junho de 2016 pela plataforma, na época eram 500 milhões de usuários mensais, sendo que desse número, 35 milhões eram brasileiros com conta ativa no aplicativo.

Confira abaixo alguns fatores importantes para você levar em consideração na hora de montar a sua estratégia de sucesso no Instagram:

Instagram

Imagem é tudo no Instagram

Pode parecer um pouco óbvio, mas a verdade é que poucas empresas se importam realmente com a qualidade e relevância na produção das imagens que serão veiculadas no Instagram. Algumas, inclusive, utilizam a estratégia de replicar o conteúdo do Facebook no perfil do Instagram, o que não funciona muito bem na maioria dos casos.

Na hora de criar o conteúdo para o seu perfil no Instagram é preciso levar em consideração a estética, buscando criar fotos bonitas, aplicando filtros interessantes, etc. Além disso, é preciso se preocupar em criar imagens autorais, pois dessa forma você dará motivos para o usuário te seguir, afinal, você está oferecendo um conteúdo inédito cujo o qual ele só obterá no seu perfil.

Fuja de fotos que pareçam ter sido retiradas dos bancos de imagens, pois nota-se que o usuário do Instagram prefere fotos mais “orgânicas”, que mostrem o dia a dia e coisas da vida real.

Análise o comportamento dos seus usuários

Outro fator muito importante para qualquer estratégia é conhecer muito bem qual tipo de usuário você pretende atingir e qual o comportamento dele nas redes sociais.

Estude os perfis que te seguem e os perfis de clientes em potencial. Tente perceber quais são os horários de pico de acesso, o que eles curtem, quais perfis eles seguem, como são os filtros das fotos utilizadas nos perfis deles, etc. Existem diversas ferramentas, pagas e gratuitas, que podem lhe auxiliar nessa tarefa.

Use hashtags de forma inteligente

As hashtags são ferramentas que podem alavancar ou derrubar o seu perfil, depende da forma como você utiliza elas. Para fazer o uso correto é preciso estudar quais são as hashtags mais relevantes para o seu negócio periodicamente (pode ser um analise diária, semanal ou mensal, mas é importante que seja feita com frequência para acompanhar as mudanças).

Após identificá-las você deverá planejar o seu conteúdo ou adequar o conteúdo existente baseando-se nessas temáticas. Dessa forma, você conseguirá oferecer uma publicação assertiva para quem busca por aquele tema.

Fuja de estratégias comumente praticadas que não trazem bons resultados como publicar em uma mesma foto um número muito grande de hashtags, e pior: que não possuam ligação com o tema da foto.

Siga os perfis influenciadores

É importante estar por dentro das tendências do seu nicho de mercado para obter insights para conteúdo ou para planejamento de ações, etc. Para isso, a dica é seguir os perfis influenciadores do seu nicho.

Fique de olho nas pessoas que fazem sucesso no Instagram e observe os motivos pelo qual essa pessoa faz sucesso, observe as temáticas das fotos dela, entre outros fatores que possam ser aplicados a sua estratégia.

Faça ofertas e promova concursos

Use o Instagram de forma criativa. Faça ofertas únicas para os seguidores, ofereça cupom de desconto e brindes. Além disso, é interessante promover alguns concursos estimulando a interação e aproximando mais o usuário da marca. Basta conhecer a ferramenta e usar a criatividade!

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e ficaremos felizes em ajuda-lo!

Tags

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

top