Marketing de Conteúdo: como construir uma audiência e crescer sua empresa.

É hora de se desligar do marketing tradicional e de todos os conceitos ultrapassados que um dia foram úteis, mas perderam a validade. Nós já falamos aqui sobre Inbound MarketingSEOLinks Patrocinados e trouxemos muitas outras dicas para ajudar você a executar um bom trabalho de marketing digital. Todos esses pontos estão, de certa forma, interligados, mas hoje vamos falar especificamente sobre “Marketing de Conteúdo”. Por quê? Porque sem um conteúdo valioso, sua estratégia dentro do ambiente digital fracassa. Quer entender melhor como isso funciona? Então acompanhe.

Marketing-de-Conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo?

A definição ideal, simplificada e objetiva poderia se resumir na seguinte frase: Marketing de Conteúdo é o ato de produzir material relevante e consistente, que desperte o interesse e a vontade do seu público em conhecer mais sobre sua empresa.

Se você consegue fazer com que uma pessoa compre de você porque ela gostou dos textos publicados no blog, ou porque ela gosta da forma que a sua equipe explica sobre os produtos e serviços que oferecem, em vídeos do YouTube, parabéns! Isso significa que você desenvolveu um bom trabalho.

Acontece, que não é tão simples quanto parece. Para conseguir conquistar seus clientes com a produção de conteúdo é preciso conhecer seus hábitos e gostos, dominar bem a linguagem e a utilização das palavras em cada canal e, claro, entender bem as ferramentas que serão utilizadas para disseminar esse conteúdo na rede.

Veja esses seis exemplos de ferramentas possíveis para se trabalhar com marketing de conteúdo:

1 – Marketing de Conteúdo está nos textos

Desde o momento da escolha da pauta até o momento em que se escolhe as palavras utilizadas no texto. Isso tudo influencia diretamente na sua estratégia e ajuda os buscadores a levarem seu texto até a primeira página de pesquisas. Hiperlinks também contribuem para um rico entendimento e transmitem a sensação de espírito colaborativo. Os títulos dos textos são como convites. É a partir deles que os usuários se sentem ou não motivados a ler o que você escreveu. É preciso deixar a criatividade fluir.

2 – Imagens também tem seu papel importantíssimo no Marketing de Conteúdo

Já falamos da importância do design nesse texto. Reafirmamos aqui que as imagens também fazem parte do conteúdo e são tão importantes quanto. Não adianta falar sobre bola e usar a foto de um triângulo. É preciso ser coerente para que a conexão entre o texto e o símbolo seja harmônica e transmita a mensagem de maneira clara, transparente e mais eficiente possível. Capriche na escolha das imagens. Se for o caso, faça você mesmo a sua.

3 – Infográficos – tão eficientes quanto os materiais ricos

Infográficos são, dentro das opções do Marketing de Conteúdo, os queridinhos da maioria dos usuários na web. Isso porque ele geralmente é colorido, ilustrado e traz diversas informações de maneira lúdica e simples, o que facilita a compreensão. Podem trazer resultados de pesquisas, dicas, definições de conceitos e tudo que a imaginação permitir. Se ele for elaborado por um bom designer e escrito por um bom redator, e se as informações forem realmente relevantes para o seu público, o sucesso é garantido.

4- Experiência do usuário é a chave do sucesso

Já ouviu falar sobre arquitetura de informação? Enquanto ela trata da estrutura do site e da forma como ele é apresentado aos usuários, a UX (user experience ou experiência do usuário) trata do sentimento dele enquanto navega por essa estrutura.

Quando você investe na reestruturação e nas páginas do seu site, tornando-as mais amigáveis, fáceis de navegar e intuitivas, você ajuda o seu cliente e os algoritmos dos buscadores a encontrar a sua empresa mais facilmente e rapidamente. Isso inclui tornar o site responsivo, ou seja, adaptável a qualquer dispositivo de acesso, seja ele móvel ou fixo. Pode acreditar: uma boa experiência de navegabilidade, aliada a um bom planejamento de conteúdo, faz com que seus clientes sempre estejam por perto.

5- Vídeos – uma opção completa de comunicação

Uma recente pesquisa do Google mostrou que mais de 100 milhões de horas já foram gastas em vídeos que ensinam “como fazer” alguma coisa. As pessoas querem aprender e experimentar. Por isso, as empresas que oferecem esse material de maneira estratégica saem na frente.

Outro motivo que tem elevado essa modalidade de marketing de conteúdo é o fato dele reunir todos os componentes de comunicação (palavras, sons e imagens) que chamam a atenção do usuário.

6- Podcasts – uma estratégia que vem ganhando força no Marketing de Conteúdo

As pessoas se comunicam pela fala, gestos, leitura e cheiro. Tudo é comunicação. Os podcasts também podem ser ótimos canais para propagação de Marketing de Conteúdo.

Concluindo:

O Marketing de Conteúdo não está limitado aos canais descritos aqui. Ele está onde há comunicação, seja de que forma for, por qual meio for. O mais importante é saber que ele só existe e é eficiente quando há, nos bastidores, um planejamento bem elaborado e uma dedicação específica de profissionais preparados para traduzir todo o interesse do público em linguagens e formatos adequados para cada um dos canais. Nós, da Tag2 Comunicação, podemos te ajudar. Entre em contato, vamos conversar.

banner-ORCAMENTO-tag2

Tags

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

top