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Marketing Online x Marketing Offline – Entenda as principais diferenças

Marketing Online x Marketing Offline

Marketing Online x Marketing Offline – Entenda as principais diferenças

Uma dúvida que faz parte da vida de muitos empreendedores é: qual vale mais a pena investir? No Marketing Online ou no Marketing Offline? A verdade é que ambos são diferentes e possuem suas vantagens e desvantagens.

Não existe uma fórmula pronta para saber qual é o mais adequado para cada caso, por isso, é preciso conhecê-los e aplicá-los de acordo com a sua necessidade e com o público que você deseja atingir.

E é exatamente para esclarecer estas dúvidas que esse artigo existe. Mas antes veja o vídeo abaixo do nosso CEO dando uma breve explicação sobre o tema:

Abaixo vamos definir o conceito de marketing online e marketing offline para que você possa fazer essa análise e escolher qual é o mais indicado para a sua empresa. Confira:

O que é marketing offline?

O marketing offline é a forma mais tradicional de marketing e consiste no uso de diversas ferramentas para a promoção e propagação de produtos e serviços. Alguns dos recursos que estão dentro do marketing offline é a utilização de panfletos, folders, propaganda impressa em revistas e jornais, envio de mala direta, propaganda em rádio e televisão, organização de eventos, ações no ponto de venda, entre outros.

Por muito tempo o marketing offline foi a única forma de fazer marketing, e mesmo com o advento da internet, ainda é utilizada em diversos casos. É preciso pensar que, para obter sucesso com o marketing offline é preciso usar a criatividade, como por exemplo, apostar nas embalagens de produto como mais um recurso de marketing offline.

Quais são os benefícios principais do marketing off-line?

Muito se engana quem pensa que o marketing offline é uma estratégia ultrapassada. É possível sim criar campanhas impactantes, mas é importante lembrar que tanto o marketing offline, quanto o online não são truques de mágica. É preciso ter um planejamento e estratégia de marketing bem estruturados para atingir os objetivos e resultados esperados.

Confira abaixo quais são os principais benefícios que seu negócio pode obter ao apostar numa estratégia de marketing offline.

Alcance de um determinado público

Temos que levar em conta a grande parte da população brasileira que reside nas regiões mais pobres ou mais afastadas, aonde o sinal da rede não consegue chegar.

Até mesmo com smartphones mais baratos, para determinada parcela da sociedade ainda é uma dificuldade possuir um aparelho desses e mantê-lo com conexão, seja 3g, 4g ou através do Wi-fi. Portanto, a televisão e o rádio continuam sendo formas eficazes de alcançar determinado público.

Portanto, é preciso que você conheça o seu público e saiba exatamente qual tipo de mídia e comunicação eles consomem para conseguir bons resultados.

Credibilidade das mídias tradicionais

As mídias tradicionais, como o rádio, televisão e jornal ainda podem trazer mais credibilidade do que a internet devido ao valor de tais marcas ao longo do tempo. Portanto, criar uma estratégia de marketing offline e associar a sua marca a esse tipo de veículo pode ser extremamente interessante para os seus resultados.

Como começar?

É preciso possuir um bom planejamento, realizar o orçamento para criação de peças e campanhas publicitárias e para a compra de mídia nesses veículos. Como estamos falando em custos com matéria-prima, gráfica, etc., o investimento para o marketing offline costuma ser um tanto alto.

O que é marketing online?

O marketing online, por sua vez, são todas as estratégias de marketing aplicadas ao meio digital. Ou seja, o objetivo é o mesmo: propagar um produto, serviço ou marca, porém as ferramentas são diferentes.

Um dos grandes atrativos do marketing online são as inúmeras possibilidades de trabalhar de diversas formas as estratégias para atingir os seus objetivos. Basta possuir o conhecimento necessário para colocá-las em prática!

Não dá pra negar que estamos cada vez mais conectados nem mesmo que o hábito de compra não é o mesmo de antigamente. Antes de fechar qualquer compra, os consumidores utilizam a praticidade da internet a fim de buscar mais informações sobre os produtos, avaliações feitas por outros usuários ou mesmo efetuar a compra online. Todo o processo ficou mais dinâmico e exigiu que as empresas tivessem a mesma postura.

Se antes os resultados das ações de marketing eram baseadas em achismos, o marketing online veio para dar um up nas estratégias e alcançar voos muito mais altos. Principalmente por sua velocidade, alcance, capacidade analítica precisa (quaisquer ações podem ser mensuradas) e eficiência nos investimentos.

Quais são os benefícios principais do marketing online?

Como esse assunto está tão em alta, provavelmente você já ouviu falar sobre a importância do marketing online ou mesmo viu pessoas próximas a você investindo em estratégias na internet. E não é atoa! A internet e o marketing online oferecem diversos recursos, tanto para os profissionais de marketing, quanto para as empreendedores que desejam ampliar seu negócio e as vendas.

Para sermos mais específicos, nós separamos os 4 benefícios que consideramos mais relevantes (não que as outras não sejam, ok?!) do marketing online. Veja!

Baixo custo

O investimento para estratégias de marketing online é muito menor comparado ao marketing offline. Você pode definir as suas ações de acordo com o quanto você consegue investir, otimizando o seu orçamento.

Possibilidade de mensurar

marketing online oferece diversas possibilidades para que você obtenha os dados da sua campanha e mensure para entender se elas foram assertivas.

Segmentação

Uma das principais vantagens de apostar no marketing online é a possibilidade de colocar as suas campanhas para um público segmentado, de acordo com os fatores escolhidos por você: idade, sexo, interesses, etc.

Vamos supor que o Facebook está entre uma das ações da sua estratégia de marketing online. Ao criar anúncios ou impulsionar suas publicações, o Facebook permite que você escolha para quem sua mensagem será direcionada, focando os recursos para atingir os seus potenciais clientes.

Ajustes no processo

Vamos supor que você planejou uma campanha de marketing digital, mas ela não está dando o retorno esperado. O ideal seria fazer os ajustes necessários, certo?

Esta é outra grande diferença entre o marketing online e o marketing offline. O marketing online mostra as métricas quase que em tempo real e permite que toda a campanha seja ajustada. Ou seja, não é necessário interromper uma campanha ou esperar ela acabar a fim de fazer as modificações necessárias.

Por que não apostar na união das duas estratégias?

Claro que cada caso é um caso e é no perfil da sua empresa e do seu público que você deve pensar antes de optar por investir no marketing online ou marketing offline. Porém, a tendência é que as duas formas de fazer marketing andem juntas, integrando as estratégias.

Ao trabalhar com essas duas estratégias, é possível atingir e impactar o seu possível cliente onde quer que ele esteja, além de melhorar a presença de marca e contribuir no aumento das vendas. Diversas possibilidades podem ser trabalhadas e você pode – e deve! – usar e abusar do que for útil para o sucesso da sua empresa.

Mas como fazer isso? Simples! Você pode usar as mídias tradicionais com o intuito de divulgar o seu produto e levá-los para seus canais de marketing online como site e canal no Youtube com informações mais precisas sobre o produto e assim conduzi-lo a compra. Assim como várias outras ações podem ser realizada. Isso vai da criatividade e estratégia de cada empresa.

Ficou claro as diferenças entre o marketing online e o marketing offline? Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, baste deixar o seu comentário aqui embaixo que nós teremos o maior prazer em orientá-lo.

Ou se você já tomou a decisão de investir em marketing digital, pode contar com a Tag2! Nós somos especialistas em marketing digital e nossa equipe adora um desafio. Podemos embarcar nessa com você, que tal?

4 Comments
  • afiliadozen.net.br
    14 de Janeiro de 2016 at 11:26

    Post muito bacana, ta de parabéns! Curti o conteúdo e a escrita, acho que ainda vai ajudar muita gente.

  • Reinaldo
    11 de Janeiro de 2018 at 09:21

    Obrigado pelos esclarecimentos.
    Linguagem objetiva e de fácil entendimento!
    Leitura dinâmica que não gerou cansaço. Vou continuar acompanhando o conteúdo do blog.

  • Rich
    31 de Janeiro de 2018 at 11:51

    Show de bola, adorei as explicações !!!!

  • Pingback: A construção da autoridade na advocacia - AB2L
    13 de Abril de 2018 at 10:01

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