Top

SEO On Page e Off Page – Entenda as diferenças e descubra qual aplicar em seu projeto web

Entenda o SEO On Page e SEO Off Page

SEO On Page e Off Page – Entenda as diferenças e descubra qual aplicar em seu projeto web

O SEO é um dos aspectos mais incompreendidos do marketing digital. Se trata de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Mas é importante lembrar que SEO On Page e Off Page não são a mesma coisa.

Devemos levar em consideração as ações on page e off page, ou em outras palavras, como as ações que realizamos dentro e fora de nosso website. Ambas têm o mesmo propósito, que é colocar um site nas primeiras posições do Google. A diferença está em onde essas ações são aplicadas. 

Neste artigo vamos definir o que significa cada uma delas e qual é a melhor opção para seus projetos na web. Veja só!

O que significa SEO On Page e SEO Off Page?

Você consegue imaginar a quantidade de páginas existentes na Internet? MILHÕES! Isso mesmo, existem milhões de páginas na web que oferecem conteúdo diversificado. Os mecanismos de pesquisa querem oferecer o melhor conteúdo para seus usuários. Portanto, primeiramente você precisa fazer é facilitar as coisas para os robôs do Google.

O segundo passo é fazer com que os mecanismos de busca entendam que as informações que você oferece são de alta qualidade e muito úteis para os usuários que navegam na Internet. E é aqui que entra o SEO on page e off page.

Com o SEO On Page, você consegue fazer com que os mecanismos reconheçam rapidamente seu conteúdo. Por outro lado, com o SEO Off Page, você mostra que seu conteúdo está espalhado pela Internet, que as pessoas falam sobre isso e tem interesse. Esses dois conceitos se misturam e ajudam um ao outro.

Dentro do SEO On Page é preciso considerar o domínio, a hospedagem, a url de páginas e artigos. Igualmente, os títulos, conteúdos, formatação como uso de negrito e itálico, H1, H2, H3, links internos, links externos também devem ser considerados. E não para por aí! A estrutura e arquitetura do site, otimização de imagens, tipo de conteúdo, etc também contam nesse processo. Quando falamos em SEO Off, nos referimos fundamentalmente à criação de links, backlinks, sinais sociais, etc.

SEO On Page ou SEO Off Page, qual é o mais importante?

A verdade é que você não pode se esquecer de nenhum deles na hora de criar seu projeto web. O SEO On Page e SEO Off Page são igualmente importantes para um bom ranqueamento do seu site ou blog.

Um bom SEO On Page fará com que os motores de busca lhe enviem tráfego. Dessa forma poderá atrair e reter potenciais compradores. Por outro lado, o SEO Off page é igualmente importante. A criação de links é uma indicação clara para os mecanismos de pesquisa que as pessoas mencionam e recomendam seu conteúdo. Sem links, suas páginas e artigos não serão indexados, ou seja ele não aparecerá no índice de pesquisas do Google, logo não levará tráfego para o site.

Fatores de SEO On Page e Off Page mais importantes numa página na internet

São diversos os fatores que contribuem para o ranqueamento dos sites no Google e muitos deles não são de conhecimento do público. Entretanto, existem alguns fatores simples que podem ser feitos dentro e fora do site para atingir o objetivo: aparecer no Google.

Nós selecionamos as principais práticas que você precisa saber e pode começar a fazer ainda hoje. Veja só!

Otimização para mecanismo de pesquisa On Page

#1. Tag do título

As tags de título informam aos visitantes e aos mecanismos de pesquisa sobre o que trata uma determinada página e assim estabelecem a relevância. As tags de título são um dos fatores mais importantes na página para SEO On Page. 

#2. Meta descrição

Uma meta descrição é um parágrafo curto de texto que informa aos mecanismos de pesquisa e aos visitantes do site o conteúdo da página. O Google pode criar uma meta descrição caso você não defina, mas o ideal é deixar claro para o usuário o que ele encontrará ao entrar na sua página. Inclusive, essa prática de SEO On Page pode influenciar na decisão de qual link clicar.

#3. Palavras-chave e frases

As palavras-chave são uma das principais características do SEO On Page. É por meio delas que o usuário utiliza os buscadores, como o Google, para obter as respostas para suas dúvidas ou buscar a solução para seus problemas.

É por esse motivo que elas são essenciais em qualquer página ou post que você fizer no seu site. Assim, os robôs do Google conseguirão identificar, com mais facilidade, se o seu conteúdo atende ou não as necessidades dos usuários.

#4. Desempenho do site

O SEO On Page também é muito importante para o desempenho do site. O Google sempre busca classificar sites que proporcionem uma boa experiência ao usuário. A velocidade de carregamento da página, design responsivo para dispositivos móveis. Esses e demais fatores são cruciais no desempenho do seu site e impactam fortemente nas suas classificações dos resultados de pesquisa.

Otimização para mecanismo de pesquisa Off Page

Agora, iremos falar de ações tomadas fora do seu website que afetam seu posicionamento no Google. Fora da página, o SEO consiste na construção de links. Isso pode ser feito através de vários meios, desde participação em fóruns até comentários em blogs, redes sociais, artigos e menções de marca em outros sites.

A qualidade e a quantidade dos links que apontam para o seu site ainda são um dos três principais fatores de ranqueamento do Google. Os backlinks externos – links estratégicos para guiar o leitor até uma outro site ou blog com o intuito de expandir seu conhecimento – são um voto de confiança que demonstra que alguém fora do seu site confia em seu conteúdo e acha que ele é valioso o suficiente para vinculá-lo.

Abaixo estão algumas das técnicas de SEO Off Page mais comuns:

#1. Links auto-criados

Comentários em blogs, participação em fóruns e guest post são um exemplo disso. Escrever guest posts é a prática de publicar posts como convidado em outros blogs com o intuito de conseguir bons links, assim como ajuda a:

  • Posicionar sua marca como uma autoridade em seu assunto;
  • Expandir sua exposição e alcance novos públicos;
  • Construir relacionamentos com influenciadores valiosos e outras figuras notáveis ​​em seu setor.

A publicação de comentários pode impulsionar o SEO e aumentar as menções e os backlinks. O segredo é criar conteúdo valioso que as pessoas queiram ler. Certamente assim você muito mais atingir o objetivo.

Quanto aos comentários em outros blogs, o ideal é que seus comentários e sugestões acrescentem ao conteúdo e gere valor. Eles não devem ser spam ou auto-promocionais com o único propósito de ganhar um backlinks. Envie seus sites somente para diretórios confiáveis ​​com alta autoridade de domínio. 

#2. Compartilhamento social

Para o Google, os sinais sociais não são um fator de ranqueamento direto. Portanto, esse mecanismo de busca da web não se importa com quantidade de seguidores que sua empresa tem no Twitter, curtidas no Facebook ou compartilhamentos de conteúdo em outras redes sociais.  As mídias sociais fornecem benefícios indiretos de SEO a partir de:

  • Aumento das ligações de entrada e menções de marca a partir da visibilidade online;
  • Melhora o reconhecimento da marca e aumenta a sua exposição;
  • As redes sociais permitem que você crie um público para seu site e gerar receita com isso.

Para finalizar, confira nosso conteúdo Estratégia de SEO – 5 ferramentas para analisar resultados e conheça algumas das ferramentas ideais para trabalhar com SEO no seu projeto.

Caso você tenha se interessado pelas estratégias de SEO On Page e SEO Off Page mas não sabe por onde começar? Nossos especialistas estão à disposição para auxiliá-lo nessa jornada rumo às primeiras posições no Google. Então, que tal marcamos um café para falarmos sobre seu projeto?

No Comments

Publique um comentário.

três × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.