Top

WhatsApp Business – Tudo sobre o WhatsApp para negócios

WhatsApp Business

WhatsApp Business – Tudo sobre o WhatsApp para negócios

Mesmo antes da versão para empresas, o WhatsApp já vinha sendo usado como mais um recurso de comunicação entre empresas e clientes. A prometida versão do WhatsApp Business chegou ao Brasil no início desse ano, focado em atender as necessidades de pequenas e médias empresas.

Aparentemente, o WhatsApp para empresas não é muito diferente do aplicativo que já estamos acostumados a usar. A nova versão do app, que está disponível apenas para Android, apresenta alguns recursos que facilitam a interação com os clientes, como automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

Recursos do WhatsApp Business:

  • Perfil Comercial – possibilidade de criar um perfil com informações úteis para os clientes, como uma descrição empresarial, e-mail, site e endereço.
  • Mensagens Automatizadas – é possível criar mensagens de boas vindas assim como automatizar mensagens de ausência quando seu negócio estiver fora do horário de atendimento.
  • Respostas Rápidas – salve mensagens pré-definidas para responder perguntas mais frequentes dos clientes.
  • Estatísticas do fluxo de mensagens – tenha acesso a métricas simples, como número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e ligas para entender o que está ou não funcionando para sua empresa.
  • Etiquetas – organize seus contatos ou conversando com as etiquetas e encontre-os com facilidade quando precisar.
  • WhatsApp Web – é possível enviar e receber mensagens usando o WhatsApp Business no computador.
  • Tipo de conta – seus contatos saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois na versão Business o WhastApp classifica o perfil como conta comercial.

Como usar o WhatsApp Business?

Agora é possível enviar mensagens em massa?

Lembrando que o WhastApp foi criado para pessoas, portanto este é o maior ativo da rede social. O que o Facebook, proprietário do WhastApp, menos quer é que ele se torne um canal de SPAM.

Segundo a empresa, os usuários do app terão controle total sobre as mensagens que recebem. Eles também possuem a opção de silenciar, bloquear um número ou mesmo reportar como spam. Por esse motivo, o envio de mensagens em massa não é indicado.

É possível integrar o WhatsApp Business com outros sistemas?

Não. O WhatsApp Business é mais limitado e não possui uma API (Interface de Programação de Aplicações) que permita essa integração. Assim como só será permitido o uso de dois usuários ao mesmo tempo no aplicativo, sendo um via celular e outro via WhatsApp Web.

Sobre o WhatsApp Enterprise

A versão Enterprise é voltada para empresas maiores, como sites de e-commerce, bancos e companhias aéreas. Os recursos são os mesmos do WhatsApp Business, assim como também será possível bloquear a empresa ou denunciar como SPAM.

Por enquanto, somente algumas empresas têm acesso a essa ferramenta. Mas tudo indica que o WhatsApp Enterprise será lançado globalmente na F8, conferência anual realizada pelo Facebook, nos dias 1 e 2 de maio.

A versão Enterprise será cobrado?

Em entrevista a Exame, Anne Yeh, Relações Públicas do WhastApp, falou que as funcionalidades atuais serão gratuitas. Porém, está nos planos da empresa cobrar por funcionalidade adicionais.

É possível integrar essa versão a outras ferramentas?

A versão Enterprise disponibiliza uma API que permite a integração com sistemas internos da empresa ou utilizando ferramentas de atendimento digital.

Com esse recurso, é possível automatizar o envio de informações. Além disso, fica mais fácil utilizar os chatbots – um robô que conversa com os usuários via chat com um tom de comunicação (quase) pessoal – na rede social.

Como dissemos anteriormente, o WhatsApp foi feito para pessoas. É inadmissível que o cliente seja forçado a mudar de canal devido a má utilização do aplicativo por parte das empresas.

Ficou com alguma dúvida? Utilize o campo de comentários abaixo para nos enviar sua mensagem. Nós somos apaixonados pelo assunto e estamos a disposição para ajudá-lo a entender mais sobre esse universo.

No Comments

Publique um comentário.

três × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.