fbpx
Top

Afinal, o que são as redes sociais e sua importância no marketing digital

Importância das Redes Sociais no Marketing Digital

Afinal, o que são as redes sociais e sua importância no marketing digital

Redes sociais nada mais são que sites e aplicativos – de relacionamento, profissional ou outros – que conectam pessoas com interesses comuns, permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e empresas.

As redes sociais têm crescido com toda a velocidade. Nesse meio, o relacionamento entre as pessoas e empresas ficou mais próximo e o público está cada vez mais envolvido com suas marcas favoritas e se conectando com elas de várias formas. Essa atitude exigiu uma certa adaptação das empresas para ampliarem seus investimentos em marketing digital nas redes sociais a fim de garantir uma presença digital e atingir esse público cada vez mais conectado.

Com esse avanço surpreendente das redes sociais, todos os negócios – independente do porte ou segmento – precisam estar nelas da melhor maneira possível para atingir seus clientes e potenciais clientes que se encontram lá.

Mas afinal, o que são as redes sociais?

As redes sociais são sites que reúnem pessoas a fim de conversar, compartilhar mídias, ideias e interesses, fazer novos amigos e reforçar laços existentes entre familiares, colegas de trabalho, etc. Redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e LinkedIn são ótimas maneiras de manter uma boa relação com um círculo social.

Foi por este motivo que as empresas encontraram nas redes sociais mais um canal de relacionamento com seus clientes e potenciais e aumentar as vendas. Nelas, é possível publicar e compartilhar com seus seguidores/curtidores vídeos, fotos, notícias, mensagens de textos e todo o tipo de informação, aproximando o contato com seus públicos-alvo através de diferentes conteúdos e canais.

A Importância do marketing nas redes sociais para a imagem da empresa

Como falamos anteriormente, seu clientes, potenciais clientes e até mesmo a concorrência estão nas redes sociais. Só este já é um motivo e tanto para você também marcar presença lá. Mas, mais que isso, esses canais são importantes para as empresas pois: permitem conhecer melhor o perfil do seu público; é mais um canal de relacionamento (SAC 2.0), aumenta o alcance das suas publicações do blog, gera buzz, permite acompanhar métricas e relatórios relevantes sobre as ações e muito mais.

A fim de deixar as coisas ainda mais claras, listamos abaixo 3 principais motivos para investir em marketing digital nas redes sociais da sua empresa. Veja!

3 principais motivos para apostar nas redes sociais

Como você pode ver, existem motivos de sobra para você investir pesado nessa estratégia. Os resultados disso, se feito de forma estratégica, só poderão ser positivos. Mas se você ainda não está convencido, veja 3 motivos pra apostar nessa estratégia:

Mais visitas em seu site

As redes sociais são ótimos canais para sua empresa compartilhar os conteúdos do seu site/blog. Isso porque essas plataformas aumentam o alcance das suas postagens, aumentando assim o número de visitas e visitantes no seu site.

Alem disso, quando você compartilha publicações que são direcionadas até o site da empresa, o Google vê isso como uma linkagem externa e melhora seu ranking nas páginas de pesquisa do buscador.

Quando a pessoa procurar no Google por algo relacionado ao seu nicho de mercado encontrará seu site facilmente nas primeiras posições. Ter o site bem posicionado no Google ajuda a trazer mais visibilidade, tráfego, e consequentemente, mais chances de conversão. Uma presença sólida e consistente no Facebook, e outras redes sociais pode garantir isso.

Ademais, essas plataformas possui anúncios online, que também ajudam atrair tráfego até o seu site, e o melhor, um tráfego altamente segmentado.

As redes sociais são uma ótima maneira de manter contato

As redes sociais, principalmente o Facebook, carregam informações valiosas do seus potenciais consumidores. Através dos posts e tweets, é possível identificar e conhecer o perfil das pessoas que se relacionam com a sua marca e que são clientes ou potenciais clientes.

É possível identificar informações relevantes com base nas interações dos seus clientes, como quais são os tipo de conteúdos que eles gostam de receber – se é um link ou se é um vídeo. A partir disso, fica mais fácil montar ou aprimorar o seu plano de marketing nas redes sociais a fim de ter um resultado ainda melhor.

As empresas também podem usar as redes sociais com o intuito de trocar ideias com outras empresas não concorrentes, revendedores, fabricantes e a imprensa que faz cobertura do seu setor de mercado para entender melhor o mercado.

A presença nas redes sociais cria fidelidade à marca

As empresas com perfis ativos têm clientes mais leais. É fácil imaginar o porquê: quando você se envolve e interage com eles, você transmite confiança. Isso aumenta a credibilidade do seu negócio fazendo bem pra imagem da empresa.

Nas redes sociais as empresas tem mais chances de conquistar clientes e vender mais. Segundo pesquisas, 70% das empresas conseguem clientes através do Facebook. Isso porque 84% dos consumidores dizem que usam as redes sociais para decidir o que comprar.

Além disso, pesquisas mostram que os consumidores veem com bons olhos as empresas que respondem às reclamações (e não hesitam em divulgar online para quem quiser ver). Isso transmite confiança e transparência. Com uma ação de marketing estratégico, sua empresa saberá rapidamente lidar com os problemas e mostrar que está preparada para atender e auxiliar o cliente quando ele mais precisar.

E aí, vai começar a pensar nas redes sociais de forma estratégica ou vai continuar perdendo oportunidades? Como você viu, sua empresa tem motivos de sobra para marcar presença online e ganhar espaço no mercado, o importante é pensar de forma estratégica e não fazer nada de forma aleatória. Cada ação deve ser pensada no seu público, visando ser interessante.

Gostou do artigo sobre as redes sociais? Conseguiu entender porque essa estratégia é importante na estratégia de marketing digital da sua empresa? Com o intuito de ajudá-lo a se aprofundar no assunto, criamos o eBook O Guia do Marketing no Facebook. Aí é só colocar em prática e ver os resultados aparecerem!

No Comments

Publique um comentário.

um × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.