Site responsivo: O que é e por que é tão importante

Você já ouviu falar sobre o termo “responsivo”? Dentro do marketing digital ele está sendo muito utilizado no contexto de website responsivo. Você sabe o que significa? No artigo de hoje explicaremos qual o significado desse termo aplicado a estratégias de marketing online e por que ele está sendo tão falado dentro do meio. Confira:

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O que é um site responsivo?

A palavra pode parecer complicada mais o significado é muito simples: um site responsivo é um site cujo o layout e programação fazem com que ele se adapte a qualquer dispositivo, tanto computadores quanto smartphones e tablets. Quando o seu site é responsivo ele adapta a forma e conteúdo de acordo com o tamanho da tela, facilitando a navegação do usuário independentemente de qual dispositivo ele use.

website-responsivoNa verdade, o site responsivo surgiu como uma resposta para a necessidade de adaptação dos websites para uma nova cena dentro da tecnologia: com o barateio de aparelhos celular de alta geração e a popularização de dispositivos como tablets, os usuários começaram a cada vez mais acessar a internet através desses meios, dessa forma, enfrentando dificuldades simples de navegação como clicar em links, encontrar conteúdos e etc.

É importante lembrar que o usuário, caso encontre dificuldades de navegar no site, acaba desistindo de permanecer ali. Esse fato fez com que os donos de site e agências de marketing digital começassem a correr contra o tempo para atualizar os seus próprios sites e os sites dos clientes, tendo em vista que algumas páginas recebem mais de 50% das suas visitas vindas de dispositivos móveis.

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Quais são as vantagens de adaptar o meu website?

– Não perca visitantes

A principal vantagem, que também pode ser considerada algo essencial é: não perca visitantes. Se o seu site não for responsivo simplesmente irá dificultar a navegação para dispositivos móveis e fará com que você perca todo o público que utiliza ele. Pense um pouco a respeito: quantas vezes você usou o seu celular para pesquisar um produto ou serviço quando estava fora de casa? Esse é um tipo de hábito que tende a aumentar, e por isso, é preciso estar preparado para não perder mercado.

– Selecione conteúdo específico para dispositivos móveis

Quando você tem um site responsivo você pode adaptar o seu conteúdo e selecionar os materiais específicos que serão mostrados para os usuários que navegam de dispositivos móveis. Ou seja, você poderá disponibilizar apenas os conteúdos essenciais que esses usuários buscam, ou facilitar, nessa versão responsiva do site, o acesso a dados importantes como E-mail, telefone e endereço da empresa.

– Facilite o compartilhamento através de dispositivos móveis e aplicativos como Whatsapp

Ao adaptar o seu site para responsivo, além de permitir uma ótima navegação aos usuários você também terá a possibilidade de oferecer a eles a opção de compartilhar o seu site e conteúdo através do celular e tablet. Podendo compartilhar esse conteúdo não apenas nas redes sociais como também em aplicativos como o Whatsapp, potencializando o alcance da sua marca.

A mudança do algoritmo do Google

Por último, é importante citarmos que em sua última atualização de algoritmo o Google decidiu priorizar os sites responsivos nas posições dos resultados de busca. Ou seja, se você trabalha o SEO do seu site você irá perder bastante se ele não for responsivo.

Isso aconteceu principalmente por que o Google entendeu essa nova tendência de migração dos usuários dos dispositivos comuns como PC para os dispositivos móveis.

Se o seu site ainda não é responsivo o mais indicado é procurar uma agência de marketing digital com o know-how necessário para fazer essa mudança para você.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

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