SEO – Estratégias para aplicar no seu website e ser encontrado no Google

A estratégia de otimização para buscadores (SEO) é uma das mais importantes dentro do marketing digital. Afinal, ela garante mais relevância e visibilidade para a sua marca, além de assegurar também resultados mais sólidos e duradouros para os objetivos da sua empresa!

Mas, quais resultados exatamente o SEO pode trazer é o que você deve estar se perguntando nesse momento. Não é mesmo? É simples: ao trabalhar uma estratégia de SEO corretamente você irá garantir que os seus clientes ou consumidores em potencial encontrem o seu site na primeira página de resultados de busca do Google e se interessem por ele.

SEO

Mas, por que não posso estar na segunda página e ter bons resultados mesmo assim? É simples, também. Diversos estudos comprovam que os usuários de buscadores como Google clicam, em sua maioria, nos três primeiros links da página, depois nos links do final da primeira página de resultados, e a maioria deles nem chega a acessar a segunda página.

Ou seja: se você estiver na segunda ou nas demais páginas poderá ser ignorado pelo seu cliente e deixar de fazer bons negócios.

SEO – Principais fatores de influência 

É preciso lembrar que o SEO pode ser aplicado a diversos buscadores, mas vamos falar nesse artigo sobre o mais utilizado no Brasil: O Google. Esse buscador em especifico desenvolve com periodicidade algoritmos para definir quais serão os sites que ficarão com as primeiras posições. Dentro desse algoritmo existem mais de 200 variantes que poderão influenciar nos resultados.

Para que você comece a entender melhor e pensar na sua estratégia, separamos a baixo os 3 pilares e fatores principais dentro dessas variantes:

Produzir conteúdo relevante

Um conteúdo estudado, de qualidade e relevância é o primeiro passo para qualquer estratégia de SEO. Você deve ter sempre em mente o usuário: crie textos com as características principais de texto para web, trabalhando sempre palavras-chave que estejam de acordo com o tema tratado, etc.

É bacana estudar também algumas preferências dos leitores para estrutura de texto, como as listas e também pensar em títulos e descrições atrativas para os seus materiais.

Lembre-se de atualizar seu site com frequência para estimular os robôs do Google a acessá-lo sempre para “ver as novidades”. Sites muito parados acabam perdendo relevância e posições nos resultados de busca!

O importante é trabalhar muito bem as páginas internas do seu site e também criar um blog, se possível. Assim, você pode criar conteúdo com frequência e deixar o seu site sempre atualizado! Essa é uma ideia que será benéfica tanto para o seu cliente quanto para conquistar novos clientes.

Fique atento ao layout do seu site

O Google não gosta de sites muito difíceis de serem lidos, por isso, o seu código deve ser o mais simples possível. Além disso, é preciso ficar de olho na navegabilidade do seu site, pois isso também será considerado pelos robôs.

Não é muito difícil: na hora de planejar o seu website, desenhe como você acha que seria a forma mais simples de oferecer os seus materiais e informações, sempre tendo cuidado para não carregar o site com muitas imagens pesadas, cores irritantes, etc.

Construção de links

Os robôs do Google também gostam de saber que o seu site possui boas indicações, e eles entendem como uma indicação quando alguém compartilha o link de um conteúdo seu em outro website ou rede social. Por isso, é preciso trabalhar uma estratégia de construção de links, também conhecida como link building.

Mas é importante que o seu site seja linkado apenas em sites que também tenham relação com o tema cujo o qual você trabalha.

Por que é importante contar com o conhecimento de um especialista?

Contar com a assessoria de uma agência de marketing digital ou de um especialista na área é extremamente importante, pois isso irá facilitar o seu trabalho e fará com que os resultados cheguem mais rápido.

Afinal, trabalhar o SEO de um website é uma tarefa bastante complicada e, por isso, muitos profissionais estudam e pesquisam esse meio diariamente para saber quais as melhores técnicas aplicáveis.

Outro ponto a ser levado em consideração é que, caso você pratique alguma técnica considerada ilegal pelo Google, conhecida também como Black Hat, o seu site poderá ser penalizado e excluído totalmente dos resultados de busca. Já pensou? Um prejuízo!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

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