Palavras-chave: aprenda como aplicá-las e ser encontrado pelo Google

A melhor forma de trazer mais visitantes e aumentar as visualizações e relevância do seu site ou blog é apostando nas estratégias de otimização de texto para buscadores (SEO). E para fazer isso, é preciso entender um pouco mais sobre o fator mais importante dessa questão: as palavras-chave.

Obviamente, existem diversos outros fatores que influenciam no ranqueamento de um site, só o buscador Google possui mais de 200 variantes para analisar a relevância de uma página. Porém, pode-se afirmar com certeza que sabendo trabalhar bem as palavras-chave você terá andando pelo menos 50% do caminho ideal para otimização.

palavra-chave-google

Por que as palavras-chaves são tão importantes?

O-Que-São-Palavras-chaveAs palavras-chaves são o elo entre você (produtor de conteúdo) e o seu leitor (receptor do conteúdo).

Quando o seu potencial leitor acessa um buscador, ele usa o espaço de buscas para colocar textos – que nesse caso seriam as palavras-chaves – que estão relacionados aos resultados que ele deseja encontrar.

Por isso, você precisa entender muito bem de todo o processo: desde a escolha da palavra-chave até a forma como você irá trabalhá-la dentro do seu site. Dessa forma, você terá mais chances de ser encontrado pelo seu leitor! Dessa forma é bom para ambos os lados, não é mesmo?

Como escolher as palavras-chaves mais adequadas?

O primeiro passo para possuir uma boa estratégia é entendendo como você poderá escolher as melhores palavras-chave para o seu nicho. Essa etapa vai depender das ferramentas que você vai utilizar para encontrar informações, mas também da sua capacidade de analisá-las e interpretá-las, sempre tendo em vista o perfil do seu público.

Tendo isso em mente, vamos então falar sobre as ferramentas primeiro:

Planejador de Palavras-ChavePlanejador de Palavras-Chave: o nosso caro amigo Google disponibiliza uma ferramenta muito interessante chamada Keyword Planner para os usuários do Google Adwords.

Essa ferramenta é totalmente gratuita e pode ser usada por qualquer pessoa, desde que essa pessoa tenha uma conta do Google e cadastre-se nos serviços do Adwords.

Através do Planejador de Palavras-Chave você pode inserir os dados do seu site e obter indicações de quais palavras-chave você pode usar nos seus conteúdos, obtendo dados como a quantidade de pesquisas feitas para essa palavra-chave, o nível de concorrência para ela, entre outros.

Além disso, você pode colocar uma lista de palavras-chave que você acredita serem relevantes e obter dados concretos sobre elas, dessa forma, analisando se vale a pena ou não investir nesse conteúdo.

GoogleWebmasterGoogle Search Console: outra ferramenta muito interessante e gratuita também disponibilizada pelo maior buscador do Brasil é o Google Search Console, antigo Google Webmaster Tools.

Para utilizá-la basta instalar o código no seu site e fazer o seu cadastro. Ela irá oferecer a você uma lista das palavras-chave que mais geram acessos para o seu site, bem como as suas posições do rank de buscas para cada uma delas, etc. Esses dados são extremamente importantes para que você tenha novos insights.

As melhores formas de trabalhar as palavras-chave

Abaixo, separamos algumas dicas de como você pode trabalhar as suas palavras-chave da melhor forma depois de realizar as análises e escolher as melhores para o seu nicho.

Nos textos do site

A forma mais comum de trabalhar as palavras-chave é através dos textos do site. Repita-as pelo menos 3 vezes por página, mas claro, sempre prezando pela qualidade do texto! Negritar as palavras-chave também é uma ótima forma de facilitar a leitura dos robôs do Google.

Nas imagens

Uma forma pouco explorada ainda pelos produtores de conteúdo é o uso de palavras-chave nas imagens do site. Antes de colocar as suas imagens no seu portal, nomeie os arquivos com as palavras-chaves que você deseja ranquear.

Nas tags

Se você tiver um blog, uma ótima forma de aumentar a quantidade de palavras-chave na página é colocando elas nas tags e marcadores do texto. Além de auxiliar o seu leitor a encontrar outros materiais com a mesma tag, você poderá contar com mais repetições dentro da sua página.

Nos H’s

Você ouviu falar sobre H1, H2, H3 e etc.? Esses são sinônimos mais técnicos para os termos: Título, subtítulo, etc. Crie diversos títulos e subtítulos dentro do texto e sempre que possível inclua a sua palavra-chave neles!

Ficou com dúvida sobre como usar palavras-chave? Deixe um comentário neste post. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

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