Métricas: entenda como medir os resultados em marketing digital.

O marketing se posiciona como a principal estratégia das empresas em busca de posicionamento e presença de marca mediante a enorme concorrência existente em todos os segmentos e a postura do novo consumidor em relação a tomada de decisões e sua mudança na forma de agir, consumir e pensar.

É fato afirmar que errar custa caro e por isso, todas as ações de marketing exigem muito mais atenção e precisão. Dessa forma, o marketing digital assume um papel importantíssimo no processo de mensurar a efetividade dos resultados e os esforços em comunicação.

Nessa nova realidade proporcionada pelo ambiente online, o papel da internet é indispensável para a conquista de novos consumidores. Sabe-se que o mundo virtual é cada vez mais presente na vida das pessoas e dessa forma, estabelecer estratégias em marketing digital é o mesmo que garantir bons resultados e o melhor, todos eles são mensuráveis.

A mensuração dos resultados é preciso para se ter controle do que está sendo feito, e é aí que entra as métricas de marketing digital. Abaixo iremos conhecer quais são as métricas mais comuns a serem analisadas e o que é importante de se considerar na leitura de cada uma.

Métricas em Marketing Digital

4 métricas que todo gestor deve ficar de olho para avaliar seu desempenho em marketing digital 

1 – Métricas de Acesso

Observar o número de visitantes em seu site é fundamental para descobrir o que os visitantes do seu site mais estão acessando.

Por exemplo, se você deseja alcançar uma região específica para um determinado produto ou serviço, é importante que algumas páginas do seu site esteja com o conteúdo focado para esta região, e para isso, um bom profissional de marketing digital poderá ajudá-lo na perfeita adequação.

Uma outra maneira de analisar as métricas de acesso seria através dos links de origem, que você consegue identificar o que exatamente está chamando a atenção do seu público. Por meio deles é possível encontrar parcerias que podem ser interessantes e te ajudar na divulgação do seu conteúdo.

2- Métricas de Conversão

Conseguir transformar um visitante em um lead, pode não ser uma tarefa muito simples se você não souber o que é uma conversão.

Chamamos de métrica de conversão, qualquer interação que um visitante do seu site realize durante a sua navegação. Isso pode se dar por meio de uma inscrição no informativo, compartilhar um conteúdo nas redes sociais, ou até mesmo solicitar um pedido de orçamento.

Sendo assim, através da métrica de conversão, é possível saber quais artigos o usuário leu antes de se inscrever, por onde se escreveu, em que estágio do funil de vendas ele está e quais os conteúdos podem ser reforçados para converter em vendas e estreitar um perfeito relacionamento.

3 – Métricas de Engajamento

Analisar o tempo médio de permanência de cada usuário em seu site pode ser um excelente indicador da qualidade da sua página e do conteúdo inserido.

Agora por outro lado, se as estatísticas mostram que os visitantes saem rapidamente do seu site, então algo está errado e precisa ser analisado.

Ter um profissional ou uma agência será fundamental pois, com sua expertise, verificará o que pode estar acontecendo e assim auxiliá-lo, propondo as melhores estratégias, para melhorar a permanência e a interação dos seus visitantes.

Dentre as inúmeras ferramentas existentes no mercado, existem ferramentas como o Google Analytics (http://www.google.com/analytics) que mostram quais são os pontos mais interessantes do site, onde há mais cliques em sua página e por isso pode ser uma ótima opção para tentar entender melhor o comportamento do usuário dentro do seu site.

Contudo, vale ressaltar a importância das palavras-chave utilizadas, além de se observar os conteúdos que geram mais visitas e os que se convertem em maior número de leads (contatos que são convertidos em potenciais clientes).

Porém, é importante ressaltar que muitas vezes o conteúdo de maior acesso não seja o que traga maior conversão.

4 – Métricas de Relacionamento

Uma das formas de analisar esta métrica, pode ser através dos comentários feitos em seu site, nas redes sociais, em fóruns e em formulários tão comuns em blogs destinados a este tipo de interação.

Além de indicar onde é necessário melhorar e como adquirir novas ideias de conteúdo, os comentários também proporcionam um relacionamento mais estreito entre o consumidor e a marca.

Concluindo

Saber como medir os resultados em marketing digital é extremamente importante para o crescimento e expansão do seu negócio.

Por isso, desenvolver uma boa estratégia de marketing online é crucial, pois além das inúmeras métricas a serem consideradas, criar uma presença digital da sua marca consiste, primordialmente, da análise constante dos dados obtidos das métricas acima apresentadas.

E para ajudar você a cuidar de tudo isso e a melhorar ainda mais os seus resultados no ambiente online, fale agora com um de nossos especialistas em marketing digital.

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