ROI – O que é e como calcular o retorno sobre o seu investimento.

Se você estuda e pesquisa sobre mensuração e análise de estratégias de marketing e comunicação, com certeza já se deparou com essas três letrinhas: ROI. Se você ainda não conhece o significado desse termo, fique tranquilo, pois no post de hoje vamos falar sobre ele, explicar o seu conceito e os motivos pelos quais ele é tão importante para uma estratégia de marketing e de comunicação, principalmente quando estamos falando de estratégias no ambiente online. Confira:

ROI - Retorno sobre Investimento

O que é ROI?

O termo ROI (Return on Investiment) é utilizado para calcular o retorno sobre investimentos. Essa métrica serve para calcular quanto uma empresa ganhou ou perdeu a partir de determinada quantia investida.

Quando falamos em estratégias de marketing o ROI é relevante pois ele irá analisar qual foi o retorno obtido através do investimento naquela determinada ação, mostrando para o administrador da empresa se foi um investimento assertivo ou não.

Por que o ROI é importante?

Através do ROI é possível entender quais são as estratégias que mais geram retorno para a sua empresa, além disso, mensurando o retorno sobre investimento é possível também ter uma base de lucros sobre cada ação para poder determinar estratégias e planejamentos mais realistas.

Calcular o ROI significa ter controle sobre todos os recursos investidos em marketing. Para o profissional de comunicação é interessante porque permite a negociação com o administrador da empresa e também possibilita relatórios mais completos para mostrar os resultados das ações!

Para calcular o retorno sobre investimento é preciso colocar não somente os gastos com o investimento bruto, mas também como os gastos com pessoal, compra de material (se for o caso) e todos os outros gastos gerados por determinada ação.

É importante também ressaltar que cada ação tem um ROI ideal especifico, dependendo do cenário da empresa no mercado, dos objetivos da ação, etc. Ou seja, um número X de retorno pode ser considerado bom para uma campanha e ruim para outra.

Fatores de influência

Nas ações de marketing digital o ROI pode ser identificado com mais facilidade do que nas ações off-line, porém, não se pode descartar o fato de que muitos resultados de marketing não podem ser mensurados assim que a ação é finalizada.

Por exemplo, um cliente pode ser influenciado pela campanha, mas pode não ter participado naquele momento, por isso, não entrará no cálculo do ROI. Todavia, ele poderá participar (efetuando uma compra, por exemplo), em um outro momento tendo em mente a influência da ação.

Como calcular o retorno sobre investimento?

Para calcular o ROI de determinado investimento você deverá subtrair do investimento inicial o ganho obtido e depois dividir pelo investimento inicial. Exemplo:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial

ROI--Formula-de-como-calcular

Por exemplo, se o ganho obtido foi de 400.000 reais e o investimento inicial foi de 100.000 reais, então:

(400.000 – 100.000) / 100.000 = 3

Dessa forma, você obterá o seu número de ROI. Se você quiser saber o resultado em porcentagem basta multiplicar o resultado obtido por 100.

Pronto, agora você já sabe como calcular o seu retorno sobre o investimento!

Quer saber mais sobre o tema? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudá-lo!

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