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Planilha do ROI – Aprenda a calcular o retorno sobre investimento do seu marketing

Planilha do ROI

Planilha do ROI – Aprenda a calcular o retorno sobre investimento do seu marketing

O termo ROI – abreviação do inglês Return over Investment ou Retorno sobre Investimento – permite identificar quanto dinheiro a sua empresa ganhou ou perdeu com os investimentos feitos, sejam eles em mídias pagas, sejam em novas ferramentas de trabalho, etc.

De nada adianta investir em ações de marketing digital se elas não trouxerem um resultado positivo à empresa. E com tantas opções disponíveis, a única maneira de saber em quais canais investir é identificando quais são as estratégias que têm melhor performance e que aproximam a empresa de atingir suas metas.

Mas nada de se basear em achismos ou acreditar que aquela tática que funciona muito bem para outra empresa vai funcionar para você também! Uma das principais vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de analisar as métricas e indicadores. Eles permitem avaliar com precisão os resultados de cada campanha de marketing. E é aqui que entra o ROI!

Ainda não conhece muito bem o que é, pra que serve ou como calcular o ROI (retorno sobre investimento)? Nós vamos explicar tudinho nesse post!

O que é ROI, afinal?

O termo ROI – abreviação do inglês Return over Investment ou Retorno sobre Investimento – permite identificar quanto dinheiro a sua empresa ganhou ou perdeu com os investimentos feitos, sejam eles em mídias pagas, sejam em novas ferramentas de trabalho, contratação de pessoal, etc.

Dessa forma, é possível identificar com precisão se os investimentos em determinados canais valem a pena e assim planejar sua ações em cima de resultados tangíveis.

Por que é importante saber seu retorno sobre investimento (ROI)?

Existem diversos canais e ferramentas dentro do marketing digital em que se pode investir para otimizar os resultados da empresa. Mas o que dá certo para outras empresas, podem trazer retornos diferentes para você, dependendo do seu nicho de mercado, área de atuação, público-alvo, etc. Por este motivo é essencial acompanhar o retorno sobre investimento das suas ações.

Com  os dados do ROI é possível planejar as metas do seu negócio com base em resultados reais, alocando os recursos para aquilo que realmente vai trazer retornos positivos para o seu negócio e repensar nas estratégias que não estão dando certo.

Se você está em busca de investidores para o seu negócio, esta métrica também vai ser muito importante, afinal o investidor vai querer saber se vale a pena ou não investir no seu negócio.

Lembre-se que o ROI influencia e muito no atingimento dos seus objetivos, portanto trace metas realistas e alcançáveis e monitore-as com frequência para mudar a estratégia caso o resultado não esteja dentro do mínimo desejável.

Como calcular o ROI?

Existe uma fórmula simples para calcular o ROI (retorno sobre investimento):

Cálculo do ROI

Porém, pensando em empresas de alto crescimento como startups e pequenas e médias empresas que estão em expansão, nós criamos a planilha do ROI. Uma forma muito mais fácil e automatizada de obter o ROI do sua empresa.

Essa planilha do ROI pode ser usada para analisar o negócio como um todo ou individualmente, por exemplo: ROI da mídia paga ou ROI do E-mail Marketing. Nesse último caso, é preciso ter em mente que cada mídia tem um retorno sobre investimento diferente e que por este motivo é preciso considerar o peso de cada uma e o seu retorno isoladamente.

Além disso, essa planilha ou calculadora do ROI mostra dois resultados finais, em números inteiros e em porcentagem, o que deixa ainda mais fácil a comparação entre o ROI de ações e estratégias.

Download Planilha do ROI

O que é classificado como Ganhos/Lucros?

Lucros ou Ganhos são todo o retorno obtido em decorrência das vendas.

Lembre-se que, ao usar a planilha do ROI para fazer o cálculo de uma campanha específica, você precisa levantar qual foi o valor obtido apenas pelo segmento escolhido. Por exemplo, se você deseja analisar o retorno sobre o investimento do e-mail marketing, deve inserir na planilha apenas as vendas obtidas por meio desse canal e não das estratégias como um todo.

E o que entra em Investimentos/Custos?

Já os custos ou investimentos são aquelas despesas que são necessárias para que a estratégia aconteça.

Seguindo o mesmo exemplo citado acima, os custos são os valores pagos para que a estratégia de e-mail marketing acontecesse: o preço de uma ferramenta de disparo de e-mail marketing, o profissional que irá produzir o conteúdo e o que mais for necessário.

Como usar a planilha do ROI?

Além da planilha, nós disponibilizamos um vídeo no qual nosso consultor de negócios explica o conceito, como a usar a planilha do RO

I e como avaliar os seus resultados.

Para reforçar, lembre-se que o resultado final vai depender de vários fatores, como a ação realizada, o seu nicho de mercado, etc.

Não deixe de baixar a planilha do ROI para obter informações precisas que o auxiliarão na tomada de decisões e contribuirão para o aumento dos lucros da sua empresa!

Se preferir, bata um papo com um dos consultores da Tag2 Digital para encontrarmos juntos a melhor solução para aumentar o ROI e otimizar os resultados da sua empresa. Basta nos enviar uma mensagem pelo campo abaixo ou entre em contato pelo telefone.

 

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