fbpx
Top

Marketing de Conteúdo – Tudo o que você precisa saber e não te contaram

Marketing de Conteúdo – Tudo o que você precisa saber e não te contaram

O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa capaz de interagir e engajar com o seus clientes e potenciais clientes por meio de conteúdos valiosos. É também uma maneira de estreitar o relacionamento e criar autoridade e percepção da marca a fim de gerar novas oportunidades de negócios.

Entender e fazer uso do marketing de conteúdo é fundamental para quem investe no marketing digital. E para que você possa aproveitar todas as suas vantagens, veja neste artigo tudo o que você precisa saber e não te contaram sobre marketing de conteúdo com os seguintes tópicos:

  • O que é marketing de conteúdo;
  • Como planejar o marketing de conteúdo;
  • Dicas para colocar em prática o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo

Quem está buscando o jeito certo de apostar no marketing digital, possivelmente já se deparou com o termo marketing de conteúdo. Afinal, ele está entre os assuntos mais abordados nesse contexto e não é à toa. Pode-se dizer que o marketing de conteúdo revolucionou a forma como as marcas divulgam os seus produtos e serviços.

Ou seja, ao invés de uma empresa publicar um anúncio na internet, ela publica um conteúdo de interesse do seu público alvo, com a finalidade de atrai-lo e ganhar notoriedade, mas sem promover o seu produto diretamente. O marketing de conteúdo é também uma das principais estratégias do inbound marketing, ou marketing de atração.

Todos esses novos conceitos buscam atrair a sua persona – público ideal da sua empresa – por meio de conteúdos importantes e informativos para que, a partir disso, o consumidor queira adquirir o produto ou serviço da marca.

Para tanto, é preciso criar uma estratégia de marketing com base nos canais mais eficientes para colocar em prática o marketing de conteúdo.

Como planejar o marketing de conteúdo da sua empresa

Para começar sua estratégia de marketing de conteúdo, você precisa definir os objetivos de aplicar essa estratégia, para quem esta estratégia será direcionada e como você vai medir os resultados dos seus esforços.

Definição dos objetivos

Assim como qualquer estratégia de marketing, é preciso fazer um planejamento para o marketing de conteúdo atingir os objetivos propostos. Quem pensa que ter um blog e postar alguns artigos é suficiente está enganado. Assim, o primeiro passo do planejamento é definir os objetivos.

Eles podem ser usados para divulgar a sua marca, engajar mais os consumidores, interagir com eles e educar o público para que conheçam o seu segmento de mercado ou para aumentar o número de interessados em seu produto e, consequentemente, a conversão de vendas.

Definição da sua persona

A partir disso, é preciso definir o público que você deseja atingir com as ações. Para trabalhar com o marketing de conteúdo, você precisará definir sua persona, que nada mais é do que o público ideal da sua empresa. Como fazer isso? Conheça o perfil dos seus clientes, os seus interesses e desafios, a maneira que eles consomem informações e tudo que você puder para montar o perfil semi-fictício bem próximo da realidade.

Use a ferramenta O Fantástico Gerador de Personas, vai solicitar as informações necessárias e por fim, irá gerar um pdf para você sempre se lembrar da pessoa com quem você deve falar.

Análise dos resultados

O terceiro passo consiste em definir como você vai avaliar os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo. Isso vai depender das mídias eleitas para a sua estratégia. Assim, pode ser pelo engajamento nas redes sociais, seja pelo número de páginas visitadas, etc. Você também podem mensurar os resultados através do aumento no número de vendas.

Embora você já tenha essas informações citadas no tópico anterior, se os consumidores em potencial do seu produto possuem diferentes perfis, é possível segmentar as campanhas. Com isso, os resultados são muito melhores, afinal assim você pode se comunicar exatamente no mesmo tom que a sua persona.

Estratégias de Marketing de Conteúdo para você aplicar o quanto antes

Por fim, chega a hora de escolher quais as estratégias de marketing de conteúdo mais indicadas para o seu negócio. Alguns exemplos são:

  • Criação de blog e postagens frequentes;
  • Criação de perfil nas redes sociais e publicações periódicas;
  • Conteúdo em vídeos com posts atualizados no Youtube;
  • Sequência de email marketing;
  • Conteúdos em formatos diferentes, como infográficos.

Dicas para colocar o marketing de conteúdo em prática

De acordo com a sua persona e com o produto ou serviço que comercializa, pode ser mais interessante para o seu negócio escolher algumas estratégias de marketing de conteúdo do que outras. O mais importante é optar pelas que falam mais diretamente com os seus consumidores em potencial.

Foque na estratégia mais interessante para seu público

Uma dica sobre marketing de conteúdo é priorizar certas estratégias e não usar todas as possibilidades de uma única vez. O foco sempre ajuda a obter resultados mais positivos. Até porque você e sua equipe devem se dedicar a cada um dos canais escolhidos. Assim, você pode escolher entre o blog e o canal no Youtube, por exemplo, e eleger mais duas ou três redes sociais.

Crie um calendário de postagens

Calendário de Postagens - Marketing de ConteúdoOutra dica é fazer um calendário de publicações, para que todos os canais recebam ações de marketing de conteúdo com alguma regularidade. E ainda mais importante é escolher bem o conteúdo a ser postado, podendo ser dicas sobre o mercado no qual você atua. Por exemplo, se você vende vestuário feminino, pode fazer posts com dicas de moda.

Curiosidades, notícias e mesmo conteúdos divertidos são outros temas para os seus blogs, redes sociais e outros canais. E não se esqueça: as melhores estratégias do marketing de conteúdo dependem dos consumidores que você deseja atrair.

Ficou com alguma dúvida sobre a estratégia de marketing de conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou fale com um especialista da Tag2 Digital. Será um prazer ajudá-lo a implementar esta estratégia poderosa para atrair e fidelizar clientes e alavancar suas vendas.

No Comments

Publique um comentário.

vinte − quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.