Por que se preocupar com o SEO na hora de criar seu site.

Você já ouviu falar sobre SEO (Search Engine Optimization)? A técnica de otimização para buscadores é essencial para quem busca atrair as famosas visitas orgânicas, que são as pessoas que chegam até o seu site ou sua página através das pesquisas realizadas em buscadores como o Google, Bing, Yahoo, entre outros. A grande vantagem desse tipo de estratégia é que quando trabalhada corretamente traz resultados à médio e longo prazo, não somente de aumento de tráfego como também de economia em investimentos relacionados ao marketing e comunicação. Afinal, as visitas orgânicas são gratuitas e não exigem investimento em anúncios como o tráfego pago.

Portanto, o ideal é que você comece a pensar em SEO desde o início da elaboração do site, planejando cada passo e cada parte essencial para o bom ranqueamento da sua página. Para te ajudar a entender melhor como esse processo funciona separamos abaixo alguns tópicos explicativos e algumas dicas. Confira:

SEO-para-criação-de-site

SEO para o planejamento de palavras-chaves

O primeiro passo para trabalhar qualquer estratégia de SEO é entender quais são as palavras-chaves necessárias para alavancar o seu site. Faça um breve brainstorm e reúna todas as ideias e possibilidades de palavras-chave, depois, utilize a ferramenta do Google Adwords para analisar as opções separadas previamente e encontrar novas ideias. As melhores palavras-chave são as que possuem menos concorrência, porém que trazem bons resultados.

Criando o conteúdo

O segundo passo para um site bem ranqueado é criar um conteúdo otimizado desde a elaboração inicial do site. Foque em páginas importantes como as de serviços/produtos ou a de contato da empresa. Para conseguir resultados, escolha a palavra-chave mais indicada para cada tipo de página e trabalhe somente ela ao longo do texto. Mais uma dica importante é não deixar de incluir fotos, tags entre outros recursos que possam melhorar a palavra-chave dentro da página.

Programação

Além do conteúdo o trabalho em SEO acontece dentro do processo da programação, afinal, como um bom robô o Google (um dos maiores buscadores do Google) também lê o código do site e precisa que ele esteja bem estruturado para entender como a página funciona e também um código limpo para facilitar a leitura das informações.
Portanto, é essencial que o seu programador entenda de regras de SEO para que o seu site não seja penalizado e nem esconda os conteúdos que você tanto publicou para melhorar o trabalho!

Plataforma para construção de site

A plataforma é outra questão que também deve ser resolvida no início de um site para que ele seja bem ranqueado. Afinal, ela irá trabalhar também no processo de Programação no qual mencionamos acima. Algumas plataformas são “SEO Friendly” e permitem a otimização com mais facilidade, como o WordPress. Opte por esse tipo de plataforma e facilite o seu trabalho!

Plugins e ferramentas

Se você optou pelo WordPress ainda poderá utilizar alguns plug-ins criados dentro da plataforma para poder facilitar ainda mais a otimização do seu site. Além disso, o WordPress também pode ser conectado junto ao sistema de diversas ferramentas que funcionam como análise e auxilio para as estratégias de SEO!

Frequência de atualização

Por último, o mais importante manter a frequência de atualização para que os buscadores sempre sejam avisados de que o seu site publica materiais novos, logo, eles irão “passar” mais vezes pelo seu site para ver o que há de novo.

Quer saber mais sobre o processo de SEO para sites em construção? Fale com a Tag2 ou deixe seu comentário.

Tags

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

top