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Persona: o que é e como criar uma para seu negócio [+BONUS]

Dicas para criar Persona

Persona: o que é e como criar uma para seu negócio [+BONUS]

Você já ouviu a palavra Persona? Se você está atento às estratégias mais efetivas de marketing digital, então já deve ter ouvido falar sim. Mas, você sabe o que isso significa e o que isso impacta no seu negócio? Se você ainda não sabe as respostas para essas perguntas vou te ajudar.

[Se preferir, assista ao vídeo explicativo desse assunto]

Criar Persona é ter uma ideia clara e real de quem são seus clientes em potencial. E, no post de hoje, você vai aprender a criar a sua Persona. Vamos lá?

Para começar, persona nada mais é que um perfil fictício criado com base em pesquisas com pessoas reais, podendo ser seus clientes atuais ou sua audiência. São elas que auxiliam as decisões tomadas no Marketing e representa quem é o seu comprador real.

Parece muito com o público-alvo, mas tem algumas diferenças. Mas afinal, que diferenças são essas entre persona e público-alvo?

Definição de Público-alvo

Público-alvo é composto por um segmento da sociedade que tem características em comum. Ele é uma representação bem ampla dos clientes que você tem ou pretende atingir.

Modelo de público-alvo: uma mulher de 25 a 45 anos, de classe média alta, brasileira, formada em Medicina e que trabalha em uma Clínica Médica, mas está em busca de uma recolocação profissional.

Definição de Persona

Já a Persona caracteriza seus compradores reais e, além dos dados que já estão inseridos no público-alvo, ela apresenta outros critérios mais aprofundados e voltados para informações mais pessoais. Veja o exemplo:

Modelo de persona: Roberto é um homem de 35 anos de classe alta, brasileiro que mora em Belo Horizonte, na capital do estado de Minas Gerais. Ele é formado em Arquitetura e trabalha em uma construtora na Coordenação do setor de Projetos Arquitetônicos.

Roberto gosta muito de pedalar e tem vontade de dedicar mais a isso. Por isso, no final de semana ele sempre pedala com sua equipe de amigos com objetivo de participar de competições pelo interior do estado.

Por ser de classe alta, ele compra produtos de alto valor agregado e não se importa em pagar mais devido a sua percepção de valor por produtos e serviços de qualidade superior. Por fim, ele é divertido e está sempre rodeado de pessoas.

Principais diferenças entre Persona e Público-alvo

Você viu a diferença? As informações das personas são muito mais completas e específicas. Pensar em estratégias de marketing para alguém que você tem mais informações, faz com que o seu conteúdo seja melhor direcionado. Além, claro, de ser mais útil para as pessoas.

Com as personas, você consegue ter resultados mais eficientes do que se pensasse apenas em público-alvo. Concorda?

Dicas essenciais para criar sua persona

Agora que você já sabe o que é, que tal aprender a definir sua Persona?

Para isso, você precisa responder uma série de perguntas sobre o seu usuário. Caso ainda não tem uma carteira de clientes, pesquise na sua audiência o padrão mais comum de pessoas que curtem a sua página, os seus vídeos ou até mesmo os que acessam ao seu site.

É fundamental pensar e entender, como a sua solução (seu produto ou serviço) pode impactar de fato e fazer a diferença na vida dos seus clientes.

Além disso, você pode também fazer pesquisas de mercado que ajudem a segmentar melhor o seu nicho. Para isso, é só criar um formulário e disponibilizar para que sua audiência responda online. Simples e rápido!

Para construção de uma persona, você pode fazer algumas perguntas com objetivo de conhecer melhor seu possível comprador.

Pergunte para você mesmo como seu produto pode ser relevante e de forma positiva na vida dessa Persona. Com essas respostas você consegue construir um quadro de referências que vai te auxiliar para preencher uma ficha e criar a sua Persona.

[+ BONUS]: Baixe grátis o Guia para Definição de Persona

Pensar em uma estratégia com personas vai ajudá-lo a se identificar bem melhor com o seu público-alvo. Dessa forma, você conseguirá claramente identificar as principais dores e objeções e resolver os problemas de seus clientes com mais eficiência.

Os resultados desse tipo de estratégia incluem uma experiência muito melhor para o seu usuário. Assim obter um comprador mais engajado para o seu negócio.

Por fim, lembre-se de sempre ao criar sua persona para que o seu marketing seja completo e consiga atingir todos os objetivos iniciais do seu produto ou serviço.

E, se não bastasse nossas dicas, criamos um GUIA PARA DEFINIÇÃO DE PERSONA totalmente gratuito para te ajudar nessa missão. Baixe agora mesmo e crie já a persona do seu negócio. Até mais!

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