SEO e SEM – Aprenda aplicar em sua estratégia digital

Você já ouviu falar sobre SEO e SEM? Se você anda pesquisando sobre a área de marketing digital com certeza já esbarrou nesses termos por aí. Não é mesmo? Porém, algumas pessoas confundem os significados e as funcionalidades dessas duas práticas. Mas, e você: sabe diferenciar SEO de SEM? Ou acha que tudo é a mesma coisa?

Como aplicar o SEO e SEM no Marketing Digital

A verdade é que ambos visam um resultado prático: obter mais tráfego para determinada página. Porém, é possível conseguir muitos outros resultados com cada um deles. Além disso, ambos possuem importâncias diferentes dentro de uma estratégia de marketing.

 

Entenda melhor sobre SEO e SEM e como aplicar em sua estratégia digital

O que é SEO?

A sigla SEO significa Search Engine Marketing, nome dado à técnica de otimização de páginas para buscadores ou otimização para motores de busca. Ou seja, o SEO visa melhorar a sua página ou o seu website para que ele fique entre os primeiros resultados das pesquisas feitas em sites como Google, Bing, entre outros.

Mas como isso funciona na prática? Muito simples: tudo gira em torno das palavras-chave. Ao realizar uma pesquisa o usuário digita um termo no campo de buscas que é chamado de “palavra-chave”. A partir dessa palavra o buscador irá oferecer ao usuário os melhores sites que estão relacionados à busca que ele fez.

Portanto, se você quer aparecer nos primeiros resultados para o usuário que busca algo que você tem a oferecer você deve pensar em quais palavras-chave ele digita para poder encontrar o que quer, e então, você usa essas palavras-chave na estratégia de otimização do seu site.

Qual a importância do SEO para a sua estratégia de marketing?

O SEO é essencial para todo e qualquer site. Afinal, qual a finalidade de um site que não possui tráfego algum? O SEO traz para o seu website o que os profissionais de marketing chamam de tráfego orgânico, que seriam todas as visitas geradas espontaneamente através de pesquisas em buscadores.

Se o seu website está otimizado corretamente os resultados aparecerão em médio e longo prazo, trazendo visitas de forma gratuita para a sua página. E o melhor: visitas qualificadas, ou seja, um público que realmente deseja ver o que você tem a mostrar na sua página.

O que é SEM?

Já o SEM, abreviação para Search Engine Marketing, visa trazer tráfego pago para o seu site. Ou seja, você irá pagar por cada visita que receber. Mas, como isso funciona? Também é muito simples: você fará anúncios para as palavras-chave pesquisadas pelo usuário e pagará para que estes anúncios apareçam nas posições escolhidas por você.

Com o SEM você poderá definir exatamente o seu orçamento, bem como estipular o número de visitas mensais/diárias ou semanais que deseja receber, além de optar por formato em imagem ou em texto para os seus anúncios.

Qual a importância do SEM para a sua estratégia de marketing?

O SEO funciona a médio e longo prazo, já o SEM funciona a curto prazo. Assim que você coloca o seu anúncio no ar já pode começar a receber visitas. No caso do SEO é preciso algum tempo até que a sua página ganhe relevância.

Então devo somente apostar em SEM se desejo resultados? Não indicamos! Afinal, depender para sempre de anúncios para que o seu site possua tráfego é um tanto arriscado. Não é mesmo?

Portanto, o ideal é trabalhar as duas estratégias juntas. Dessa forma, você consegue ver os resultados aparecendo no começo e se fortificando ao longo do projeto.

Ficou com alguma dúvida? Quer entender mais sobre como aplicar o SEO e o SEM no seu projeto? Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário!

 

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