Marketing de Conteúdo: aprenda a engajar seu público com conteúdos valiosos

Marketing de Conteúdo é uma maneira de criar engajamento com o seu público-alvo e elaborar conteúdos que sejam valiosos para os seus cliente e potenciais clientes. É uma forma de educar e gerar valor para o seu público para que eles se sintam atraídos e criem uma imagem positiva da sua marca.

Isso significa que o marketing de conteúdo aproxima o seu público da marca, educando e gerando uma experiência de marca enquanto ele passa pela jornada de compra (aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra). Essa experiência quando positiva assegura melhores resultados no que se refere às conversões.

Criando uma estratégia de Marketing de Conteúdo para gerar autoridade e converter mais

Para que o seu blog venha a dar resultados efetivos, você precisa primeiramente criar uma estratégia de conteúdo organizada. O Marketing de Conteúdo exige compromisso e é trabalhado em três etapas: planejamento, execução e mensuração.

Planejamento de Marketing de Conteúdo

Definição da Persona

O marketing de conteúdo que dá resultado é aquele que tem o conteúdo útil, é destinado para a pessoa certa e no momento certo. Sabendo disso, uma das melhores táticas é usar as personas. Mas o que são isso?

Marketing de Conteúdo - Definição da PersonaPersona é diferente de público-alvo, é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Para criar a sua persona você adiciona o máximo de informações sobre ele, o que ele é e o que que sua empresa oferece que ele precisa.

Existem alguns sites que oferecem ferramentas gratuitas para criar a sua persona. Experimente O Fantástico Gerador de Personas da Rock Content + Resultados Digitais e o Crie sua Persona do Super Persona.

O próximo passo do Marketing de Conteúdo é entender como o conteúdo que você está disposto a fazer vai ser usado e qual é o objetivo dele.

É nessa etapa que você define as características do conteúdo para que ele tenha resultado. Não adianta escrever sem planejamento porque provavelmente você não vai considerar o que o seu público quer encontrar e certamente vai ter feito um trabalho em vão.

Para definir o conteúdo, você pode usar algumas ferramentas, gratuitas ou pagas, para fazer o planejamento das palavras-chave que o seu usuário usa para fazer as pesquisas no Google. O Google Keyword Planner (Planejador de Palavras-Chave), por exemplo, é uma ferramenta gratuita que auxilia o Marketing de Conteúdo na seleção de palavras-chave mais relevantes para o seu negócio.

Execução do Marketing de Conteúdo

Depois de ter planejado o seu Marketing de Conteúdo, você começa a colocá-la em prática. É preciso ter o compromisso de fazer o que está definido no planejamento, mantendo a distribuição e frequência de posts.

Faça o uso de um calendário editorial com cronograma de postagens, no qual será mais fácil saber o que e quando postar um novo conteúdo no seu site e nas redes sociais.

Mensuração do Marketing de Conteúdo

No marketing digital, praticamente todas as ações podem ser mensuradas e com o marketing de conteúdo não é diferente. Com os resultados das suas ações em mãos, você terá informações sobre quais foram os pontos erróneos e os assertivos para otimizar sua estratégia.

Utilize ferramentas como o Google Analytics para analisar o número de visitas e visitantes no seu site, assim como quais páginas eles mais estão acessando e a taxa de rejeição.

Use o marketing de conteúdo a seu favor para aperfeiçoar seus resultados de vendas

Como dito anteriormente, o Marketing de Conteúdo tem como objetivo educar o seu público e estimulá-lo para que ele efetue a compra na sua empresa. Mas como implementar o Marketing de Conteúdo em suas estratégias? Veja.

Conheça as problemas e necessidades do seu público

Todo nicho de consumidor tem um ou mais problemas ou necessidades em comum. O seu papel como empresa é identificar os problemas que o seu público-alvo enfrenta para usar isso como o pontapé inicial para criar soluções com o Marketing de Conteúdo que podem ajudá-los.

Aponte as soluções

Marketing de Conteúdo - Aponte SoluçõesVocê precisa deixar claro para o seu cliente o que ele precisa fazer para resolver o problema dele. Todavia, é preciso ter cuidado ao falar que seus produtos ou serviço são a solução. O Marketing de Conteúdo tem que oferecer algo de valor ao consumidor, portanto não deve ficar explicito que você quer só vender o produto.

Quando fica muito exposto esse objetivo único de venda, a sua estratégia se torna propaganda e perde valor para aqueles que só buscam informações.

Uma dica importantíssima de Marketing de Conteúdo é apresentar de forma sútil as possíveis soluções e deixar que o leitor decida se a sua empresa pode ser o que ele procura.

Disponibilize uma base de conhecimento aos seus clientes

Uma base de conhecimento nada mais é do que uma central de ajuda no seu site. Nesse espaço você pode publicar conteúdos que tenham um embasamento mais técnico e responder as possíveis dúvidas que seus clientes possam ter.

É uma excelente maneira de fazer Marketing de Conteúdo e deixar sempre a mão do consumidor para que ele acesse sempre que tiver dúvida sobre algo. Aqui você tem a total liberdade para publicar artigos que falem especificamente dos seus produtos e serviços, como vídeos e tutoriais.

Use e abuse de vários formatos de conteúdo

Uma coisa interessante do Marketing de Conteúdo é a possibilidade de usar vários formatos diferentes do texto. Isso pode inclusive servir para que os grupos de consumidores acessem o seu conteúdo da maneira que eles mais se identificam.

Portanto, você pode utilizar conteúdos em texto para montar tutoriais, assim como pode usar conteúdo mais visuais como vídeos e infográficos, que são excelentes para o aprendizado e possibilitam que o cliente aprenda a usar sozinho o seu produto.

Por falar em vídeos, uma ação muito atrativa de marketing de conteúdo é produzir webinars e vídeos ao vivo sobre assuntos relacionados ao seu negócio, ajudando-os a entender melhor o seu produto ou oferecer treinamentos online sobre como utilizar uma ferramenta, por exemplo.

O formato de conteúdo que mais trás resultados é relativo e isso depende do seu público. Portanto, vá testando e na mensuração você conseguirá identificar quais obtiveram melhores resultados.

Mostre os valores da sua empresa através de conteúdos institucionais

Criar conteúdos institucionais é uma forma interessante de fazer Marketing de Conteúdo e mostrar a consistência da sua empresa. Isso deixa o seu consumidor respirar os valores do seu negócio e se sinta mais confiante para adquirir os produtos/serviços.

Caso você faça o uso de email marketing ou newsletter, envie para os contatos da sua base as novidades da marca, assim como cases de sucesso e dados interessantes que gerem valor.

Lembre-se sempre que o objetivo do Marketing de Conteúdo é educar o cliente para que ele caminhe pela jornada de compra. Portanto, produza conteúdos de qualidade e que agregue valor para que o consumidor confie na sua marca e assim certamente você vai fidelizá-los e aumentar as suas vendas.

Caso tenha restado dúvidas sobre como engajar o seu público com o Marketing de Conteúdo, deixe um comentário nesse post. Ou se preferir, fale diretamente com um especialista. Será um prazer receber você para tomarmos um café enquanto falamos mais sobre o seu projeto.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

top