Reestruturação Estratégica: Marketing Moderno com o Foco no Consumidor

O modelo de marketing que você está acostumado a ver está com os dias contados. O público está cada vez mais imerso a milhares de informações e mensagens a todo instante e é aqui que entra o papel do marketing moderno de evoluir para atender as necessidades de um consumidor mais conectado e exigente.

Foi-se a época em que usar as técnicas tradicionais de marketing e venda conseguiam trazer resultados satisfatórios. O marketing evoluiu e os gestores têm identificado essa necessidade de mudança de postura, porém poucos conseguem estruturar de forma eficiente seu time de marketing para isso.

O fato é que o marketing moderno expande as fronteiras e adere profundamente todas as etapas da jornada do consumidor. Essa adaptação surgiu de uma nova forma de interação consumidor x empresa, das redes sociais e outras ferramentas que o marketing utiliza para dispor de resultados mais efetivos.

O foco deixa de ser voltado para os produtos e passa a ser voltado para o consumidor como um todo. Ao passo que a empresa e o time de marketing exploram esse universo, o engajamento dos clientes evolui.

Reestruturação Marketing Moderno

Mas qual a importância da reestruturação do Marketing?

O antigo marketing focado em produtos foi substituído pelo marketing moderno focado no cliente, na experiência do mesmo e segmentação correta. A era da “Internet das Coisas”, consumidores cada vez mais conectados e novas mídias surgindo a cada dia têm criado um tabu para muitos empreendedores e um desafio para o time de marketing.

Muitos gestores já entenderam que a experiência do consumidor é um fator extremamente relevante, por isso a carência de entender profundamente o consumidor, seu contexto social, o que ele deseja, as atividades que executam e em como conquistá-lo durante a sua jornada de compra pelo funil de vendas.

Além do mais, as estratégias precisam ser reconsideradas, uma vez que a interação com o consumidor não deve se basear apenas no ato da compra. É preciso que toda interação torne uma experiência única e positiva de marca para o consumidor. Esse raciocínio se faz presente até mesmo no pós-venda.

Sendo assim, todo o sistema do negócio precisa estar conectado a fim de evoluir para estar à altura dos novos desafios propostos por essa transformação do marketing. É preciso que a empresa tenha uma visão unificada do negócio. Trata-se então de uma quebra de paradigma e adoção de um sistema multi setorial, no qual é preciso uma maior interação entre todos os setores da empresa.

O que esperar do futuro do Marketing?

A estrutura do marketing moderno está voltada para entender a carência e os desejos do consumidor e, portanto, o que significa e como vender algo a ele.

Focado na segmentação do consumidor, um projeto de marketing se inicia com a equipe focada na busca de compreender o comportamento do cliente. Quando essa segmentação vem acompanhada de uma ação imersa na experiência do consumidor, as chances de criar um laço entre cliente e empresa são muito maiores.

Além disso, a credibilidade da empresa e a sua presença no universo do cliente são expandidas, possibilitando que o caminho pelo funil de vendas seja mais ágil.

Esse modelo mutável e flexível permite que todos os setores façam parte do alinhamento de estratégias, reunindo novos insights (de diferentes bagagens culturais), correções e aperfeiçoamentos e um leque enorme de possibilidades.

Mas afinal, como reestruturar o marketing para atender as necessidades do consumidor em um cenários de mudanças impulsionadas pela era da disrupção digital? A Tag2 pode te ajudar nisso. Entre em contato com a gente!

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