fbpx
Top

7 razões para começar a investir na Gestão de Redes Sociais da sua empresa

Gestão de Redes Sociais

7 razões para começar a investir na Gestão de Redes Sociais da sua empresa

Muitas pessoas pensam que as redes sociais envolvem simplesmente a publicação de conteúdo no Facebook, Twitter, Instagram ou outra rede social que esteja no auge. Mas envolve muito mais do que isso, principalmente se você quer ver resultados. Foi aí que surgiu a gestão de redes sociais pelas agências de marketing digital visando trabalhar esses meios com mais foco profissional e estratégico.

A chegada das redes sociais causou uma grande mudança no comportamento das pessoas. Isso também gerou boas oportunidade para as empresas se aproximarem dos seus públicos-alvo. Por isso se tornou indispensável investir na gestão de redes sociais.

Afinal, o que é a gestão de redes sociais

O trabalho de gestão de redes sociais une monitoramento, filtragem, medição, criação e orientação para a presença de uma marca, produto, pessoa física ou corporativa nas redes sociais. Um gestor em redes sociais realiza um planejamento estratégico com a definição dos objetivos e ações a serem executadas nas redes sociais. 

A partir daí, cria perfis (para pessoa física) ou fanpages (para marcas e empresas) e realiza um monitoramento diário em redes como LinkedIn, Twitter, Facebook ou Instagram. Geralmente quem atua na gestão de redes sociais são profissionais da área de publicidade e agências de marketing digital.

Para a gestão de redes sociais, geralmente é criado um calendário mensal de publicações composto de conteúdo em texto, imagens, vídeos, etc. Tudo isso para melhorar a presença da marca, gerenciar sua reputação online e obter mais tráfego para a web. E os resultados dessas ações podem ser mensurados, o que permite avaliar o retorno de cada investimento feito nas redes sociais.

Por que é importante estar nas redes sociais

O desenvolvimento explosivo das redes sociais acompanha uma mudança de mentalidade nos hábitos dos usuários da Internet. Hoje, as redes sociais não servem somente para compartilhar conteúdos que você achou interessante com seus amigos. Elas têm um grande potencial para os negócios, permitindo usar os dados levantados para trabalhar de forma estratégica a fim de melhorar os resultados da sua empresa.

Mas lembre-se que as pessoas estão nas redes sociais para se socializar, compartilhar fotos, comentários, conversar com amigos e fazer novas amizades, além de saber sobre as últimas novidades em áreas do seu interesse. Elas também comentam notícias, eventos recentes, procuram informações e pedem recomendações. Como você pode ver, ninguém acessa uma rede social só para ver publicidade. Elas buscam informações de qualidade para uma questão específica. E é aí que as empresas entram com mais conteúdos relevantes e menos anúncios.

A chave do sucesso é apresentar material de qualidade, criar temas que os visitantes estão interessados ​​em saber. Também é fundamental entender as necessidades dos usuários. Depois de um estudo minucioso e a criação da persona – público ideal da sua empresa – a agência de marketing digital consegue, por meio da gestão de redes sociais, atingir os consumidores com aquilo que eles querem receber.

As redes sociais até possuem uma plataforma de anúncios que é muito interessante para as empresas e trás resultados, mas mesmo esses anúncios devem ser interessantes para o usuário.

Leia o post Afinal, o que são as redes sociais e sua importância no marketing digital para entender melhor a importância de incluir as redes sociais na sua estratégia de marketing digital.

7 razões para começar a investir na Gestão de Redes Sociais da sua empresa

Descubra porque você deve apostar na gestão de redes sociais para atingir os objetivos de comunicação e marketing da sua empresa – e de quebra maximizar os retornos financeiros.

#1. Abordagem

A gestão de redes sociais visa aproximar as marcas dos seus clientes de forma mais amigável. Com os estudos dos perfis dos seus fãs, é mais fácil entender quais são as suas necessidades, por quais conteúdos eles se interessam e engajam mais e até mesmo se relacionar diretamente, ouvindo e resolvendo problemas por meio de chats, directs, etc. 

É a era da humanização das empresas. As redes sociais são canais de relacionamento, o público não quer conversar com máquinas aqui (e nem em lugar nenhum!). Portanto, quando mais humanizada for a comunicação da sua empresa, mais próxima ela fica do seu público.

#2. Velocidade

A facilidade de comunicação favorece a rapidez nas transações para fechar negócios, vender produtos e contratar serviços. Nas redes sociais a mensagem da sua empresa se espalha e quanto mais pessoas são alcançadas, mais chances de fechar novos negócios aparecem.

#3. Segmentação

As redes sociais guardam muitos dados dos usuários. Isso permite fazer campanhas para um público específico na gestão de redes sociais, de acordo com as necessidades da empresa. Esse recurso, além de poupar os investimentos para mostrar os anúncios para os usuários que estão propensos a comprar algo que você oferece, é também uma maneira de abordar as pessoas certas.

#4. Monitoramento

As redes sociais permitem investigar diretamente o mercado de atuação da sua empresa. Por exemplo, podemos saber de primeira mão quais são os conteúdos que eles mais interagem, se são vídeos, fotos, links ou enquetes.

Também podemos descobrir na gestão de redes sociais quais são os assuntos que seu fãs se interessam mais. Permitindo uma estratégia muito mais assertiva nesse canal.

#5. Funis de conversão

Se você trabalha com vendas, deve conhecer os funis de conversão, que nada mais são que os passos que o usuário dá até fazer a conversão. Uma boa gestão de redes sociais é capaz de atrair visitantes para o site da sua empresa, ajudando na captação de leads para que, posteriormente, possa ser usada uma boa estratégia de marketing para converter esses leads em vendas.

#6. Baixo custo

Por mais que você tenha imaginado que a gestão de redes sociais precisa de alto investimento, você se enganou. É possível fazer um bom trabalho nas redes sociais por meio de conteúdos relevantes e anúncios pagando menos do que geralmente seria pago à outros tipos de publicidade.

Os anúncios nas redes sociais alcançam um grande número de pessoas a um preço muito baixo. O que seria impossível num meio de comunicação tradicional, como a TV.

#7. Lealdade

Se você produz conteúdos que os seus usuários gostam de receber e você interage com eles de forma atrativa, os seus fãs vão se lembrar da sua marca com mais facilidade na hora de adquirir um novo produto/serviço. As redes sociais nos permitem realizar ações para agradar e satisfazer os clientes, os tornando fieis aos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

E quais resultados você pode esperar da gestão de redes sociais

  • Uma presença ativa nas redes sociais ajuda a empresa a fortalecer sua marca.
  • Baixo investimento e altos ganhos.
  • Aumento no faturamento da empresa
  • Expansão dos canais de comunicação com os clientes.
  • O efeito viral das promoções e ofertas se espalham rapidamente.
  • Capacidade de monitorar conversas sobre a empresa.
  • Geração de novas oportunidades de negócios.
  • Acompanha as ações da concorrência.
  • Maior atração dos visitantes para o site ou blog da empresa.
  • Melhor posicionamento da empresa nas buscas no Google.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre a gestão de redes sociais? Mande-nos uma mensagem nos comentário. Agora, se você chegou a conclusão que está na hora de contratar uma gestão de redes sociais, faça um orçamento sem compromisso com a agência Tag2. Você vai se surpreender com os resultados que esse investimento vai trazer para sua empresa.

No Comments

Publique um comentário.

cinco × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.