Marketing Online – Entenda os principais erros que você deve evitar

Se você tem um negócio ou está planejando formas de ganhar dinheiro na internet, com certeza, você sabe da importância de uma boa estratégia de marketing online. Em nossos estudos vemos diversas fontes falando sobre técnicas e dicas para conseguir bons resultados, porém, pouco se fala sobre os erros cometidos de forma muito comum e que podem comprometer totalmente a sua estratégia e, até mesmo, nos casos piores, a imagem da sua marca.

Para lhe auxiliar na tarefa de definir o seu planejamento e estratégia de uma maneira assertiva, separamos neste artigo algumas dicas para que você possa entender os principais erros e evitá-los. Confira:

Marketing Online

Erro 1. Não testar novas práticas e ferramentas

Obviamente, quando surgem novas ferramentas e práticas dentro do marketing digital é comum que as empresas fiquem com o “pé atrás” em começar a inseri-las no planejamento. Porém, esse pode ser um grande erro a ser cometido, afinal, dentro do marketing online é preciso se destacar, buscar ser sempre pioneiro e, claro, usá-las sempre da maneira mais correta e adequada para a sua marca.

Lembre-se sempre de que quando você não utiliza essas novas práticas e ferramentas, você dá espaço para o seu concorrente utilizá-las antes e sair na sua frente. É preciso considerar também que nem sempre esses novos recursos serão indicados para a sua marca, mas, o ideal é ficar sempre de olho e analisar todas as oportunidades com calma e clareza.

Erro 2. Não monitorar e analisar os resultados no marketing online

Talvez esse seja um dos maiores erros cometidos por quem trabalha o marketing online: não monitorar o que está sendo falado da sua marca e os assuntos do momento no seu nicho e deixar de acompanhar e analisar os resultados. Ao deixar de monitorar o que está sendo dito sobre a sua empresa você perde a oportunidade de identificar erros e acertos, dificultando a correção desses erros e potencialização desses acertos.

Outra questão importante é que, quando você não analisa os seus resultados você não consegue identificar o que está realmente sendo benéfico e o que não está trazendo nenhum retorno. Tenha o hábito de realizar relatórios mensais e entender tudo o que está acontecendo em relação ao feedback da sua estratégia de marketing online.

Erro 3. Investir apenas no Facebook como rede social

O Facebook por ser uma das principais redes sociais utilizadas por pessoas ao redor do mundo, acaba concentrando totalmente o foco das empresas. Obviamente, esta rede social é extremamente importante e deve ser sim trabalhada, porém, é um erro trabalhar somente ela. Antes de determinar a sua estratégia é preciso analisar o seu negócio e perceber qual é a rede social que mais trará benefícios para ele.

Por exemplo: se você é um artesão, o Pinterest pode ser muito mais interessante, no seu caso, do que uma fan page. Portanto, é preciso desenvolver essa análise crítica e esse olhar apurado para deixar de enxergar somente o Facebook no seu planejamento.

Erro 4. Focar somente nas vendas

Sabemos que a venda, seja de produto ou serviço, diretamente ou indiretamente, é sempre o objetivo de uma empresa. Porém, focar a sua estratégia totalmente em obter vendas é um erro que poderá prejudicar e diminuir o potencial da sua marca.

É preciso ter em mente que a rede social, como o próprio nome indica, tem como princípio a interação entre os usuários. Portanto, ao definir o seu conteúdo e posicionamento de marketing online é importante focar também na maneira como a sua marca irá se aproximar do público, como irá atendê-lo, sobre quais assuntos ele quer saber mais e sobre quais assuntos entrarão na pauta do conteúdo da empresa.

Concluindo

Enfim, tendo em vista esses principais erros é possível aplicar algumas boas práticas dentro do planejamento de marketing online já existente ou em um planejamento que você já esteja desenvolvendo, e dessa forma, evitar com que a sua marca cometa erros graves no ambiente digital.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Quer acrescentar algo? Deixe um comentário sobre a sua opinião!

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