Top

Outbound marketing e Inbound marketing. Afinal quais as diferenças?

Inbound-Marketing-e-Outbound-Marketing

Outbound marketing e Inbound marketing. Afinal quais as diferenças?

Outbound marketing e Inbound marketing, posso apostar que você já deve ter ouvido nessas estratégias, mas o que realmente significam e quais as suas diferenças? Ambos são usados ​​para trazer clientes, certo? Bem, sim, mas é aí que a semelhança termina. Vamos nos aprofundar e entender as táticas usadas em ambas estratégias de marketing, para que você possa decidir qual é a melhor para você.

o que é inbound e outbound marketing

A final o que é inbound e outbound? Se você administra um negócio, sabe como o marketing é importante para divulgar os produtos e serviços da sua empresa. Isso significa que o seu sucesso depende muito da sua campanha de marketing. Saiba que o Inbound marketing é uma estratégia mais acessível, razão pela qual tantos donos de pequenas empresas fazem uso dele.

Em suma, esse método promove uma empresa através de várias formas de conteúdos publicados em blogs, redes sociais, vídeos, infográficos, boletins informativos, podcasts, eBooks, etc. Aplicar técnicas de SEO também é fundamental. Assim pode ser feita a otimização de um site para mecanismos de pesquisa como o Google.

Isso ajuda as pessoas a encontrarem o serviço ou produto que procuram. Quando o conteúdo é envolvente, os usuários interagem, comentam e compartilham. Dessa forma, o público tem uma boa impressão da marca, o que pode influenciar nas decisões de compra.

A ideia por trás do Inbound marketing é criar e distribuir conteúdo relevante que os clientes desejam. Um conteúdo útil atrai os visitantes para um site, aproximando as pessoas de uma marca, envolvendo e convertendo os clientes, bem como seguidores leais.

Em contrapartida, o Outbound marketing inclui abordagens tradicionais, como mala direta, outdoor, anúncios de rádio, anúncios de televisão e telemarketing. Porém, esses métodos são muito caros. Essa estratégia visa apresentar informações aos consumidores, mesmo que eles não estejam procurando pelos produtos ou serviços oferecidos. É assim que o marketing tradicional e ultrapassado funciona.

outbound-marketing

Principais diferenças entre inbound e outbound marketing

O foco da propaganda, a maneira como é feito a atração e o custo de aquisição de clientes são alguns dos principais fatores que marcam as diferenças entre o marketing de atração (inbound) e marketing tradicional (outbound).

Para deixar ainda mais claro o que difere uma metodologia da outra, exploraremos abaixo as principais características de cada um. Veja!

Principais características do inbound marketing

  1. Foco em conteúdo, educar/entreter o público;
  2. Cliente vem até a empresa;
  3. Comunicação em duplo sentido, entender o possível cliente, ouvi-lo;
  4. Clientes atraídos por ferramentas de busca, referências e mídias sociais;
  5. Menor custo médio para aquisição e fidelização dos clientes;
  6. Movido por criatividade, talento e esforço;
  7. Marketing de permissão;
  8. SEO e listas segmentadas;
  9. Conteúdos relevantes para a persona;
  10. Totalmente mensurável;

Principais características do outbound marketing

  1. Foco na propaganda ativa, na divulgação direta do produto;
  2. Empresa procura clientes;
  3. Comunicação em sentido único;
  4. Prospecção ativa via outdoors, flyers, chamadas frias, spots e anúncios na mídia;
  5. Maior custo médio de aquisição do cliente;
  6. Pouco ou nenhum valor agregado;
  7. Marketing de interrupção;
  8. Listas não segmentadas;
  9. Propagandas que muitas vezes não geram valor para o cliente;
  10. Não é mensurável;

Quais são as diferenças entre o Inbound marketing e Outbound marketing?

Direção da Comunicação

O conteúdo do Outbound marketing está diretamente relacionado ao produto ou serviço que você anuncia: seus recursos, ofertas, vantagens, etc. Dessa forma, a pessoa pode facilmente comprar o produto. Geralmente são mensagens diretas e curtas.

O conteúdo do Inbound marketing é muito mais sutil, não é focado no produto, é mais focado nas necessidades dos usuários e clientes em potencial. É um conteúdo especialmente feito para as pessoas clicarem quando estiverem procurando informações que lhes interessem.

Abordagem

No Outbound marketing, a mensagem que você transmite é fundamental para garantir que seu cliente em potencial esteja disposto a comprar seu produto apenas olhando para ele. Tem que ser uma mensagem suficientemente completa e atraente para a pessoa ficar entusiasmada e desejar o produto. É uma abordagem totalmente comercial que procura vender.

O Inbound marketing procura informar e agregar valor. Muitas vezes é um conteúdo que nem sequer menciona o produto que você vende. Ele pretende ser um conteúdo destinado a resolver problemas e preocupações do consumidor. Dessa forma, você fornece valor para gerar confiança.

Orçamento

Adotando uma estratégia de Inbound marketing, com um orçamento pequeno, você pode obter muito mais impacto do que realizando campanhas de Outbound marketing. É importante destacar que muitos blogueiros conseguem alcançar um grande público graças ao valor do conteúdo que publicam regularmente. Desses muitos se tornam virais sem a necessidade de grandes orçamentos.

Medindo os resultados

De fato, o marketing Outbound é muito mais difícil de medir os resultados do que o Inbound marketing. É complicado saber até que ponto conseguimos aumentar as vendas graças à publicidade na imprensa ou em um anúncio no rádio, na TV ou no jornal.

Certamente, se você pesquisar, irá encontrar exemplos de empresas que alcançaram um crescimento espetacular com muito pouco investimento em marketing inbound. Com ele, você pode avaliar o tráfego que você recebe e a conversão do seu site.

 

Concluíndo, qual é a estratégia de marketing mais eficaz, inbound ou outbound?

O Inbound marketing é necessário para reabastecer o canal de vendas com novos leads, enquanto o Outbound marketing ajuda a acompanhar e impulsionar seus clientes em potencial através do ciclo de compra. É possível combinar ambas as práticas para criar um mecanismo eficiente de geração de leads capaz de gerar muitas vendas. Portanto, é difícil dizer qual é o marketing mais eficaz. O melhor método para sua empresa é aquele que funciona!

Por exemplo: você gasta muito dinheiro em um anúncio de rádio, jornal ou TV, e espera resultados. Mas nem sempre esse tipo de publicidade atende as expectativas. Por outro lado, anúncios contextuais direcionados a um público específico, com base no que lhes interessa é um tipo de marketing ativo de grande potencial.

Isso pode ser feito no Facebook, Instagram, Twitter e no Google. Ao contrário do Outbound marketing, ele incorpora a estratégia de mostrar aos usuários coisas que eles acharão úteis ou interessantes. É claro que, como qualquer coisa em marketing, você terá que encontrar um mix que funcione com seus clientes em potencial.

Então, se você fizer um anúncio no jornal e perceber que não está obtendo os resultados esperados, não poderá fazer nenhuma alteração. Você pagou antecipadamente pela publicação e se deu errado não há o que fazer.

Por outro lado, se você lançar uma campanha de Inbound marketing na Internet e avaliar que não está sendo bem-sucedida, poderá ajustá-la ou refazê-la rapidamente. Você pode mudar as palavras-chave, renovar o conteúdo, mudar a plataforma de mídia social, etc. Portanto, é mais fácil mudar as coisas quando tudo é digital. Também é muito mais barato.

Por fim, entendendo o panorama para aplicação das estratégias

Atualmente, as empresas têm se deparado com grandes mudanças nas formas de alcançar um público específico. Não é mais uma questão de fazer um discurso comercial, mas sim de agregar valor ao cliente para que ele possa confiar na marca.

Portanto, o seu conteúdo precisa ser atraente. Na verdade, agora o Google e as redes sociais decidem cada vez mais quais são os conteúdos que as pessoas vão ler e o que não ler. E é por isso que gerar conteúdo de qualidade torna-se um elemento fundamental em qualquer estratégia de marketing.

Ficou com alguma dúvida? A Tag2 Digital é uma agência de marketing digital mineira especialista em inbound marketing e podemos ajuda-lo. Deixe seu comentário abaixo que um dos nossos especialistas responderá o mais breve possível.

No Comments

Publique um comentário.

5 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.