O que é web analytics e por que ele é tão importante?

O que é Web analytics?

O web analytics está diretamente relacionado à coleta, monitoramento e análise de dados de navegação dos usuários no ambiente digital. Traz índices relativos à participação dos visitantes nas páginas de sites, blogs e redes sociais, bem como a interação que promovem: cliques, comentários, visualizações, compartilhamentos e muito mais.

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Além de contribuir para analisar os resultados, esses índices mostram também os pontos positivos e negativos de um texto, uma campanha, um layout ou um post. Servem como bússolas para redefinição de estratégias, que vão se moldando às necessidades e preferências dos usuários. Com o foco bem direcionado, os resultados ficam cada vez melhores e mais assertivos. Confira o que é web analytics, seus benefícios e a importância que ele representa para o seu negócio:

Inteligência para os negócios

As métricas oferecidas pelas ferramentas da web trazem informações específicas e que podem ser personalizadas de acordo com o perfil do seu negócio, mesmo que nenhuma campanha esteja ativa. Por exemplo, você pode descobrir quais são os textos mais visualizados pelos usuários que visitam seu site, quanto tempo eles passam por ali e quais são as palavras-chave que eles utilizaram para chegar até aquele texto. Tudo isso pode ser utilizado como material orientador para traçar as próximas estratégias.

Mensuração e referência

A mensuração dos dados serve como referência para análises futuras. Os relatórios da web são referências para acompanhar a evolução do site e mantê-lo sempre otimizado, para que os leitores voltem e encontrem um conteúdo cada vez melhor.

Desenvolvimento e melhoria

A análise das métricas e identificação dos pontos de melhoria é também parte fundamental do processo de captação de novos leads. Um bom relatório, didático e informativo, é como um manual que orienta a equipe de marketing sobre os passos necessários para o aperfeiçoamento do trabalho em busca dos objetivos e metas da empresa.

Proximidade com o público

Quando você passa a analisar o comportamento do público e conhecer seus principais gostos, você se sente mais próximo e, por isso, passa a produzir conteúdo que despertará nele maior interesse. O conhecimento do público é um dos passos mais importantes para quem deseja obter sucesso nos negócios. O cliente é a razão de ser de qualquer empresa, e quando você tem acesso a dados sobre o que ele procura e espera da sua empresa, você tem em mãos uma ferramenta valiosa.

Previsibilidade e atenção

As análises de web metrics também oferecem um recurso importante que é o da previsibilidade. Se você percebe que de repente o número de visualizações do seu site caiu, ou aumentou de maneira instantânea, as métricas provavelmente lhe darão uma resposta para esse fenômeno. A partir dessa resposta, você poderá aproveitar uma grande oportunidade, ou trabalhar para reverter uma situação negativa.

Concluindo:

Como já falamos aqui, em um texto de planejamento estratégico, a mensuração é importante para a análise do trabalho desenvolvido e para melhoria constante desse processo. Ao contratar uma equipe de profissionais para analisar esses dados e fornecer relatórios eficientes, você certamente terá um grande diferencial para traçar estratégias cada vez mais assertivas, persuasivas e eficazes. Mãos à obra!

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