Taxa de Conversão – O que é e qual a sua importância no marketing digital

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é poder analisar com mais facilidade as métricas e utilizá-las a seu favor. Se você possui um site ou um blog e já estudou sobre mensuração de resultados, com certeza, você já ouviu falar sobre a taxa de conversão.

Taxa de Conversão - Importância para o Marketing Digital

Esse termo é extremamente importante para obter melhores resultados nas suas páginas de website ou e-commece, porém, nem todos os profissionais sabem exatamente do que se trata, como aplicá-lo e porque ele poderá melhorar as estratégias de venda e/ou de fidelização de novos leitores.

Esse artigo tem o objetivo de esclarecer um pouco mais as temáticas a cerca desse assunto, explicando o que é a taxa de conversão, como ela pode ser encontrada no seu site e como você pode usá-la para melhorar os seus negócios. Confira:

O que é Taxa de Conversão?

Primeiramente, para explicar o que é a taxa de conversão devemos entender o que significa conversão quando aplicamos esse termo a websites e e-commerces. Conversão é toda e qualquer atividade que o usuário realiza na sua página, por exemplo um comentário, clique, inscrição, compra, realização de contato, etc.

Tendo isso em mente fica mais fácil de entender que a taxa de conversão é a quantidade de ações realizadas pelos usuários dentro do seu site, ou seja, o seu engajamento.

Como calcular a minha Taxa de Conversão?

Para começar a calcular a sua taxa de conversão você precisa determinar primeiro quais conversões serão contabilizadas: comentários? Vendas? Inscrições no Newsletter? Cliques num determinado link?

Para definir o que será analisado você deve ter em mente o objetivo da sua estratégia: se você tem um e-commerce, provavelmente irá querer calcular qual foi a taxa de conversão em compras e também em assinaturas na lista de email.

Para calcular a sua taxa de conversão você irá pegar o número de visitantes e dividir pelo número de conversões. Ou seja, Visitantes/Número de ações realizada.Você pode calcular todas as ações do seu site, desde que você faça-as separadamente para ter uma visão mais correta sobre cada tipo de conversão.

Por que a Taxa de Conversão é tão importante?

É muito simples: a taxa de conversão é muito importante porque é ela irá te mostrar se as suas estratégias estão rendendo resultados, se o seu site possui a relevância que você gostaria que tivesse. Além disso, com os números de taxa de conversão em mãos você poderá utilizá-los para implementar novas estratégias, fazer melhorias no site, na forma na qual a comunicação está sendo feita, entre outros fatores.

O ideal é que você faça o acompanhamento dessa taxa periodicamente para poder ter um controle maior sobre os resultados do seu website ou e-commerce.

Como melhorar minha Taxa de Conversão?

Diversas ações podem ser feitas para melhorar a taxa de conversão, desde a mudança de um tipo de conteúdo até mesmo alterações do layout do website. A principal ideia é facilitar o caminho para que o usuário faça a conversão, ou seja, se você quer que ele clique em determinado link, dê um certo destaque a ele e melhore a navegação. Se você quer que ele não desista do carrinho de compras, faça com que o caminho para a compra seja de apenas alguns cliques e que ele consiga finalizar rapidamente, entre outras ações que podem otimizar a sua conversão.

Ficou com alguma dúvida a respeito do tema? Deixe-a nos comentários e ficaremos felizes em poder ajudar!

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